O Mr. Olympia, o maior evento de fisiculturismo profissional do mundo, transcendeu o esporte, transformando-se em um ícone cultural. De Arnold Schwarzenegger e Ronnie Coleman a Cbum e Ramon Dino.
Desde sua criação em 1965, o evento coroa os fisiculturistas mais excepcionais do planeta, aqueles que personificam a força, a dedicação e a arte de esculpir o corpo humano.
Neste artigo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o Mr. Olympia: história, categorias, qualificação, curiosidades, todos os campeões e os maiores ícones da modalidade.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A história do Mr. Olympia: de Larry Scott a Samson Dauda
A história do Mr. Olympia é uma tapeçaria rica e complexa, entrelaçada com personagens lendários, rivalidades épicas e a evolução constante do próprio esporte.
Anos 1960 e 1970
A década de 1960 viu o surgimento de Larry Scott, o primeiro Mr. Olympia, e o início da era de ouro do fisiculturismo.
A década de 1970 foi dominada por Arnold Schwarzenegger, cuja presença carismática e físico incomparável elevaram o fisiculturismo a novas alturas, sendo um divisor de águas na modalidade.
Sua rivalidade com Sergio Oliva e sua aparição no documentário “Pumping Iron” solidificaram o Mr. Olympia como um evento de destaque.
Anos 1980, 1990 e 2000
Os anos 1980 viram a aposentadoria de Arnold e o surgimento de uma das maiores lendas da história: Lee Haney, que quebrou o recorde e estabeleceu um novo padrão de excelência física, embalando oito títulos seguidos.
Logo no início da década de 1990, Lee Haney se aposentou e viu surgir outro gigante, Dorian Yates, que venceu a competição seis vezes consecutivas de 1992 a 1997, revolucionando o esporte durante seu reinado com seu estilo freak.
No final da década de 1990 e início dos anos 2000, Ronnie Coleman, apelidado de “O Rei”, dominou o Mr. Olympia, ganhando oito títulos consecutivos e dando início à era do “monstro de massa”. Sua rivalidade com Jay Cutler e sua busca por quebrar o recorde de vitórias no Olympia cativaram o público.
Surgimento do fisiculturismo feminino
Em 1980, a primeira Ms. Olympia (inicialmente conhecida como “Miss” Olympia) foi realizada com Rachel McLish sendo a primeira campeã. Rachel foi destronada por Ritva Elomaa em 1981, mas recuperou o título em 1982.
Em 1984, Corinna Everson ganhou o título de Ms. Olympia em Montreal, Canadá, a primeira competição a ser realizada fora dos Estados Unidos, embalando seis títulos consecutivos, se aposentando em 1989 invicta, única mulher a conseguir isso.
Lenda Murray surgiu como campeão em 1990, vencendo todos os títulos até 1995, seguida por Kim Chiezevsky de 1996 a 1999. A categoria Fitness surgiu em 1995, a Figure em 2003, a Bikini em 2010, a Women's Physique em 2013 e finalmente a Wellness em 2021.
Anos 2010, 2020 e atualmente
A década de 2010 foi marcada pela sequência de vitórias de Phil Heath, que conquistou sete títulos consecutivos e se tornou um dos fisiculturistas mais condecorados da história. Na categoria recente, a 212, “Flex” Lewis também levou sete títulos consecutivos de 2012 a 2018.
A introdução da divisão Classic Physique, que valoriza a simetria e a proporção, também trouxe uma nova dimensão ao Mr. Olympia, com Cbum popularizando a categoria ao ganhar seis títulos e se aposentar, deixando a Classic como a queridinha do público hoje em dia.
Nos anos 2020, o Mr. Olympia continuou a evoluir, com a ascensão de novos talentos como Mamdouh Elssbiay (Big Ramy), Hadi Choopan, Derek Lunsford e o atual campeão, Samson Dauda.
Mulheres ganharam os únicos títulos do Brasil no Mr. Olympia
Apesar do surgimento nas décadas de 1980 e o crescimento nas demais décadas, foram nos anos 2010 que o fisiculturismo feminino ganhou múltiplas categorias e trouxe um aumento na procura das mulheres.
Com isso, as brasileiras começaram a aparecer. A primeira brasileira a ser campeã no Mr. Olympia foi Nathalia Melo, na categoria Bikini, em 2012.
Juliana Malacarne é a brasileira mais bem-sucedida, com quatro títulos seguidos na Women's Physique, entre 2014 e 2017. Natalia Coelho voltou a vencer na Women’s Physique em 2022.
A Bikini foi dominada pelas mulheres do Brasil de 2017 a 2019, com Angelica Teixeira (17 e 18) e Elisa Pecini vencendo em 2019. Em 2021 surge a Wellness, categoria que as brasileiras dominam.
Nos quatro anos de competição, os três primeiros lugares foram de brasileiras em três, apenas em 2023 Elisa Alcantara, dominicana, ficando em 3º lugar.
Em 2024, por exemplo, a 5ª posição foi brasileira também. Francielle Mattos venceu em 2021, 2022 e 2023, sendo desbancada em 2024 por Isa Nunes.
Categorias do Mr. Olympia
O Mr. Olympia não é uma competição de tamanho único. Ele abrange uma variedade de categorias masculinas e femininas, cada uma com seus próprios critérios de avaliação e padrões de físico.
Categorias masculinas
- Open Bodybuilding: a categoria principal, que premia o fisiculturista mais massivo e definido, denominado de Mr. Olympia.
- 212: uma categoria para fisiculturistas que pesam 212 libras (96,16kg) ou menos.
- Classic Physique: valoriza a simetria, a proporção e a estética clássica.
- Men's Physique: avalia o físico em geral, com ênfase na forma, na definição e na postura.
- Wheelchair Bodybuilding: categoria para fisiculturistas em cadeira de rodas.
Categorias femininas
- Ms. Olympia (Women's Bodybuilding): a categoria principal, que premia a fisiculturista mais massiva e definida.
- Women's Physique: avalia o físico feminino em geral, com ênfase na forma, na definição e na postura.
- Figure: valoriza a forma, a simetria e a definição muscular, além de ter uma performance dançante e acrobática.
- Wellness: se concentra em um físico feminino curvilíneo e atlético.
- Bikini: avalia a forma física em geral, com ênfase na aparência saudável e na confiança.
- Fitness: combina físico e desempenho atlético em rotinas de exercícios.
Qualificação para o Mr. Olympia
A jornada para o Mr. Olympia é árdua e exige anos de treinamento intenso, dieta rigorosa e dedicação inabalável. Os competidores devem se qualificar para o Mr. Olympia por meio de competições seletivas.
A IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness) estabelece os critérios de qualificação, que incluem:
- Ficar entre os três primeiros em sua divisão no Mr. Olympia anterior.
- Vencer qualquer uma das competições de qualificação da IFBB.
- Classificar-se entre os três primeiros em pontos totais atribuídos do 2º ao 5º lugar em competições de qualificação.
PS: a Liga Profissional da IFBB também tem o poder discricionário de estender convites especiais a outros competidores que se destacam por seu talento e potencial.
Curiosidades do Mr. Olympia
O Mr. Olympia é um evento repleto de curiosidades e histórias fascinantes. Aqui estão algumas delas:
- O nome “Mr. Olympia”: acredita-se que o nome tenha sido inspirado por uma marca de cerveja chamada Olympia Beer.
- O Troféu Sandow: o troféu entregue aos vencedores é uma homenagem a Eugen Sandow, considerado o “pai do fisiculturismo moderno”, e leva seu nome.
- Fisiculturista mais jovem a competir: o competidor mais jovem do Mr. Olympia foi Harold Poole, que tinha 21 anos em 1965.
- Fisiculturista mais jovem a ser campeão: Arnold Schwarzenegger, em 1970, foi o mais jovem vencedor de todos os tempos, com 23 anos e 2 meses.
- Fisiculturista mais velho a competir: o competidor mais velho do Mr. Olympia foi Albert Beckles, que tinha 53 anos em 1991.
- Fisiculturista mais velho a ser campeão: Chris Dickerson se tornou o mais velho campeão aos 43 anos e 1 mês, quando levou para casa o troféu em 1982.
- O maior número de participações: Dexter Jackson detém o recorde de mais participações no Mr. Olympia, com 21.
- Os maiores vencedores: Ronnie Coleman e Lee Haney detêm o recorde de mais vitórias no Mr. Olympia, com oito títulos cada um, entre os homens. Entre as mulheres, Iris Kyle é a maior vencedora, tem 10 títulos.
- Primeiro campeão: o vencedor inaugural foi Larry Scott, que foi escolhido por unanimidade.
- Campeões seletos: apenas 19 fisiculturistas venceram o Mr. Olympia (principal e maior categoria masculina) em seus 60 anos de história.
- Países que já sediaram o Mr. Olympia fora os EUA: Paris sediou o evento em 1971, a primeira vez que a competição não foi realizada em Nova York.
- Primeiro Mr. Olympia: o primeiro evento foi realizado em 1965 no Brooklyn, Nova York.
- Criador: Joe Weider criou a competição para permitir que antigos vencedores do Mr. Universe competissem e ganhassem dinheiro.
Todos os campeões do Mr. Olympia (todas as categorias)
Apenas 25 países ganharam títulos do Mr. Olympia em toda a história, com os Estados Unidos lideram com uma folga inalcançável.
Países com mais títulos do Mr. Olympia
- EUA: 155 títulos
- Brasil: 13 títulos
- Canadá: 13 títulos
- Inglaterra: 9 títulos
- República Dominicana: 8 títulos
- Áustria: 7 títulos
- País de Gales: 7 títulos
- Rússia: 5 títulos
- Itália: 4 títulos
- Cuba: 3 títulos
- Holanda: 3 títulos
- Porto Rico: 3 títulos
- Egito: 2 títulos
- Dinamarca: 1 título
- Finlândia: 1 título
- Irã: 1 título
- Jamaica: 1 título
- Líbano: 1 título
- Líbia: 1 título
- Nigéria: 1 título
- Noruega: 1 título
- Polônia: 1 título
- Romênia: 1 título
- Ucrânia: 1 título
- Venezuela: 1 título
Campeões nas categorias masculinas
Mr. Olympia (Open Bodybuilding)
- 2024 – Samson Dauda (Nigéria)
- 2023 – Derek Lunsford (EUA)
- 2022 – Hadi Choopan (Irã)
- 2021 – Mamdouh Elssbiay, Big Ramy (Egito)
- 2020 – Mamdouh Elssbiay, Big Ramy (Egito)
- 2019 – Brandon Curry (EUA)
- 2018 – Shawn Rhoden (Jamaica)
- 2017 – Phil Heath (EUA)
- 2016 – Phil Heath (EUA)
- 2015 – Phil Heath (EUA)
- 2014 – Phil Heath (EUA)
- 2013 – Phil Heath (EUA)
- 2012 – Phil Heath (EUA)
- 2011 – Phil Heath (EUA)
- 2010 – Jay Cutler (EUA)
- 2009 – Jay Cutler (EUA)
- 2008 – Dexter Jackson (EUA)
- 2007 – Jay Cutler (EUA)
- 2006 – Jay Cutler (EUA)
- 2005 – Ronnie Coleman (EUA)
- 2004 – Ronnie Coleman (EUA)
- 2003 – Ronnie Coleman (EUA)
- 2002 – Ronnie Coleman (EUA)
- 2001 – Ronnie Coleman (EUA)
- 2000 – Ronnie Coleman (EUA)
- 1999 – Ronnie Coleman (EUA)
- 1998 – Ronnie Coleman (EUA)
- 1997 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1996 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1995 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1994 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1993 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1992 – Dorian Yates (Inglaterra)
- 1991 – Lee Haney (EUA)
- 1990 – Lee Haney (EUA)
- 1989 – Lee Haney (EUA)
- 1988 – Lee Haney (EUA)
- 1987 – Lee Haney (EUA)
- 1986 – Lee Haney (EUA)
- 1985 – Lee Haney (EUA)
- 1984 – Lee Haney (EUA)
- 1983 – Samir Bannout (Líbano)
- 1982 – Chris Dickerson (EUA)
- 1981 – Franco Columbu (Itália)
- 1980 – Arnold Schwarzenegger (Áustria)
- 1979 – Frank Zane (EUA) – (leve) e Mike Mentzer (EUA) – (pesado)
- 1978 – Frank Zane (EUA) – (leve) e Robby Robinson (EUA) – (pesado)
- 1977 – Frank Zane (EUA) – (leve) e Robby Robinson (EUA) – (pesado)
- 1976 – Franco Columbu (Itália) – (leve) e Ken Waller (EUA) – (pesado)
- 1975 – Arnold Schwarzenegger (Áustria) – (pesado) e Franco Columbu (Itália) – (leve)
- 1974 – Arnold Schwarzenegger (Áustria) – (pesado) e Franco Columbu (Itália) – (leve)
- 1973 – Arnold Schwarzenegger (Áustria)
- 1972 – Arnold Schwarzenegger (Áustria)
- 1971 – Arnold Schwarzenegger (Áustria)
- 1970 – Arnold Schwarzenegger (Áustria)
- 1969 – Sergio Oliva (Cuba)
- 1968 – Sergio Oliva (Cuba)
- 1967 – Sergio Oliva (Cuba)
- 1966 – Larry Scott (EUA)
- 1965 – Larry Scott (EUA)
212
- 2024 – Keone Pearson (EUA)
- 2023 – Keone Pearson (EUA)
- 2022 – Shaun Clarida (EUA)
- 2021 – Derek Lunsford (EUA)
- 2020 – Shaun Clarida (EUA)
- 2019 – Kamal Elgargni (Líbia)
- 2018 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2017 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2016 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2015 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2014 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2013 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2012 – James “Flex” Lewis (País de Gales)
- 2011 – Kevin English (EUA)
- 2010 – Kevin English (EUA)
- 2009 – Kevin English (EUA)
- 2008 – David Henry (EUA)
Classic Physique
- 2024 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2023 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2022 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2021 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2020 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2019 – Chris Bumstead (Canadá)
- 2018 – Breon Ansley (EUA)
- 2017 – Breon Ansley (EUA)
- 2016 – Danny Hester (EUA)
Men's Physique
- 2024 – Ryan Terry (Inglaterra)
- 2023 – Ryan Terry (Inglaterra)
- 2022 – Erin Banks (EUA)
- 2021 – Brandon Hendrickson (EUA)
- 2020 – Brandon Hendrickson (EUA)
- 2019 – Raymont Edmonds (EUA)
- 2018 – Brandon Hendrickson (EUA)
- 2017 – Jeremy Buendia (EUA)
- 2016 – Jeremy Buendia (EUA)
- 2015 – Jeremy Buendia (EUA)
- 2014 – Jeremy Buendia (EUA)
- 2013 – Mark Anthony Wingson (EUA)
Wheelchair (cadeira de rodas)
- 2024 – Harold Kelley (EUA)
- 2023 – Karol Milewski (Polônia)
- 2022 – Harold Kelley (EUA)
- 2021 – Harold Kelley (EUA)
- 2020 – Harold Kelley (EUA)
- 2019 – Harold Kelley (EUA)
- 2018 – Harold Kelley (EUA)
Campeões nas categorias femininas
FAQ sobre o Mr. Olympia
Quem venceu o Mr. Olympia 2024?
Samson Dauda foi o vencedor do Mr. Olympia 2024 na categoria Open Bodybuilder. O fisiculturista nigeriano, apelidado de “Leão nigeriano”, recebeu um prêmio de US$ 600 mil.
Os campeões das outras categorias foram: Keone Pearson (212), Chris Bumstead (Classic), Ryan Terry (Men's), Harold Kelley (Wheelchair (cadeira de rodas)), Andrea Shaw (Ms. Olympia), Sarah Villegas (Women’s), Cydney Gillon (Figure), Isabelle Nunes (Wellness), Lauralie Chapados (Bikini), Missy Truscott (Fitness).
Quando é o Mr. Olympia 2025?
O Mr. Olympia 2025 acontece de 9 a 12 de outubro, no Resorts World, em Las Vegas.
Onde assistir o Mr. Olympia 2025?
Até o momento, o Mr. Olympia 2025 pode ser acompanhado através da compra do pay-per-view do próprio evento, no site www.mrolympia.com.
Quem é o verdadeiro Mr. Olympia?
O vencedor da categoria Open Bodybuilding é considerado o verdadeiro Mr. Olympia. Esta é a categoria que não há limite de tamanho ou peso. Geralmente os atletas são extremamente grande e musculosos.
Como um atleta se qualifica para o Mr. Olympia?
Os atletas se qualificam para o Mr. Olympia através de competições classificatórias sancionadas pela IFBB, incluindo campeonatos como o Arnold Classic, ou com base em uma pontuação acumulada durante o ano.
Quais são os maiores vencedores da história do Mr. Olympia?
Ronnie Coleman e Lee Haney são os maiores vencedores da história, com oito títulos cada. Já no fisiculturismo feminino, Iris Kyle é a maior vencedora, com 10 títulos.
Onde o Mr. Olympia é realizado atualmente?
Atualmente, o evento é realizado em Las Vegas, desde 1999.
Quais brasileiros já foram campeões do Mr. Olympia?
Apenas 7 atletas do Brasil foram campeões do Mr. Olympia e todas são mulheres:
- Nathalia Melo (Bikini), em 2012
- Juliana Malacarne (Women’s Physique), em 2014, 2015, 2016 e 2017
- Angelica Teixeira (Bikini), em 2017 e 2018
- Elisa Pecini (Bikini), em 2019)
- Francielle Mattos (Wellness), em 2021, 2022 e 2023
- Natalia Coelho (Women's Physique), em 2022
- Isabelle Pereira Nunes (Wellness), em 2024
Campanhas de destaque (2º lugar)
Ramon Dino chegou a ser vice-campeão em 2022 e 2023 na categoria Classic Physique, perdendo ambos para Cbum. Antes disso, Eduardo Corrêa foi 2º lugar em 2014 na categoria 212, perdendo para Flex Lewis.
Antes de ser campeã em 2012 na categoria bikini, Nathalia Melo foi vice-campeã em 2010 e 2011. Além disso, com o domínio brasileiro de 100% de aproveitamento na Wellness, o 2º lugar também sempre foi 100% do Brasil, com Angela Borges (2021), Isa Pereira Nunes (2022 e 2023) e Francielle Mattos (2024)