Saiba tudo sobre a carreira de Kelly Slater, como ele começou no surf, as conquistas dos 11 mundiais, maiores rivais e curiosidades

Quem é o melhor surfista de todos os tempos? Não há dúvidas a respeito da resposta para essa pergunta. O maior da história é Kelly Slater.

O norte-americano é o maior campeão mundial e um dos grandes responsáveis pela popularização do esporte ao redor do planeta nas últimas décadas.

Fique com a gente para conhecer todas as conquistas, recordes e os detalhes da história de Kelly Slater! 

Quem é Kelly Slater?

Kelly Slater
Mesmo veterano, Kelly Slater se mantém competitivo no surf mundial

Robert Kelly Slater, conhecido mundialmente apenas como Kelly Slater, é um surfista profissional. Nascido em Cocoa Beach, na Flórida, em 11 de fevereiro de 1972, o norte-americano é considerado o melhor surfista de todos os tempos.

O título de maior da história do surf é incontestável. Slater detém quase todos os principais recordes importantes do esporte, incluindo 11 títulos mundiais, 55 vitórias na carreira, além de ser o mais jovem e mais velho campeão mundial na história entre os homens  ele conquistou seu primeiro título mundial em 1992, aos 20 anos, e o último em 2011, aos 39. 

Kelly Slater deu início a uma nova era do surf de alto desempenho a partir dos anos 1990. Seu período de maior hegemonia aconteceu entre 1993 e 1998,  quando ganhou cinco títulos seguidos, surfando em um nível muito acima do de seus adversários. 

Depois de superar o recorde anterior de quatro títulos consecutivos de Mark Richards, Kelly Slater chegou a se aposentar em 1999, mas o período longe de competições durou pouco. 

Ele ganhou sua quinta coroa no Pipe Masters e o evento do CT no Taiti durante a fase em que apenas “se divertia” em competições, enquanto se mantinha ocupado com projetos de filmes, músicas e negócios. 

Entretanto, depois que Andy Irons, Mick Fanning e Joel Parkinson surgiram como uma nova e talentosa geração no WCT, Kelly Slater decidiu voltar a competir para valer. 

Ele voltou ao circuito em tempo integral em 2002 e, nos cinco anos seguintes, enfrentou seu rival mais difícil: no Andy Irons. O havaiano o venceu por três anos seguidos. 

Slater finalmente recuperou o título em 2005 e repetiu em 2006, encerrando a sequência vitoriosa de Irons. 

Nos anos seguintes, Slater se revezou com Mick Fanning no topo do surf mundial. Seu último título foi em 2011. Em 2016, ele conquistou a 55ª vitória no CT, na etapa do Taiti. 

Além das infinitas conquistas, Kelly Slater será lembrado pela tecnologia de piscinas de ondas que ele e sua equipe de engenheiros da Kelly Slater Wave Co. colocaram em prática em 2015. Segundo a própria WSL, a tecnologia tem o potencial de revolucionar o surf por gerações.

Você ama outros esportes além do Surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando Kelly Slater começou no surf?

Kelly Slater quads
Kelly Slater compete no surf desde quando tinha apenas 5 anos de idade

Kelly Slater começou a surfar aos 5 anos, em Cocoa Beach, na Flórida, onde nasceu. Aos 10 anos, ele já ganhava eventos para surfistas com menos de 12 anos.  

Em 1984, Slater ganhou o primeiro título no campeonato dos Estados Unidos. Dois anos depois, terminou em terceiro na divisão júnior no campeonato mundial de amadores na Inglaterra. No ano seguinte, venceu o campeonato júnior da Copa do Pacífico na Austrália.

O maior surfista de todos os tempos se tornou profissional em 1990. Nos dois primeiros anos no Circuito Mundial, terminou em 90º e 43º no ranking mundial. 

Em 1992, ele garantiu o pódio em três das cinco primeiras etapas, antes de ganhar seu primeiro evento no WCT: o Rip Curl Pro, na França. 

A vitória no Pipeline Masters daquele ano no Havaí garantiu o primeiro título mundial de Kelly Slater. Aos 20 anos, ele se tornou o mais jovem campeão mundial de surf de todos os tempos.

Quem mais se aproximou do feito de Kelly Slater foi o brasileiro Gabriel Medina, que se sagrou campeão mundial em 2014 também aos 20 anos. 

Quantas vezes Kelly Slater foi campeão?

Kelly Slater melhor surfista do mundo em todos os tempos
Em 2011, Kelly Slater conquistou seu 11º título mundial de surf

Kelly Slater foi campeão mundial de surf por 11 vezes (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011). 

O norte-americano foi o surfista mais jovem a ser campeão do circuito mundial, ao conquistar o título de 2002 aos 20 anos.

Slater ajudou a popularizar o surf ao redor do mundo e coleciona alguns dos principais recordes da WSL (World Surf League), como o maior número de vitórias no WCT (55), mais vitórias em uma temporada (7) e títulos consecutivos (5).   

Título e recordes de Kelly Slater

  • 11 vezes campeão mundial de surf (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011) 
  • Mais títulos consecutivos: 5
  • Maior número de vitórias no WCT: 55
  • Mais vitórias em uma temporada: 7

Maiores rivais de Kelly Slater

Em toda a história de Kelly Slater no surf, o seu maior rival foi o havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, levando os títulos de 2002, 2003 e 2004.

Andy Irons trouxe um estilo radical ao surf e conquistou 20 vitórias do Circuito Mundial ao longo de sua carreira, tendo vencido em todas as etapas.

Depois de derrotar Kelly Slater por três anos consecutivos, o havaiano foi batido pelo melhor de todos os tempos em 2005 e 2006. 

As batalhas acaloradas entre Slater e Irons se tornaram as mais atraentes da história do surf, levando o surf a outros patamares. Ao todo, eles se enfrentaram em 5 finais, com 4 vitórias para o havaiano.

Infelizmente, a trajetória de vitórias de Andy Irons chegou ao fim em 2010, quando ele morreu por uma falência cardíaca provocada por uma mistura de remédios e drogas.

Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Já se aproximando de completar 50 anos, Kelly Slater pode não ter mais o mesmo vigor físico de seu auge e estar sem títulos desde 2011, mas o simples fato de ser o melhor de todos os tempos já merece respeito especial.

Nos últimos anos, enquanto esteve livre de lesões, o norte-americano conseguiu se manter entre os 10 primeiros do ranking da WSL. Infelizmente, ele não se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim. As vagas dos Estados Unidos ficaram com Kolohe Andino e John John Florence.

Kelly Slater já destacou que a preparação para deixar o Circuito Mundial é hoje o seu principal desafio.

Enquanto ainda curtimos as últimas ondas do melhor de todos os tempos, aproveite para conferir mais conteúdos de surf:

*Última atualização em 19 de dezembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Kelly Slater: biografia, títulos mundiais e recordes no surf
Resumo
Saiba tudo sobre a carreira de Kelly Slater, como ele começou no surf, as conquistas dos 11 mundiais, maiores rivais e curiosidades
Autor

Comentários

Salvar