Desde que Duke Paoa Kahanamoku ajudou a popularizar o surf em todo o mundo, uma nova cultura foi formada. Mais do que um esporte, o surf se tornou um estilo de vida.
Atreladas a esse estilo, estão diversas marcas de surf.
E não é apenas com a produção de pranchas. Muitas delas são as responsáveis por patrocinar os campeonatos de surf e os principais nomes do circuito mundial, ajudando no crescimento no esporte.
Você conhece quais marcas são essas?
Fique com a gente para saber mais sobre as principais marcas de surf e as roupas e acessórios que elas oferecem para os surfistas!
Marcas de surf
- Quiksilver
- Rip Curl
- Hurley
- MCD
- Billabong
- O’Neill
- Oakley
- Pena
Quiksilver
A Quiksilver está ligada ao surf desde seu surgimento. A marca foi fundada em 1969, por dois surfistas australianos: Alan Green e John Law.
Inicialmente, a Quiksilver era focada na produção de bermudas de surf. A principal inovação foi o uso de velcro, substituindo o incômodo fecho e dando mais mobilidade aos surfistas.
A partir de 1974, a marca passou a exportar peças para o Hawaii e patrocinar surfistas.
Duas lendas do esporte foram patrocinadas pela Quiksilver: Kelly Slater, no surf, e Tony Hawk, no skate.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da Quiksilver!
Camiseta Quiksilver
Bermuda Quiksilver
Chinelo Quiksilver
Moletom Quiksilver
Você ama outros esportes além do Surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Rip Curl
A Rip Curl é uma marca que nasceu na Austrália. Inicialmente, sua produção contava com moradores locais e era focada em roupas de borracha e pranchas de surf.
Mais tarde, a Rip Curl inovou no uso de neoprene nos cotovelos e joelhos das roupas de borracha, o que proporcionou mais flexibilidade e resistência à água e ao frio.
Uma das marcas de surf preferidas de quem ama o esporte, ela oferece uma infinita gama de produtos masculinos e femininos.
Atualmente, a Rip Curl patrocina Gabriel Medina, o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surf.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da Rip Curl!
Long John da Rip Curl
Relógio Rip Curl
Bermuda Rip Curl Gabriel Medina
Jaqueta Rip Curl
Blusão de moletom Rip Curl
Hurley
A Hurley é uma marca com sede na Califórnia e filiais espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil.
Em 2002, a marca foi adquirida pela Nike, mas seguiu sendo controlada pelo sócio fundador Bob Hurley, com foco no desenvolvimento de produtos de alta performance tecnológica.
As bermudas não tem velcro e cadarços nem marcas de costura aparente, sendo feitas no corte a laser, método que recebeu o nome de Fuse.
Além de surfwear, a Hurley produz peças de roupas nos mais variados estilos.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da Hurley!
Camiseta da Hurley
Jaqueta Hurley
Bermuda Hurley
MCD
A MCD é uma marca nascida na Califórnia, criada por praticantes de surf. Atualmente, ela se dedica a atender a elite mundial do esporte.
Com promessa de estilo arrojado, a MCD tem como diferenciais linhas exclusivas criadas por tatuadores, a Core Ink, e coleções com lavagens e modelagens exclusivas no denim, além de calças e bermudas de puro algodão.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da MCD!
Camiseta MCD
Bermuda da MCD
Boné MCD
Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tipos de passe no basquete e como são executados (com vídeos)
- Tudo sobre Muay Thai: história, técnicas, golpes e benefícios
- Posições do futebol: as funções de cada jogador em campo
- Guia completo da bola de handebol e seus 3 tamanhos oficiais
Billabong
A Billabong é uma marca fundada em 1973, na Austrália. Sua chegada no Brasil aconteceu em 1985.
Desde então, a Billabong se estabeleceu como uma das principais marcas de surf, com patrocínios a alguns dos principais atletas brasileiros.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da Billabong!
Bermuda Billabong
Jaquela Billabong
Camiseta Billabong
Chinelo Billabong
O’Neill
O fundador da O’Neill é Jack O’Neill, conhecido por surfar nas ondas geladas de San Francisco, na Califórnia.
Para suportar a baixa temperatura da água, ele passou a desenvolver produtos que mantivessem o corpo aquecido. Assim, começou a usar o neoprene, revolucionando as roupas de surf e outros esportes aquáticos.
A O’Neill oferece uma linha de surfwear e também uma vasta gama de acessórios.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da O’Neill
Bermuda O’Neill
Jaquela O’Neill
Camiseta O’Neill
Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Dicas para andar de skate: guia para começar a aprender
- 55 recordes, marcas históricas e curiosidades da Fórmula 1
- Como escolher entre os diferentes tipos de bola de tênis
- Descubra quais são os melhores sites para jogar poker online
- Tudo sobre CS: armas, mapas, posições, regras e campeonatos
Oakley
A marca californiana Oakley ficou famosa em todo o mundo pela criação de óculos de sol.
Na década de 1980, a Oakley decidiu desenvolver modelos para prática e esqui e, assim, começou a se envolver com roupas e acessórios para outros esportes.
No surf, a empresa patrocina os brasileiros Filipe Toledo, Caio Ibelli, Ítalo Ferreira e o campeão mundial Adriano de Souza.
Confira, a seguir, alguns dos produtos da Oakley!
Mochila da Oakley
Chinelo Oakley
Jaqueta Oakley
Camiseta Oakley
Pena
Entre as principais marcas de surf, não poderia faltar uma brasileira. A Pena foi criada em 1986 pelo surfista Raimundo Bernardo Neto, conhecido pelo nome que deu origem à marca.
Inicialmente, a Pena era especializada na produção de pranchas de surf. Com mais investimentos em tecnologia, a marca se tornou uma referência em roupas para surfistas.
A empresa cearense patrocina vários atletas em diferentes esportes.
Bermuda Pena
Compre a bermuda Pena usando este link!
Camiseta Pena
Para comprar a camiseta da Pena, basta usar este link!
Rash Guard Pena
Para comprar o Rash Guard, é só usar este link!
Entre as marcas de surf, cada surfista pode ter a sua preferida, mas certo é que ninguém pode reclamar de opções de roupas e acessórios de ótima qualidade.
Aproveite para alimentar sua paixão pelo surf, sabendo mais sobre os tipos de prancha e como fazer a escolha certa!
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!