Saiba como comprar o tamanho certo do shape de acordo com a modalidade de skate (vertical ou street) e as características do skatista

Você quer escolher um shape de skate, mas não sabe o que precisa avaliar? Não se preocupe, vamos te ajudar!

Assim como o truck ou as rodinhas, o shape faz toda a diferença em como você vai andar.

Por isso, é preciso analisar bem alguns critérios antes de fazer essa escolha.

Fique com a gente e saiba tudo o que precisa para escolher o shape de skate ideal!

Como escolher shape de skate

Há algumas características de shapes de skate que devem ser levadas em consideração ao escolher o ideal para você. 

É importante observar o material com que o shape é produzido, mas o principal é ter atenção especial ao tamanho, já que ele influenciará diretamente em como você anda e dá o seu rolê.

Tamanhos de shape de skate

Tamanho do Shape de skate
O shape deve ter a largura certa para que o skatista apoie os pés e consiga fazer as manobras

O tamanho do shape é sempre medido em polegadas. Não é necessário converter uma polegada para 2,54 centímetros. O importante é compreender o padrão universal usado para as medidas de skate.

Os shapes têm largura entre 7,5 e 9 polegadas. É muito importante prestar atenção a essas medidas, pois elas influenciam, e muito, em como o skatista vai andar e quais manobras conseguirá executar. 

Shapes de street e transição

Para quem anda em uma transição, shapes mais largos oferecem maior área para os pés e, consequentemente, dão mais estabilidade. Assim, esse tende sempre a ser o tamanho ideal para ter mais controle sobre o skate.

Em contrapartida, praticantes de street usam shapes mais estreitos, pois são mais leves e facilitam a rotação. É mais fácil fazer as manobras de rua com as larguras menores.

Shapes de street costumam variar entre 7,5 e 8 polegadas. Já para transição, a largura mais comum é acima de 8 polegadas.

A relação entre o tamanho do shape e as modalidades de skate segue estes padrões:

  • Shapes entre 7,5 e 8 polegadas: indicado para skatistas de street e que fazem manobras técnicas;
  • Shapes entre 8 e 8,25 polegadas: recomendado para skatistas que andam em minirampas, bowls e skateparks;
  • Shapes com 8,25 ou mais polegadas: para quem anda em half pipes (vertical) e bowls.

Tamanhos de skatistas e do shape

Há ainda outros critérios que podem ser levados em consideração para a escolha do tamanho do shape, como a altura do skatista e o tamanho de seus pés. 

Nesse caso, considere os seguintes critérios:

  • Shapes entre 7 e 7,25 polegadas: recomendado para skatistas de 7 a 8 anos de idade, de 0,9m a 1,15m de altura ou que calçam entre 35 e 37;
  • Shapes entre 7,25 e 7,5 polegadas: recomendado para skatistas de 9 a 12 anos, de 1,15m a 1,35m de altura ou que calçam entre 38 e 39;
  • Shapes convencionais com 7,5 ou mais polegadas: para todos os skatistas acima de 13 anos, com mais de 1,35m de altura ou que calçam mais do que 40.

Você ama outros esportes além do Skate? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Material dos shapes de skate

Shape de skate de maple canadense
Shapes de skate de maple são considerados os melhores

Os materiais mais utilizados na fabricação dos shapes de skate são lâminas de madeiras prensadas. Há modelos que têm também camadas de fibra de vidro.

Os melhores modelos de shape são feitos com maple canadense, mas, consequentemente, são também os mais caros.

Há ainda os shapes de skate fabricados com plástico, o que é mais comum em cruisers e pennies.

Formatos de shapes de skate

Formato de shape de skate

Ao comprar um shape, você pode também analisar o formato. Todos têm nose e tail, que se parecem, mas devem ser diferenciados para a boa execução das manobras. 

Tail, que significa rabo, é a menor parte do shape e fica atrás. Ele é o responsável pelo ‘pop’. Já o nose, que significa nariz, é a maior parte do shape, fica à frente e é importante para manobras como nollie ou fakie.

É possível encontrar ainda uma pequena diferença de curvatura do shape, chamada de concave. 

Geralmente, todos têm uma leve curvatura, que auxilia nas manobras de flip. Modelos que tenham pouco concave são considerados old-school.

Vá além do mundo do Skate! Confira também nossos outros conteúdos:

Shapes mais indicados para cada modalidade de skate

Shapes de street

Os shapes de street são facilmente encontrados. Eles são os menores e mais leves, já que devem facilitar a execução de manobras mais rápidas.

Geralmente, os shapes usados em street variam entre 7,5 e 8 polegadas.

Shapes de vertical

Skatistas de vertical voam em rampas, half pipes e bowls. Por isso, o shape precisa ser forte, garantindo o impulso para o saltos nas manobras.

Os shapes usados em vertical são um pouco mais pesados e largos do que aqueles utilizados em street. Geralmente, têm entre 8 e 8,25 polegadas.

Shapes de longboard

Shapes de longboard são um pouco diferentes dos usados em street ou vertical. 

Para a modalidade de downhill, eles precisam ser preparados para a descida de ladeiras em alta velocidade. Assim, ele se caracteriza por um design aerodinâmico, que proporciona mais aceleração e estabilidade.

No longboard tradicional, por sua vez, o comprimento é a principal característica do shape, além da mobilidade para a execução das curvas.

Ao escolher qual shape de skate comprar, é preciso, portanto, analisar qual modalidade será praticada. Dessa forma, fica mais fácil identificar as medidas do shape para fazer a escolha certa.

Agora que você já sabe tudo sobre o shape do skate, aproveite para alimentar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

Comentários

Salvar
12 Compart.
Compartilhar3
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin9