Como treinar os fundamentos do vôlei e aprimorar saque, passe, levantamento, ataque e bloqueio! Veja exercícios para fazer sozinho

Independentemente do esporte, não é possível se tornar um grande atleta sem treinamento. E é claro que isso também é válido para o vôlei.

Seja nas quadras ou na areia, é importante que os jogadores de voleibol treinem saque, passe, levantamento, ataque e bloqueio. 

Você sabe como executar corretamente todos eles?

Fique com a gente para conhecer formas de treinar os fundamentos do vôlei e também para conferir exercícios que podem ser feitos sozinho!

Treino de vôlei: saque

O saque no vôlei é o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra adversária. 

A bola deve ser direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.

Como executar o saque por baixo

Quando é realizado com o jogador no chão, em um movimento de baixo para cima, esse fundamento recebe o nome de “saque por baixo”.

Para fazer o saque por baixo, o jogador deve ficar atrás da linha de fundo e seguir alguns passos:

  • Posicionar o pé esquerdo à frente se for destro ou o direito se for canhoto;
  • Flexionar levemente os joelhos;
  • Segurar a bola com a mão oposta à “mão boa”, à meia altura entre o quadril e o topo da cabeça;
  • Com o outro braço, deve ser feito um balanço para bater por baixo da bola;
  • O jogador deve escolher entre bater na bola com a mão aberta, para ter mais precisão, ou bater com a mão fechada, para ter mais força.

Ao realizar o saque, não tente dar uma pancada na bola. O segredo para um bom saque por baixo está na amplitude e na velocidade do braço. 

Como executar o saque por cima

No saque por cima, o jogador faz movimento similar ao viagem para acertar a bola, mas sem saltar. Com o braço flexionado acima da cabeça, o responsável pelo saque atinge a bola com um tapa.

Para executá-lo, é necessário esticar o braço e lançar a bola para cima. A bola deve chegar acima da cabeça e um pouco à frente do jogador. 

Com o outro braço, deve ser dado um tapa no meio da bola, com a mão aberta, para direcioná-la para frente.

Como executar o saque viagem

Saque viagem no voleibol

O saque mais comum no voleibol profissional é o “saque viagem”, em que o jogador lança a bola para o alto e salta para atingi-la.

Sua execução é similar à do saque por cima. Porém, o jogador deve lançar a bola para o alto com mais força e saltar para atingi-la no ar.

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Treino de vôlei: passe ou recepção

A recepção é o fundamento básico do vôlei para a equipe que está recebendo o saque. Ela pode ser feita em qualquer lugar da quadra e, normalmente, acontece com uma manchete — movimento que os jogadores fazem unindo as mãos e mantendo os braços retos.

Como executar a manchete no vôlei

Defesa de manchete no voleibol

A manchete é mais utilizada para acertar as bolas mais baixas e serve tanto para recepcionar o saque quanto para defender os ataques do time adversário.

Para fazer uma manchete, o jogador de vôlei deve:

  • Correr até o ponto de provável queda da bola;
  • Flexionar levemente os joelhos e manter as costas arqueadas;
  • Os braços devem ser mantidos esticados e um pouco distantes do corpo;
  • As mãos devem estar unidas, com a palma de uma sobre a outra, e os dedos devem estar dobrados;
  • Para bater na bola, deve ser feito um movimento dos braços de baixo para cima, utilizado o antebraço para encostar na bola. 

Como executar o toque no vôlei

Além da manchete, o passe no vôlei pode ser dado com um toque. Nesse movimento, com as mãos separadas, acima da cabeça, o jogador deve tocar a bola com os dedos, impulsionando-a para cima.

O toque é o movimento mais comum para a realização do levantamento. A seguir, entenda  mais sobre como ele deve ser executado!

Treino de vôlei: levantamento

Levantamento no voleibol

Depois que uma equipe recebe um saque ou defende um ataque, aparece o próximo fundamento do voleibol: o levantamento.

Nesse movimento, um jogador faz um passe para que um companheiro de equipe ataque a bola e a mande para a quadra adversária.

Essa função, normalmente, cabe a um jogador específico da equipe, chamado levantador.

Geralmente, o levantamento é feito com um toque, mas também há possibilidade de ser utilizada uma manchete.

Para fazer um bom levantamento, o jogador deve:

  • Flexionar levemente os joelhos, mantendo as costas retas;
  • Flexionar os cotovelos em um ângulo reto, acima dos ombros;
  • As mãos devem ficar acima da testa, abertas e a uma distância de cerca de 15 centímetros uma da outra;
  • Os dedos devem estar relaxados e ligeiramente curvados, formando um triângulo com polegares e indicadores;
  • Para tocar na bola, as pernas devem ser esticadas, para elevar o corpo;
  • A bola deve ser empurrada com os dedos com força e esticando os braços para cima.

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Treino de vôlei: ataque

Ataque com cortada no voleibol

No último movimento antes que a bola seja enviada para o lado adversário, o jogador deve, preferencialmente, estar próximo à rede. Com um salto, e o braço flexionado acima da cabeça, o atacante dá um tapa na bola, conhecido como “cortada”.

Para o ataque ser bem executado, o jogador precisa realizar corretamente três etapas: saltar, bater na bola e pousar. 

Os passos são os seguintes:

  • Saltar para a frente, jogando os braços para trás;
  • Deixar o braço utilizado para bater na bola flexionado atrás da cabeça, com o cotovelo acima da linha do ombro;
  • Bater na bola com a mão aberta no centro da bola, quebrando o punho no momento da batida;
  • Ao pousar, o jogador deve estar atento para não encostar na rede nem invadir a quadra adversária, senão será marcada uma infração.  

Dicas para treinar vôlei sozinho

O vôlei é um esporte coletivo e, usualmente, os treinamentos são desenvolvidos em grupo. Porém, isso não quer dizer que você não possa treinar sozinho caso não tenha outros atletas ou instrutores para auxiliar nos exercícios.

Alguns dos exercícios para treinar fundamentos de vôlei podem ser feitos com uma parede plana e alta. Nesse caso, os treinamentos de saque e ataque são executados usando a parede como apoio.

Para o saque, é recomendável usar uma fita métrica para marcar a altura da rede. Assim, haverá uma referência sobre onde a bola deveria passar na execução desse fundamento.

Já o ataque pode ser feito tanto rebatendo a bola diretamente na parede quanto direcionando o movimento para a bola tocar o chão e depois a parede.

Para treinar manchete e toque sozinho, um bom caminho é fazer o movimento mandando a bola para si mesmo. Nesse caso, um desafio é contar quantas vezes a bola foi tocada sem cair no chão.

O importante é observar o que pode ser aprimorado e repetir os movimentos diversas vezes para que eles se tornem naturais.

Não perca o ânimo e siga forte em seus treinos de vôlei para ser craque nas quadras ou na areia!

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Ficha Técnica
Título
Treino de vôlei: dicas para desenvolver os fundamentos 
Resumo
Como treinar os fundamentos do vôlei e aprimorar saque, passe, levantamento, ataque e bloqueio! Veja exercícios para fazer sozinho
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