A WSL vive temporadas de intenso questionamento com relação à arbitragem. Os julgamentos polêmicos causaram inúmeras reclamações.

Talvez a maior delas tenha sido a do tricampeão mundial Gabriel Medina. Após perder sua bateria em Bells Beach para Cole Houshmand de forma totalmente questionável.

André Gioranelli, ex-comentarista da WSL revela censura nas transmissões

Além dos julgamentos polêmicos, a WSL também tem reformulado sua equipe de transmissões nas últimas temporadas.

Nomes conhecidos, como Barton Lynch na transmissão internacional e Ícaro Cavalheiro no Brasil, deixaram a entidade.

Geralmente, por conta de comentários que seguiam na contramão dos resultados determinados pelos juízes. André Gioranelli, outro ex-comentarista da WSL, revelou uma certa censura em entrevista ao Let’s Surf Podcast:

Eu vivi esse sistema e fui tesourado muitas vezes. Já fui podado pelos jurados em um evento em Sunset, quando o Gabriel (Medina) era garoto.

Sete da manhã, dois jurados dando uma dura na gente, essa história é verídica. Os caras vieram para arrebentar a gente.

Tiveram algumas baterias polêmicas com Miguel (Pupo) e Gabriel, apesar de ter passado, mas a galera falou normal, você tem que ter seu livro arbítrio para se expressar.

Não vou citar nomes, mas bem conhecidos, com bastante poder, que falaram, não fale de julgamentos, não comente notas, não de opinião”, lembrou Gioranelli.

Em seguida, André contou da segunda vez em que foi censurado:

Na Austrália, eu estava conversando com um dos jurados no intervalo dele, em Margaret River. Cheguei a comentar algo do Kanoa Igarashi, nada de mais, não teve ninguém cobrando nada, era um bate-papo.

Quando chegou a noite, Klaus Kaiser recebeu uma mensagem do chefão: “Não fale nada com os jurados, não se meta, não fale desse assunto”.

Nos últimos anos, eu poderia estar fazendo os 11 eventos, estava fazendo no máximo 4, porque eu não queria e não aguentava mais estar lá”, afirmou Gioranelli ao Let’s Surf Podcast.

Assista ao episódio completo do Let’s Surf Podcast com André Gioranelli abaixo:

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: