Entenda as regras do squash: o objetivo do jogo, como funciona a pontuação, duração dos sets, tamanho da quadra e os equipamentos

Conhecer as regras do squash é essencial para a sua prática da maneira certa. Assim como todos os esportes, é bom dizer.

É que apesar da simplicidade da sua proposta, o jogo é muito rápido e dinâmico. É capaz, portanto, de deixar perdido o mais atento dos iniciantes, ou gerar discussões sem fins entre os mais experientes.

Reunimos abaixo as principais regras do squash de uma maneira tão dinâmica quanto o esporte em si. Assim, as informações abaixo podem ser úteis para todos, seja novatos, sejam veteranos, sejam curiosos.

As principais regras do squash

Principais regras do squash

O squash é um esporte de raquete em ambiente fechado em que praticamente todo o seu local de jogo se configura como uma área válida. É também jogado com uma bolinha que, apesar de pouco pingar, pode chegar a 200km/h em viagem. Um frenesi indoor.

Para quem assiste, o squash parece ter uma premissa simples. Uma sala, uma bola, quatro paredes, uma delas a principal e a necessidade de acertar a redondinha antes que essa toque duas vezes o chão. Quase como um tênis tridimensional.

Adicionadas, porém, as marcações específicas e uma enorme intensidade, essa simplicidade se torna dinâmica para além da conta. Nesses casos, saber das regras ajuda muito.

A seguir, respondemos as principais dúvidas sobre o esporte, aproveitando a oportunidade para se aprofundar um pouco no funcionamento de uma partida.

Qual o objetivo do squash?

O objetivo do squash, como todo o esporte, é anotar mais pontos que o adversário. O que é óbvio demais, convenhamos. Falemos, então, do objetivo técnico do jogo, que é acertar, com a raquete, a bola na parede frontal antes que ela dê mais de um quique no chão.

Ao mesmo tempo, você deve fazer com que essa bola que mandou na parede pingue duas vezes no chão antes do seu adversário acertá-la e, se ele acertá-la antes disso, que ela não toque na área válida da parede frontal antes de acertar o chão novamente.

Como se marca ponto no squash?

Existem três maneiras como se marcar pontos no squash: pela incapacidade de seu adversário retornar a bola, por um retorno inválido ou por uma penalidade ao seu favor.

No primeiro caso, basta que a bola toque duas vezes o chão da quadra antes que o oponente consiga acertá-la. No segundo, a rebatida acontece antes disso mas ou não alcança a parede frontal antes de tocar o chão novamente ou não a acerta nas áreas válidas.

As penalidades, enfim, podem ser até mais numerosas, mas se relacionam com a conduta antidesportiva — seja por postura, seja por obstruções propositais do adversário — ou com a falha na reprodução correta dos movimentos técnicos de saque e rebatida.

Como funciona a pontuação no squash?

A pontuação no squash funciona de maneira similar aos outros esportes de quadra como o tênis, vôlei ou badminton, isto é, com a divisão das partidas em sets, que no caso são chamados de games.

Compostos de 9 ou 11 pontos, são disputados em melhor de três ou de cinco. Nas partidas profissionais, valem sempre 11 pontos e em melhor de cinco games.

Essa dualidade, inclusive, vai mais além do que quantidade de pontos. Ela se relaciona com a forma de contabilização dos pontos, que são duas:

  • Standard: modalidade que vale 9 pontos, só conta pontos para o sacador que ganha a jogada. Quando há um empate em 8 a 8, o receptor do saque escolhe se o game acaba com 9 ou 10 pontos;
  • Parr: modalidade profissional. Vale 11 pontos e distribui os pontos à qualquer um que vencer a jogada, independentemente do sacador. Em caso de 10 a 10, entra a regra da vantagem, vencendo o game quem alcançar dois pontos à frente no placar.

Quantos sets tem um jogo de squash?

Os jogos de squash podem ser disputados em séries de melhor de três ou melhor de cinco sets, que na verdade é chamado de game. As partidas profissionais sempre são disputadas em séries de melhor de cinco.

Qual a duração de um jogo de squash?

A duração de um jogo de squash não é estabelecida pelo relógio, mas pelo número de sets. Ou seja, o jogo só acaba quando se vence dois games, no caso da série melhor de três, ou três, no caso das séries de melhor de cinco.

Quantos pontos tem um set no squash?

A quantidade de pontos de um set no squash depende da modalidade em que a partida é disputada. Se é no modo Standard, são nove pontos em jogo com a possibilidade de dez em caso de empate em oito a oito.

Já no modo Parr, o usado nas competições oficiais, o game tem 11 pontos mínimos. No caso de um 10 a 10, vai até um dos jogadores alcançar dois pontos de vantagem.

Qual o tamanho da quadra de squash?

A quadratem medidas específicas previstas nas regras do squash

A quadra de squash mede 9,75m de comprimento por 6,4m de largura. A grande maioria é composta por três paredes de concreto e outra de vidro, chamada de retaguarda, onde fica a porta para o seu acesso. Esta tem 2,13 de altura.

As paredes laterais, claro, tem a mesma medida do comprimento da quadra, 9,75m, já que a referência é a parede frontal, aquela em que a bola precisa ser acertada para configurar uma jogada válida.

Esta, por sua vez, tem em média 6m de altura. E três linhas de marcação. A primeira de baixo para cima, chamada de lata, fica a 48cm do chão. As rebatidas só são válidas quando a bola é acertada acima dela.

Considerando o mesmo sentido temos a segunda linha de marcação, que é a do saque. Fica a 1,783m do chão e define a altura mínima em que a bola sacada precisa atingir a parede frontal.

Por fim temos a terceira linha, distante 4,75 do chão da quadra, que define a altura máxima em que a bola pode acertar a parede em qualquer situação. Tanto ela como as outras delimitam as áreas antes da sua linha, ou seja, se a bola tocar na linha, já considerada fora da área.

Há outras duas marcações importantes na quadra de squash, mas dessa vez no chão: a linha de meio campo e as caixas de serviço. A primeira fica à 4,26m de retaguarda e demarca não só o centro do espaço como a distância mínima para o saque.

Já a segunda forma um pequeno quadrado com 1,6m de arestas, que define onde ao menos um pé do jogador deve estar, inteiro, no ato do saque.

A linha vertical que parte do meio do traçado do meio campo também é importante, definindo os quadrantes de saque, que devem ser cruzados (a bola tem que partir de um para o outro) para o serviço ser válido.

Vá além do squash! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Regras do squash em duplas

As regras do squash em duplas não são muito diferentes das partidas de simples
(Reprodução/World Squash)

As regras do squash em duplas não se diferem muito da modalidade individual. As rebatidas são igualmente alternadas e as áreas válidas são as mesmas. A grande alteração se dá no tamanho da quadra, que tem 7,62m de largura e 13,7m de comprimento.

Outra mudança significativa é que os jogadores se posicionam de maneira alternada no momento do saque, com um jogador de cada dupla — que podem ser femininas, masculinas ou mistas — em cada quadrante.

Esse posicionamento acaba definindo, de certa forma, a dinâmica do jogo, que discorre mais ou menos como disputas individuais de meia quadra. Nas duplas mistas, inclusive, os quadrados são ocupados pelos jogadores do mesmo sexo.

Os equipamentos de squash

Bola e raquete, os dois principais equipamentos do squash
(Lightfieldstudios/ 123rf.com)

Os equipamentos são tão característicos para o squash quanto a quadra ou a frenética velocidade das partidas. São eles:

  • Raquete: em formato redondo (como uma raquete de tênis) ou de gota (mais próximo ao badminton), pode ser feita de alumínio, titânio ou fibra de carbono;
  • Bolas: feitas em borracha, precisam ser aquecidas (com rebatidas, que fique claro) para ter melhor desempenho na hora do quique;
  • Óculos: item indispensável dentro das regras do squash, são equipamentos de proteção contra o movimento das raquetes e a veloz viagem da bola, que pode chegar a 200km/h;
  • Sapatilhas: mais leves, tem o solado antiderrapante e branco, para não manchar a quadra;
  • Vestimenta: igualmente leves, de preferência com tramas mais abertas, já que o squash é um dos esportes em que mais se transpira.

A bola de squash

A bola merece um capítulo à parte dentro das regras do squash porque você pode se deparar com três tipos nas lojas, identificados por pequenos pontos coloridos. Se a bola tem:

  • Ponto azul: é uma bola para iniciantes, maior, mais pesada e que pinga mais;
  • Ponto vermelho: é uma bola intermediária, com as medidas oficiais das regras do squash (6,1cm de diâmetro) mas com pingo maior do que a média;
  • Ponto amarelo: trata-se da bola oficial, com mesmo tamanho da vermelha e o menor quique — e maior dificuldade — entre todos os modelos.

Agora que você está em dia com as regras do squash, que tal conferir as regras de outros esportes? Acesse:

*Última atualização em 19 de março de 2021

Salvar