Half Pipe, Bowl, Quarter, Mega Rampa… Conheça todos os tipos de pistas de skate e veja dicas para ter uma rampa no quintal de casa

Qual é a melhor pista de skate do mundo? Certamente, alguém poderá citar a Mega Rampa em Dreamland, no quintal da casa de Bob Burnquist. Outros podem preferir um grande skatepark.

Certo é que entre pistas e rampas de skate, há diferentes formatos para atender a diversos gostos. A definição de qual é a melhor alternativa depende exclusivamente de sua preferência.

Independentemente de qual seja o pico em que você mais gosta de andar de skate, fique com a gente para conferir quais são os tipos de pistas de skate e para quais modalidades elas são as mais indicadas.

Se você sonha em ter sua própria pista de skate, a gente ainda dá algumas dicas do que você analisar!

Tipos de pistas e rampas de Skate

  • Half Pipe
  • Quarter Pipe
  • Mini Ramp
  • Bowl 
  • Bank 
  • Mega Rampa
  • Street

Half Pipe

Sandro Dias skate vertical

O Half Pipe é a pista com formato em U, com paredes de até 4 metros de altura. Essa rampa é utilizada na modalidade vertical e propicia manobras aéreas em alta velocidade, com raspagem nas bordas metálicas da pista.

Quarter Pipe

Quarter skate

O Quarter lembra um quarto de tubo e é uma rampa muito utilizada em esportes radicais de inverno, como o snowboarding. Também é encontrado em pistas de BMX.

Mini Ramp

Skate mini rampa

A Mini Ramp também tem o formato em U, mas com paredes mais baixas. Por isso, é mais “acessível” para os skatistas não tão experientes. Por ocupar menos espaço, é vista em diversos tipos de pistas de skate.

Você ama outros esportes além do Skate? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Bowl 

Bowl Skate

O Bowl faz parte do início da história do skate, quando os skatistas recorriam as piscinas vazias da Califórnia para mandar suas manobras.

Geralmente, tem cerca de 3 metros de profundidade e com paredes que finalizam a 90º do solo. Por isso, é considerada uma pista para skatistas mais experientes. 

Comum em parques ao livre, é bastante usada na modalidade street e em manobras em velocidade.

Bank

Bank Pista de skate

O Bank parece com o Bowl na lembrança de uma piscina, mas seu fundo é mais raso e as paredes não chegam a 90º do chão. 

É uma pista com variação de formatos, sendo uma boa alternativa para tanto quem curte street quanto vertical e para diferentes idades. 

Favorece mais velocidade e manobras com raspagem na borda.

Mega Rampa

Bob Burnquist Mega Rampa

Como o próprio nome indica, a Mega Rampa é o que há de mais gigantesco em relação a pistas de skate.

Nela, o skatista desce por uma rampa de quase 30 metros de altura, podendo atingir até 80 km/h.

Em seguida, passa voando por um vão de 20 metros de distância, aterrissando em outra pista.

Por fim, encara um “quarter pipe” de 8 metros de altura, podendo atingir uma altura de 8 metros de aéreo com manobras.

O ícone Bob Burnquist tem uma Mega Rampa no quintal de sua casa, na Califórnia, com 170 metros de comprimento e 24 metros de altura, o equivalente a um prédio de 8 andares. 

A Mega Rampa pode ser dividida em cinco modalidades: 

  • salto vertical;
  • transfer;
  • corrimão; 
  • vão;
  • quarter. 

O salto vertical e o transfer são realizados em uma rampa lateral, desenvolvida após a finalização da rampa principal. Já o corrimão, o vão e o quarter acontecem na pista de quase 170 metros.

Street

Skate street

A pista de street é aquela que reúne mais obstáculos para os fãs de andar de skate na rua. Com grande variação de tamanhos, é uma área predominantemente plana com caixotes, escadas, corrimãos, rampas, pirâmides, trilhos e gaps. 

Vá além do mundo do Skate! Confira também nossos outros conteúdos:

Como fazer uma pista de skate

Você quer fazer como Bob Burnquist e ter sua própria pista de skate? Para construir uma rampa ou um até mesmo um complexo no quintal de sacasa, é preciso ter atenção a alguns fatores que vão influenciar no sucesso dessa missão.

Nível da pista de skate

Entre os diferentes ângulos a serem utilizados e os obstáculos escolhidos, as pistas de skates podem alcançar níveis desde iniciantes até profissionais. Portanto, esse é um fator primordial antes de construir qualquer rampa.

As pistas no quintal de casa tendem a ser aquelas voltadas para skatistas com nível tão alto. Por isso, são rampas menores, que propiciam quedas também menores e evitam lesões graves.

Nesses projetos, a orientação é buscar raios maiores, que geram transições mais lentas.

Espaço disponível para a pista de skate

Se quer uma pista no quintal de casa, você não precisa ter um espaço que comporte uma Mega Rampa de 170 metros de comprimento como no caso de Bob Burnquist. 

As medidas para uma pista de skate são variáveis e dependem do espaço disponível para a construção, seja um quintal propriamente, um galpão ou uma garagem. Se é um local aberto ou fechado é também um fator que deve ser levado em consideração.

Material usado na pista de skate

Para terem maior durabilidade, as pistas públicas são, preferencialmente, construídas em concreto armado. Porém, há outras alternativas de materiais a serem analisados em uma construção de uma pista de skate. 

Os half-pipes são, geralmente, estruturados em madeira ou aço, com revestimento de chapas de madeirite próprias para skate.  Também há a possibilidade de cobertura das pistas de madeira com camadas de concreto/argamassa e polímeros.

Valor da pista

Afinal, quanto custa uma pista de skate? Essa resposta está diretamente atrelada ao espaço disponível para a construção. Quanto maior a pista, maior será a verba necessária. 

Além disso, o valor a ser pago pela construção de uma pista de skate depende de vários fatores, como a gestão da obra, os materiais utilizados e a mão de obra necessária.

Para haver precisão dos cálculos de quanto custará a pista de skate, é recomendável buscar um projeto arquitetônico completo, que contemplará todos os fatores que envolvem a construção.

Contar com a ajuda de profissionais que já trabalharam na construção de uma pista de skate é importante também para que sejam evitados erros no projeto. 

Portanto, antes de cogitar a construção de uma pista de skate, analise o espaço que será utilizado, pense em qual rampa seria a ideal para você e verifique o quanto de dinheiro há disponível. Com tudo isso em mãos, procure o auxílio de um profissional especializado!

Agora que você já conhece tudo sobre pistas de skate, não perca tempo e confira mais conteúdos sobre o esporte:

Comentários

Salvar
14 Compart.
Compartilhar4
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin10