Gabriel Medina e Filipe Toledo são os únicos brasileiros que conseguiram vencer o circuito mundial da WSL em mais de uma oportunidade. Medina fez a festa nas temporadas de 2014, 2018 e 2021. Enquanto Toledo foi campeão em 2022 e 2023.
Em 2024, os dois campeões vão em busca de uma conquista inédita para ambos. Medina e Toledo serão os representantes do Brasil nas Olimpíadas, juntamente com João Chianca.
Gabriel Medina ou Filipe Toledo? Nomes históricos do surf nacional comentam sobre as diferenças dos campeões

Gabriel Medina e Filipe Toledo são referências no surf. No entanto, os dois têm estilos diferentes em muitos aspectos. Dessa forma, confira a opinião de algumas lendas do Brasil sobre o assunto.
Em entrevista ao portal lance, o especialista em ondas gigantes, Carlos Burle, argumentou:
O Filipe Toledo tem uma linha mais longa na borda, é um cara que imprime uma velocidade muito grande. Isso facilita ele, com a habilidade que tem para voar. Ele tem essa consistência e esse surfe de borda que hoje é muito valorizado na WSL. O Gabriel Medina é melhor tube rider e surfa ondas maiores que o Filipinho. Essa é a grande diferença entre os dois.
Quando o mar está maior, tenho preferência pelo Gabriel. Quando está menor, pelo Filipe Toledo. A preferência vai de acordo com o tipo de onda. Lógico que, se o mar estiver maior e mais tubular, sou mais o Gabriel. Quando está um mar de linha, a minha preferência vai para o Filipe”, disse Burle.
Outro que opinou foi Vitor Ribas, que antes da geração dourada do Brasil era o surfista com melhor resultado no circuito mundial. Ribas explicou ao Lance que gosta de assistir ambos:
Estamos falando dos melhores do mundo. Na minha opinião, em algumas condições, o Filipinho é imbatível, só perde para ele mesmo. Falando do Gabriel, eu acho ele o atleta mais competitivo que já vi na minha vida, em todas as condições será o cara a ser batido.
Como surfista e amante do esporte, sou fã dos dois, acho que eles realmente são os melhores. São dois surfistas que surfam de maneira diferente: Gabriel goofy e Filipinho regular. Gosto de ver os dois”, disse Vitor Ribas.
Por fim, Fábio Gouveia também comentou sobre Medina e Toledo. Na opinião do ex-top da elite, cada um dos surfistas tem seu próprio estilo:
O Gabriel Medina é mais frio, o Filipe Toledo parece que tem mais sangue nos olhos, não que o Gabriel não tenha também, mas não transparece.
Eu costumo comparar o estilo do Gabriel com o do Bob Burnquist, do skate, meio despojado e, do nada, sai uma carta da manga. O Filipe tem esse surfe elétrico, de fazer tudo muito rápido, para mim é o mais rápido do tour.
Não tenho preferência entre os dois, aliás, entre todos os brasileiros que estão aí na ponta, como Italo e João Chianca. Cada um tem um estilo: talvez o Gabriel seja mais completo, pela pegada nas ondas mais fortes, mas não dá para escolher o melhor. Os dois são muito bons”, declarou Gouveia ao Lance.
Ver essa foto no Instagram
Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- “Vergonha ao esporte”, Ex-comentaristas da WSL se revoltam após resultado bizarro de Ethan Ewing
- John John Florence elogia o Finals mas critica Trestles: “Não é tão emocionante”
- A missão continua? Gabriel Medina faz promessa para as Olimpíadas: “Eu vou…”
- Filipe Toledo elege favoritos nas Olimpíadas, mas sonha com o ouro: “Vou para vencer”
- Depois de Italo Ferreira, outro campeão mundial perde tradicional patrocínio
- “Vai ficar sinistro quando Gabriel Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro