Você sabe quais são as melhores rodas para o seu skate? Não se preocupe, explicamos aqui tudo que precisa saber para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto!
Como escolher rodas de skate?
Atualmente, a maiorias das rodas de skate é feita de poliuretano (PU), material que proporciona mais desempenho. As melhores rodas são fabricadas com PUs fundidos. Apesar de o material ser o mesmo para a grande maioria das rodas disponíveis no mercado, há diferenciação entre a dureza das rodas e, é claro, o tamanho.
Assim, para analisar qual roda comprar, é importante ter atenção a esses critérios. Confira, a seguir, quais as rodas ideais para cada tipo de modalidade, e como definir qual tipo usar em street ou vertical!
Dureza das rodas de skate
Para escolher entre roda mais dura ou mais macia, o skatista deve estar atento ao local onde anda e como anda de skate. As rodas mais duras correm mais e proporcionam maior velocidade. Já as mais macias são melhores para terrenos desnivelados e para que o skatista não sinta tantas vibrações.
Classificação de dureza das rodas de skate
A dureza da roda de skate é medida pelas classificações A ou B, sendo que a classificação A é a mais comum. Elas vão de 75A até 102A — quanto maior for a numeração do A, mais dura é a roda.
A escala B foi criada pela marca Bones, com o objetivo de abranger uma variedade de dureza maior. A escala da Bones usa 20 números a menos que a escala A. Ou seja, uma roda 102A, por exemplo, equivale a 82B.
Onde usar rodas de skate macias
Rodas mais macias geram maior aderência com o asfalto. Por proporcionarem menos vibrações e velocidade constante, elas são utilizadas em longboards e cruisers.
Geralmente, elas recebem a medida de dureza de 78A a 85A. Porém, se o objetivo do skatista é usar longboard para dar slide, as rodas mais indicadas são de 83A a 85A.
Onde usar rodas de skate mais duras
A roda mais dura é popularmente chamada de roda seca. Antes de definir se ela é a ideal, o skatista deve analisar onde andará de skate. Se o skatista vai andar em chão mais liso, o ideal é ter uma roda mais dura. Nesse caso, a classificação recomendada é entre 99A e 102A.
Já em street, no asfalto, é recomendável optar por uma roda entre 97A e 99A, pois ela não é tão seca e não sofre tantas vibrações em terreno áspero. E quando o skatista for andar em diferentes tipos de piso?
Se andar tanto em piso liso quanto em asfalto, o ideal é o skatista escolher uma dureza como 99A e 100A. Resumidamente, a dureza das rodas de skate pode ser definida da seguinte forma:
- 78A a 87A são rodas macias apropriadas para superfícies irregulares, como calçadas e outras superfícies com pedras e rachaduras, porque proporcionam uma condução mais suave e melhor aderência. Os longboards ou street boards normalmente têm rodas macias.
- 88A a 95A têm um pouco menos de aderência, mas ainda aderem bem, sendo rodas adequadas para superfícies ásperas e street. Elas são um pouco mais duras e rápidas.
- 96A a 99A são boas rodas para uso geral. Elas oferecem um equilíbrio entre aderência e velocidade, sendo uma boa opção para iniciantes no street e em superfícies lisas, como parques e rampas.
- 101A são rodas profissionais. Elas são as mais rápidas e as mais duras, com o mínimo de aderência, e são usadas apenas em superfícies lisas.
Tamanho das rodas de skate
O tamanho de uma roda de skate influencia diretamente na velocidade que será atingida. As rodas maiores rendem um passeio mais rápido, já que cobrem uma superfície maior em uma única rotação. O diâmetro das rodas é medido em milímetros, variando entre 49 e 75mm.
Onde usar rodas mais largas
Em skates do tipo cruiser, são usadas rodas mais largas, de até 59mm. Já em longboards, essas rodas têm diâmetro ainda maior, acima de 60mm. No caso de minirampa e bowl, geralmente, são usadas rodas entre 54 e 60mm.
Onde usar rodas menores
As rodas pequenas são mais indicadas para street, já que favorecem as manobras. Para essa modalidade, é indicado usar rodas de até 55mm. As rodas indicadas para street são facilmente identificadas, pois elas têm um formato diferente e são mais estreitas na ponta.
Tipos de roda para cada modalidade de skate
A dureza e o tamanho da roda são critérios fundamentais para escolher qual tipo de roda. Mas, afinal, como definir as rodas para usar em street e vertical?
Rodas de vertical
No vertical, as pistas têm pisos duros, que exigem bastante das rodas. Assim, é recomendável que sejam escolhidas aquelas que têm classificação próxima de 97A.
Já em relação ao tamanho, uma vez que os trucks em vertical são maiores, as rodas devem ter diâmetro mediano, entre 55 e 65 milímetros. As mesmas configurações de dureza e tamanho podem ser consideradas para rampas de madeira.
Rodas de street
Para o street, é preciso avaliar se o skatista vai andar nas ruas ou em pistas de cimento. No caso das ruas, a roda 97A é uma boa opção. Já em pistas que exigem mais rigidez, é recomendável buscar rodas mais duras, entre 99A e 102A.
Em relação ao tamanho, não há dúvidas que as rodas ideais para o street são aquelas com menor diâmetro. Assim, entre 50 e 55 milímetros são as mais indicadas.
Rodas de cruiser e longboard
Para quem anda de cruiser e longboard, o ideal é escolher rodas mais macias e largas. Assim, haverá mais aderência com o solo e também mais velocidade. Para o longboard e o cruiser, rodas com dureza entre 75A e 85A são as mais indicadas. No caso de dúvidas, o ideal é optar pela 78A.
Como as rodas devem ser maiores, é recomendável escolher rodas com diâmetro entre 64 e 75 milímetros. Antes de comprar qualquer roda de skate, é importante sempre ter atenção às especificações técnicas e ao material utilizado, além, é claro, de definir onde vai ser o rolê.
Agora que você já sabe como escolher rodas de skate, aproveite para conferir também:
- Tudo sobre skate: história, modalidades, regras e equipamentos
- Dicas para andar de skate: guia para começar a aprender
- As 46 principais manobras de skate: como fazer (com vídeos)
- Tudo sobre shape de skate: saiba como escolher o ideal
- Tudo sobre skate: história, modalidade e equipamentos