O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos tem um grande problema quando se trata do surf em Teahupo’o. Matahi Drollet, Kelly Slater, Filipe Toledo, Gabriel Medina e inúmeros outros surfistas e locais do Taiti.

Se você está por fora da história, o Esportelândia explica com um breve resumo. Os locais do Taiti têm protestado contra uma torre de alumínio que o COJO tem interesse em construir para os jogos.

Liderados pelo surfista local Matahi Drollet, os protestos se tornaram globais e contaram com muitos apoios, inclusive de Slater, Toledo e Medina.

Kelly Slater questiona a torre de alumínio

Kelly Slater aborda saída do Surf Ranch do circuito: “Não é um lugar favorito”
WSL/Ed Sloane

De fato, o COJO afirma que a estrutura de alumínio não vai trazer nenhum problema para o ecossistema de Teahupo'o. No entanto, Matahi Drollet e a população local acusam os organizadores.

Drollet afirma em vários vídeos em suas redes sociais que o Comitê Organizador mentiu sobre os testes feitos.

Os protestos começaram meses atrás e receberam os apoios de Filipe Toledo e Gabriel Medina. Agora, foi a vez de Kelly Slater comentar sobre a torre e questionar o COJO:

Não faz sentido precisar de uma torre tão gigante para um evento de 2 dias uma vez. Dê o dinheiro à infraestrutura local da cidade por todos os danos causados pela mudança do rio que causou inundações no início deste ano.

Os juízes podem entrar naquela torre. Ou reconstruir a moldura no mesmo pé”, escreveu Kelly nos comentários da publicação de Matahi.

O problema parece longe do fim, mesmo com toda a comunidade do surf torcendo para que o Comitê Olímpico volte atrás, parece pouco provável que a entidade desista da estrutura de alumínio.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: