O fisiculturismo feminino possui diversas categorias, contemplando diferentes gostos, estilos e níveis de condicionamento. Entre essas categorias, existe a categoria Bikini.
Reconhecida oficialmente em 2010, durante o Congresso Mundial da IFBB, no Azerbaijão, a classe começou sendo introduzida nos campeonatos a partir de 2011.
Conheça mais detalhes sobre a categoria Bikini no fisiculturismo e aprenda mais sobre seus critérios a seguir.
Conheça a categoria Bikini
Exigindo menos massa muscular que nas outras categorias, a categoria Bikini preza por leveza e feminilidade, sem uma quantidade grande de massa e com um percentual de gordura ainda saudável.
Consequentemente, o dia a dia de uma atleta desta classe é composto por um treino um pouco menos intenso e menos comida na dieta.
A categoria Bikini é a categoria mais popular do fisiculturismo feminino lado da Wellness justamente por prezar esses fatores.
Principais características da categoria Bikini
Com isso explicado, a categoria Bikini possui algumas características específicas para suas atletas:
- Traços bem femininos;
- Aspecto de pele e cabelo saudáveis;
- Uniformidade do tom de pele;
- Proporcionalidade entre ombros, cintura e quadril (formato de ampulheta);
- Físicos atléticos e definidos, porém com volume muscular discreto e cintura fina;
- Glúteos e pernas bem trabalhados, porém sem “cortes” profundos.
Regras da categoria
As regras da categoria Bikini, assim como as outras categorias, variam conforme a competição e organização.
Porém, as atletas sempre são avaliadas de biquíni e salto alto, normalmente não sendo permitido salto plataforma e também biquínis fora do padrão.
Veja: Academia Ironberg: local, mensalidade e gympass
É comum algumas organizações pedirem para que as atletas tenham um biquíni reserva, para caso o principal esteja fora do padrão.
Cicatrizes ou tatuagens são aceitas, desde que não prejudiquem a avaliação dos juízes, ou sejam consideradas ruins esteticamente. Neste caso não haverá desclassificação, mas pode reduzir drasticamente a nota da participante.
Uma atleta com mais volume muscular do que o previsto não deve pegar uma boa colocação. Assim como outra que fuja do controle de gordura corporal, para mais ou para menos, dito nas regras.
Principais atletas da categoria Bikini
Ver essa foto no Instagram
A partir daqui iremos destacar as cinco melhores atletas da categoria Bikini na atualidade de acordo com o resultado da classificação do Mr. Olympia 2023, o show mais importante de fisiculturismo:
- Jennifer Dorie
- Maureen Blanquisco
- Ashley Kaltwasser
- Lauralie Chapados
- Elisa Pecini
Além das primeiras cinco colocadas do Miss Olympia 2023, não podemos deixar de citar as principais representantes do Brasil na categoria.
Como, por exemplo, a Angélica Teixeira, duas vezes campeã do Miss Olympia (2017 e 2018) e quatro vezes campeã do Arnold Classic Ohio.
Outra forte representante do Brasil na categoria é Elisa Valentim Pecini, mais conhecida como Isa Pecini, que faturou o título de Miss Olympia 2019. Na ocasião, Isa foi a atleta mais jovem a conquistar tal feito.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.