O fisiculturismo feminino possui diversas categorias, contemplando diferentes gostos, estilos e níveis de condicionamento. Entre essas categorias, existe a categoria Bikini.

Reconhecida oficialmente em 2010, durante o Congresso Mundial da IFBB, no Azerbaijão, a classe começou sendo introduzida nos campeonatos a partir de 2011.

Conheça mais detalhes sobre a categoria Bikini no fisiculturismo e aprenda mais sobre seus critérios a seguir.

Conheça a categoria Bikini

Categoria Bikini
Reprodução: Moriau

Exigindo menos massa muscular que nas outras categorias, a categoria Bikini preza por leveza e feminilidade, sem uma quantidade grande de massa e com um percentual de gordura ainda saudável.

Consequentemente, o dia a dia de uma atleta desta classe é composto por um treino um pouco menos intenso e menos comida na dieta.

A categoria Bikini é a categoria mais popular do fisiculturismo feminino lado da Wellness justamente por prezar esses fatores.

Principais características da categoria Bikini

Categoria Bikini
Reprodução: Moriau

Com isso explicado, a categoria Bikini possui algumas características específicas para suas atletas:

  • Traços bem femininos;
  • Aspecto de pele e cabelo saudáveis;
  • Uniformidade do tom de pele;
  • Proporcionalidade entre ombros, cintura e quadril (formato de ampulheta);
  • Físicos atléticos e definidos, porém com volume muscular discreto e cintura fina;
  • Glúteos e pernas bem trabalhados, porém sem “cortes” profundos.

Regras da categoria

Categoria Bikini
robysidotiphotographer

As regras da categoria Bikini, assim como as outras categorias, variam conforme a competição e organização.

Porém, as atletas sempre são avaliadas de biquíni e salto alto, normalmente não sendo permitido salto plataforma e também biquínis fora do padrão.

Veja: Academia Ironberg: local, mensalidade e gympass

É comum algumas organizações pedirem para que as atletas tenham um biquíni reserva, para caso o principal esteja fora do padrão.

Cicatrizes ou tatuagens são aceitas, desde que não prejudiquem a avaliação dos juízes, ou sejam consideradas ruins esteticamente. Neste caso não haverá desclassificação, mas pode reduzir drasticamente a nota da participante.

Categoria Bikini
robysidotiphotographer

Uma atleta com mais volume muscular do que o previsto não deve pegar uma boa colocação. Assim como outra que fuja do controle de gordura corporal, para mais ou para menos, dito nas regras.

Principais atletas da categoria Bikini

A partir daqui iremos destacar as cinco melhores atletas da categoria Bikini na atualidade de acordo com o resultado da classificação do Mr. Olympia 2023, o show mais importante de fisiculturismo:

  • Jennifer Dorie
  • Maureen Blanquisco
  • Ashley Kaltwasser
  • Lauralie Chapados
  • Elisa Pecini

Além das primeiras cinco colocadas do Miss Olympia 2023, não podemos deixar de citar as principais representantes do Brasil na categoria.

Como, por exemplo, a Angélica Teixeira, duas vezes campeã do Miss Olympia (2017 e 2018) e quatro vezes campeã do Arnold Classic Ohio.

Conheça tudo sobre a categoria Bikini
Atleta Brasileira Angélica Teixeira. Divulgação/Angélica Teixeira

Outra forte representante do Brasil na categoria é Elisa Valentim Pecini, mais conhecida como Isa Pecini, que faturou o título de Miss Olympia 2019. Na ocasião, Isa foi a atleta mais jovem a conquistar tal feito.

Conheça tudo sobre a categoria Bikini
Atleta brasileira Isa Pecini. Divulgação/Isa Pecini