Pensando em saúde mental e bem-estar, Filipe Toledo deixou o circuito mundial da WSL na temporada de 2024. O bicampeão resolveu tirar um ano sabático pensando no futuro.

Obviamente, 2024 não é um simples ano e Toledo não pode deixar suas obrigações de lado. O campeão sabe de suas responsabilidades com o time brasileiro para as Olimpíadas no Taiti.

Filipe Toledo revela momentos de dificuldade

Filipe Toledo elege favoritos nas Olimpíadas mas sonha com medalha: “Vou para vencer”
Morris/WSL

Filipe Toledo não foi o primeiro e nem será o último a abdicar da rotina insana do circuito mundial da WSL por um ano de descanso. Gabriel Medina tomou essa decisão no início de 2022 e Stephanie Gilmore fez o mesmo nessa temporada.

Em entrevista ao Reuters, Toledo explicou como a competição mexeu com seu coração nos últimos anos:

Meu coração se tornou como uma grande pedra de gelo, eu não tinha sentimentos… Nada! Eu ficava pensando: ‘Não sei como estou fazendo isso.’ Quando tinha meus momentos de tranquilidade, quando estava em casa, no meu quarto…

E então, quando precisava ir competir, algo se acionava e eu entrava no modo competição, naquela máquina competitiva, como um robô, apenas ignorava todos os meus sentimentos, trabalhando em direção a um objetivo”, contou o bicampeão mundial.

Filipe também explicou seu momento mais complicado em 2024, quando acabou perdendo suas baterias em Pipeline:

Logo antes da minha bateria, tive uma das maiores crises da minha vida. Pensei: ‘Não consigo mais fazer isso… Está demais’. Quando voltei ao circuito, à rotina, aos treinos, às viagens e às obrigações, pensei: ‘cara, isso é demais agora. Está demais’”, declarou Toledo.

O descanso do circuito mundial será vital para um retorno mais saudável nas próximas temporadas, de acordo com Filipinho:

Se eu continuasse disputando o campeonato assim e fingindo que tudo estava bem, não acho que conseguiria continuar por mais dois ou três anos.

Todos ao meu redor concordam com minha decisão e me apoiam. É sobre cuidar de mim mesmo, fazer uma pequena pausa, recuar, relaxar, resetar e depois voltar mais forte”, encerrou o brasileiro.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: