As regras do beisebol podem parecer complicadas, principalmente para o público brasileiro, que não está familiarizado com o esporte, mas que vem crescendo no Brasil.
A principal liga desse esporte no mundo, está nos Estados Unidos e é conhecida como MLB, a Major League Baseball.
Com as finais do beisebol americano em disputa, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse esporte que é paixão em alguns lugares ao redor do mundo, confira!
Como funciona um jogo de beisebol
Como o próprio nome explica (baseball, em inglês), se trata de um jogo de bases e bolas. São quatro bases, em que o jogador precisa passar para pontuar. Para isso, é preciso rebater a bola, chegando nessas bases.
Essa é a parte do ataque. Já a defesa tenta impedir que o adversário avance de base. Ou seja, os times se revezam entre um e outro. Quem defende, lança a bola e protege as bases; enquanto quem ataca, rebate a bola e tenta ocupar as bases.
E como se protege e se ocupa as bases?
Bom, uma jogada começa quando a bola é arremessada pela defesa. O rebatedor, um jogador de ataque, vai tentar acertá-la com seu taco.
Seguindo as regras do beisebol, a partir do exato momento em que uma bola é rebatida, todas as bases estão automaticamente desprotegidas.
Para protegê-las novamente, algum jogador do time de defesa tem de pisar na base com a bola rebatida na mão, contanto que ela já não esteja ocupada por alguém do ataque.
Enquanto isso não acontece, os atacantes podem ocupar as bases, sempre na ordem da primeira para a última, seguindo o formato de um quadrado desenhado a partir do local onde rebateram a bola.
Ah! E uma base só pode ser ocupada por um jogador por vez.
Regras do beisebol: Qual é o objetivo?
O objetivo de um jogo de beisebol é marcar mais pontos que o adversário. Para marcar um ponto, o rebatedor tem de percorrer as quatro bases sem ser eliminado.
Ainda, nas regras do beisebol há maneiras de para eliminar um atacante. Para isso, a defesa pode utilizar de três artimanhas:
- Proteger a base à qual ele se dirige;
- Encostar (não arremessar) a bola nele enquanto ele corre;
- Apanhar a bola rebatida sem que ela caia no chão.
Um jogador parado numa base não pode ser eliminado, e aquele que por acaso estiver parado na primeira base é obrigado a correr para a segunda na jogada seguinte.
Assim, ao se iniciar uma nova jogada, isto é, a cada novo arremesso rebatido, são diversos objetivos acontecendo simultaneamente:
- O rebatedor tem de correr no mínimo para a primeira base;
- Os demais atacantes nas bases tem de tentar completar o quadrado;
- Os jogadores de defesa buscam recuperar a bola o mais rápido possível para eliminar os jogadores de ataque e proteger as bases.
Quantos jogadores tem um time de beisebol?
Cada time conta com até nove jogadores dentro de campo, de acordo com as regras do beisebol. Durante a defesa, os nove jogadores se dividem entre o lançador da bola e aqueles que atuam na proteção das bases, com diferentes funções a partir de seus posicionamentos.
No ataque, há pelo menos um jogador em atuação, o rebatedor, que pode, dependendo do estado do jogo, estar acompanhado por outros três rebatedores que estão em outras bases.
São nove rebatedores para o ataque, que vão se revezando a partir da marcação de pontos ou de eliminações, e na exata ordem em que são listados.
Quantas entradas tem um jogo de beisebol?
O jogo de beisebol tem nove entradas, ou “innings”. Em uma entrada, cada time tem a oportunidade de mandar o seu ataque a campo uma vez.
Essa janela acaba quando a defesa consegue eliminar três jogadores do ataque, e as situações se invertem: quem defendia manda ao gramado os seus rebatedores.
Qual é a duração de um jogo de beisebol?
As regras do beisebol são criteriosas neste ponto. A priori, não tem relógio e só acaba quando encerradas as nove entradas. Uma entrada só acaba quando os dois times tiveram a oportunidade de mandar os seus ataques a campo.
Na teoria, um jogo de beisebol pode ocorrer indefinidamente enquanto os nove innings não forem completos. Ainda assim, há uma média no esporte profissional de partidas entre duas horas e meia e três horas de duração.
Como é o campo de beisebol?
Dando continuidade para as regras do beisebol, o campo de beisebol tem um formato de diamante, com um raio entre 90 e 109 metros de comprimento.
Na ponta desse diamante fica o home plate, que é a mesmo tempo o local onde acontecem as rebatidas e onde terminam as corridas para pontuar.
O home plate soma-se a três bases e eles formam um quadrado, cujas arestas medem 27,4 metros e cujo centro é ocupado pelo arremessador da defesa.
Há uma área de areia ao fim desse quadrado em formato próximo a um semicírculo. Ela tem um raio de 28,9 metros e delimita o chamado infield.
Dali até o fim do campo, chamado de cerca ou fence, há o outfield, uma área de grama que varia entre estádios, ligas e categorias.
Toda essa descrição é da área válida do campo, chamada também de fair. As áreas que limitam o diamante do campo são as áreas mortas, ou foul. Se bola rebatida cai nessas áreas, a jogada é invalidada — “bola morta”.
Quais são as posições no beisebol?
Há basicamente quatro posições no beisebol. No ataque, todos os participantes são rebatedores, que, se presos numa base, podem ser referidos como corredores.
Na defesa, há o arremessador da bola, o pitcher, que pode jogar a bola para tentar queimar um atacante que tentar “roubar a segunda base”.
Seguindo na defesa, há os demais oito jogadores que devem proteger a bola e as bases. Eles são denominados a partir de seus posicionamentos em campo.
Existem os jogadores de primeira, segunda e terceira base, que ficam mais especificamente como guardiões delas, além do shortstop, que fica numa região intermediária entre a segunda e a terceira bases.
No outfield, são normalmente três jogadores que tentam cobrir ao máximo a área da grama nas regras do beisebol. Estes são:
- Centerfielder;
- Leftfielder;
- Rightfielder.
Há ainda o catcher, que é o rapaz com a dura função de ficar atrás do rebatedor e pegar as bolas arremessadas que não são rebatidas.
Eles se comunicam com os pitchers sobre as estratégias para cada rebatedor e até para cada arremesso.
Como funciona a pontuação nas regras do beisebol?
Há somente uma maneira de pontuar de acordo com as regras do beisebol: percorrer as quatro bases do infield. No momento em que um jogador de ataque passa pela quarta base, que por acaso é o home plate, um ponto é contabilizado ao seu time.
Para eliminar um jogador, no entanto, existem maiores opções segundo as regras do beisebol:
- Strike: o arremessador pode atirar a bola de tal maneira que o rebatedor não consiga acertá-la. Três desses em sequência, ele é eliminado;
- Ball: Se a bola for para fora da região das delimitações invisíveis, um retângulo entre o joelho e o peito do rebatedor, ela não precisa ser rebatida. Quatro desses e o rebatedor “ganha” a primeira base;
- zona de strike: se a bola for arremessada fora do retângulo, mas ainda assim o rebatedor tentar rebatê-la, a jogada;
E, em qualquer tipo de arremesso, se ele conseguir rebater, a bola está em jogo. A partir daí, as regras do beisebol indicam quatro maneiras de eliminá-lo:
- Apanhar a bola no ar antes que ela caia no chão. Eliminação automática.
- Pisar, com a bola na mão, na base na qual o rebatedor está se dirigindo — já tendo saído da outra — antes dele.
- Encostar (não arremessar) a bola no atacante durante a corrida entre uma base e outra.
- Há ainda como o pitcher eliminar diretamente um jogador que esteja na primeira base. É comum que quem esteja nessa base, pelo fato de não poder ficar preso nela durante a jogada, tente “roubar” a segunda base, dando passos sorrateiros já no momento do arremesso. Nesses casos, o arremessador pode tentar arremessar a bola direto para o defensor da primeira base e eliminar o “ladrão”.
O que é home run nas regras do beisebol?
O home run é quando um rebatedor consegue mandar a bola para fora dos limites do campo, para além do outfield, e pode correr livremente pelas quatro bases para pontuar.
Se outros atletas de sua equipe estiverem nas bases durante o home run, eles também terão caminho livre para marcar o ponto. É a grande jogada do beisebol.
Para um home run ser válido, nas regras do beisebol, a bola tem de viajar e ultrapassar os limites do outfield na área válida, ou sair, do campo. Veja abaixo alguns home runs impressionantes:
A defesa é muito importante no beisebol e quando um atleta consegue evitar um home run que é dado como certo, é sempre muito bonito de se assistir. Confira abaixo um lance desse tipo:
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já sabe as regras do beisebol, aproveite para conhecer melhor outros esportes:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Entenda como se pontua no Futebol Americano (com vídeos)
- Posições do futebol americano: entenda as funções [com fotos]
- Regras do skate: como funcionam campeonatos e as Olimpíadas
- Regras da Fórmula 1 em 2024: treinos, pontuação, pneus e tudo mais
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.