Para quem gosta de surfe, os nomes de Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Kelly Slater são bastante conhecidos. Mas você é capaz de dizer quem são as melhores surfistas do mundo na atualidade?

É a hora de conhecermos as grandes atletas do surfe feminino!

Listamos as 10 melhores surfistas do mundo atualmente. É sua chance de saber quem são as mulheres que brigam para valer pelo título do Circuito Mundial.

Antes de partimos para a lista, uma explicação: focamos aqui nas surfistas que competem no WCT. Por isso, a relação não conta com os grandes nomes do surf de ondas gigantes, como a brasileira Maya Gabeira.

Agora sim, conheça as melhores surfistas do mundo!

As 10 melhores surfistas do mundo

    • Caitlin Simmers
    • Johanne Defay
    • Molly Picklum
    • Brisa Hennessy
    • Gabriela Bryan
    • Caroline Marks
    • Bettylou Sakura Johnson
    • Tyler Wright
    • Tatiana Weston-Webb
    • Sawyer Lindblad

Caitlin Simmers

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Caitlin Simmers no VIVO Rio Pro em 2023
  • País: Estados Unidos 
  • Melhor colocação na WSL: 1ª lugar 2024

Nascida em 26 de outubro de 2005, em Oceanside, Califórnia. A estadunidense Caitlin Simmers é a nova sensação do surfe. Com apenas 18 anos, Simmers lidera o ranking da WSL.

Caitlin é a americana mais nova no circuito mundial e disputa seu primeiro campeonato. Além disso, a norte-americana fará parte da seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Paris 2024.

Johanne Defay

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Johanne Defay é a 2ª melhor colocada da WSL
  • País: França
  • Melhor colocação na WSL: 2º lugar em 2024

Basta olharmos as nacionalidades das demais atletas desta lista para chegarmos a uma conclusão: Johanne Defay é a melhor surfista europeia da atualidade.

A francesa ainda não era uma das favoritas quando entrou no tour, até 2022 suas melhores colocações eram o quinto lugar em 2016, repetido em 2018.

No entanto, a partir de 2021, Johanne venceu sua primeira etapa no Surf Ranch e conseguiu melhorar seu desempenho. Em 2022, a francesa se manteve constante e alcançou uma inédita terceira colocação, perdendo para Stephanie Gilmore.

Participou da Olimpíada de Tóquio como representante da França. Neste ano, a francesa ocupa o 2ª lugar da WSL.

Molly Picklum

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Molly Picklum está qualificada para os Jogos Olímpicos de 2024
  • País: Austrália
  • Melhor colocação na WSL: 3º lugar em 2024

Molly Picklum nasceu em Gosford, Austrália, em 26 de novembro de 2002. Ela compete na elite (top 16) da WSL. Em 2023, no seu segundo ano no WCT Tour, Picklum venceu a prova em Sunset Beach (Havaí) e neste ano defendeu o título.

A australiana está qualificada para os Jogos Olímpicos de 2024, na França, e ocupa o 2º lugar da WSL.

Brisa Hennessy

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Brisa Hennessy esteve nas Olímpiadas de Tóquio
  • País: Costa Rica
  • Melhor colocação na WSL: 4º lugar em 2024

Brisa Hennessy é uma das mais novas dessa lista, a surfista que representa a Costa Rica entrou no Tour em 2019. Sem chamar muita atenção, Hennessy não fez grandes temporadas no início. 

No entanto, em 2022, a costarriquenha subiu de patamar e conseguiu seu primeiro título na elite do surfe, vencendo em Sunset. Dessa forma, se classificou para a WSL Finals, no evento decisivo, Brisa acabou na quinta colocação, perdendo para Stephanie Gilmore.

Através do Tour, Brisa conseguiu uma das vagas olímpicas e representou a Costa Rica em Tóquio.

Gabriela Bryan

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Gabriela Bryan superou Sawyer Linbald na primeira etapa da WSL
  • País: Estados Unidos
  • Melhor colocação na WSL: 2º lugar em 2019

Caroline Marks foi a surfista mais jovem em toda a história do WCT. Nascida em 2002, ela estreou na elite do surfe mundial em 2018 e terminou a temporada na sétima colocação, conquistando o prêmio de novata do ano.

Já em sua segunda temporada, a norte-americana mostrou que é capaz de brigar por títulos e foi vice-campeã mundial, atrás apenas de Carissa Moore.

Neste ano, no entanto, Marks ocupa a 6ª posição da WSL.

Caroline Marks

Caroline Marks as melhores surfistas do mundo
Caroline Marks completou 18 anos em 2020 e já tem um vice-campeonato mundial no currículo
  • País: Estados Unidos
  • Melhor colocação na WSL: 2º lugar em 2019

Caroline Marks foi a surfista mais jovem em toda a história do WCT. Nascida em 2002, ela estreou na elite do surfe mundial em 2018 e terminou a temporada na sétima colocação, conquistando o prêmio de novata do ano.

Já em sua segunda temporada, a norte-americana mostrou que é capaz de brigar por títulos e foi vice-campeã mundial, atrás apenas de Carissa Moore.

Bettylou Sakura Johnson

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Bettylou Sakura Johnson está na elite do surfe desde 2019
  • País: Havaí
  • Melhor colocação na WSL: 7º lugar em 2024

Bettylou Sakura Johnson, nasceu em 21 de março de 2005. Com apenas 19 anos, a surfista havaiana estreou profissionalmente em 2019.

Vá além do Surf! Confira também:

Tyler Wright

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Tyler Wright tem dois títulos na carreira
  • País: Austrália
  • Melhor colocação na WSL: 2 títulos (2016 e 2017)

Para quem olhar apenas a classificação da WSL em 2019, a presença de Tyler Wright entre as melhores surfistas do mundo será surpreendente. Afinal, ela ficou apenas em 18º lugar. Mas isso tem uma explicação.

Tyler Wright se recuperava de uma grave gripe que a afastou das competições por 12 meses e disputou apenas a última etapa de 2019. Em Maui, ela ficou em segundo lugar. 

A doença viral foi responsável pela pausa em uma carreira que estava em franca ascensão. Wright havia sido bicampeã mundial em 2016 e 2017, após excelentes campanhas nos anos anteriores.

Aos 14 anos, competindo como wildcard, Tyler Wright foi a surfista mais jovem em toda a história a vencer uma etapa do WCT. Sua estreia oficial na elite do surfe aconteceu três anos depois, em 2011.

Após ser quarta colocada nas suas duas primeiras temporadas, a australiana foi vice-campeã mundial em 2013 e 2014. Já em 2015, ela ficou em quinto lugar, antes de alcançar seu bicampeonato. 

Tyler é irmã de Owen Wright, que já foi um dos melhores surfistas do mundo na atualidade.

Tatiana Weston-Webb

Tatiana Weston-Webb
Tatiana está garantida como uma das representantes do Brasil na Olimpíada de Tóquio
  • País: Brasil
  • Melhor colocação na WSL: 2º lugar em 2021

Filha de mãe brasileira e pai inglês, Tatiana Weston-Webb mudou-se para o Havaí com a família com apenas duas semanas de vida. Com dupla nacionalidade, decidiu, em 2018, que competiria pelo Brasil. 

Sexta colocada no WCT (Circuito Mundial de Surf) em 2019, ela conquistou o direito de representar o país na Olimpíada de Tóquio.

A surfista gaúcha faz parte da elite do surf mundial desde 2015, depois de ser bicampeã do Campeonato Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA).

Tatiana fez sua melhor campanha no ano de 2021, quando chegou na WSL Finals na segunda colocação e enfrentou Carissa Moore na decisão. Tati até venceu a primeira bateria da melhor de três, mas acabou vendo seus sonhos frustrados após Moore virar o jogo e garantir seu quinto título mundial.

Em 2022, Tatiana seguiu bem, ela foi a única brasileira que venceu duas etapas na temporada. No entanto alguns resultados negativos fizeram a brasileira cair na terceira posição. Tati foi derrotada por Stephanie Gilmore e adiou novamente o sonho do título inédito do Brasil.

Na sua primeira temporada na World Surf League (WSL), ela recebeu o prêmio de Rookie of the Year, ou Novata do Ano. Desde então, Tatiana sempre se manteve no Top 10 da WSL. Em 2016 e 2018, ela ficou em quarto lugar.

Sawyer Lindblad

As 10 melhores surfistas do mundo na atualidade
Sawyer Lindblad é a 10ª melhor surfista da atualidade

Sawyer Lindbald é uma surfista estadunidense de apenas 19 anos. Atualmente, ela ocupa a 10ª posição do WSL. 

Com Sawyer Lindblad, encerramos nossa lista das 10 melhores surfistas do mundo na atualidade. Lembramos que a relação inclui apenas as atletas que disputam o WCT e não cita as especialistas em ondas gigantes, como a brasileira Maya Gabeira.

Enquanto aguardamos pelas próximas exibições das brasileiras em duelos com as melhores surfistas do mundo, aproveite para aumentar seu conhecimento sobre surf:

*Última atualização em 17 de maio de 2024