A derrota frustrante de Gabriel Medina para Jack Robinson na final do evento em Teahupo'o tirou as chances do tricampeão mundial de chegar à WSL Finals e ainda complicou a vida de Gabriel em relação aos Jogos Olímpicos.

De fato, as vagas diretas do Brasil ficaram com Filipe Toledo, líder do ranking, e João Chianca, o quarto colocado. Enquanto isso, Gabriel Medina terminou a temporada de 2023 na sexta colocação.

Gabriel Medina ainda pode conquistar sua vaga

O sonho segue vivo! Gabriel Medina deve buscar vaga olímpica nas areias de Porto Rico
WSL/Dunbar.

Mesmo com a derrota para Jack Robinson, o sonho de disputar as Olimpíadas ainda não morreu para Gabriel Medina. O tricampeão mundial ainda tem uma última chance de conseguir uma vaga.

Isso se deve ao ISA Games em Porto Rico, a competição que ocorre no início de 2024, e distribui mais uma vaga para o país vencedor do evento.

A CBSurf definiu que o ranking da WSL permanece como critério para uma eventual terceira vaga brasileira. O país já tem Filipe Toledo e João Chianca classificados; o próximo na ordem é Gabriel Medina, que encerrou a temporada de 2023 em sexto lugar, sendo o terceiro melhor surfista do Brasil.

Vale lembrar que a equipe masculina do Brasil precisa ser a vencedora geral da competição para conquistar uma vaga extra. Dessa forma, Gabriel Medina dependerá da ajuda de Filipe Toledo e João Chianca em Porto Rico.

Em caso de uma vaga extra para a equipe feminina do Brasil, a campeã nacional de surf representará o país nas Olimpíadas. Tatiana Weston-Webb já está garantida pelo WCT e Luana Silva deve marcar presença se manter a boa campanha no Challenger Series.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: