Faltando poucos dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os times que chegam com o favoritismo para a conquista da medalha de ouro já estão definidos. Dessa maneira, o Esportelândia traz para você uma análise detalhada sobre as maiores ameaças do Brasil na Olimpíada de Paris 2024 no vôlei masculino.
Fazendo parte do grupo B, o Time Verde e Amarelo está ao lado de fortes seleções, como Polônia, Japão e Egito. Para o azar da Seleção Brasileira, a equipe caiu no chamado Grupo da Morte.
A estreia do vôlei está marcada para 27 de julho, com os jogos da fase de grupos até o dia 4 de agosto. Na sequência, teremos o início do mata-mata, com as quartas de final. As semifinais estão previstas para os dias 7 e 8 de agosto.
Em parceria com o Sofascore, o Esportelândia traz para você quem são as maiores ameaças do Brasil na Olimpíada.
Análise dos adversários: maiores ameaças do Brasil na Olimpíada no vôlei masculino
Apesar de ter apenas três adversários na fase de grupos, vamos falar aqui sobre quem são as seleções que podem ser as maiores ameaças do Brasil na Olimpíada, imaginando que o país avance para a fase de mata-mata.
Grupo do Brasil em Paris 2024
- Itália
- Japão
- Polônia
- França
Seleção Italiana
Atual vice-campeã da Liga das Nações, a Itália conta com o talento da nova geração para fazer uma boa campanha na Olimpíada de Paris. Apesar da tradição mundial, a Azzura ainda busca o seu primeiro ouro olímpico.
Em Tóquio 2020, a equipe foi derrotada pela Argentina nas quartas de final, ficando sem chance de medalha. Em 2016, a Itália foi superada pelo time brasileiro na grande final.
No último duelo contra a seleção comandada por Bernardinho, a vitória foi do time europeu. Assim, a Azzura chega como uma das maiores ameaças do Brasil no vôlei.
Convocação dos jogadores da Itália no vôlei masculino para a Olimpíada de Paris 2024
- Levantadores: Simone Giannelli (capitão) e Riccardo Sbertoli
- Ponteiros: Alessandro Michieletto, Daniele Lavia, Luca Porro e Mattia Bottolo
- Centrais: Gianluca Galassi, Roberto Russo e Giovanni Sanguinetti
- Opostos: Yuri Romanò e Alessandro Bovolenta
- Líbero: Fábio Balaso
- Suplente: Gabriele Laurenzano (Líbero)
Melhores jogadores da Seleção da Itália de Vôlei Masculino
Alessandro Michieletto
- Altura: 211 cm
- Altura do ataque: 373 cm
- Altura do bloqueio: 355 cm
- Prêmios: 16
- Time: Itas Trentino (Itália)
- Pontos fortes: apesar da pouca idade, já é considerado um dos melhores atacantes do mundo. Com alcance impressionante que o permite superar os bloqueios adversários sem dificuldades. Na última edição da VNL, o ponteiro somou 123 pontos, sendo 94 de ataque, 16 de bloqueio e 14 de saque.
Simone Giannelli
- Altura: 200 cm
- Altura do ataque: 363 cm
- Altura do bloqueio: 335 cm
- Prêmios: 17
- Time: Sir Safety Perugia (Itália)
- Pontos fortes: com uma altura excepcional, um bom bloqueio e força no ataque, o levantador integra a lista das principais forças da equipe. Foram 40 pontos na VNL, 12 em bloqueios e sete aces – sendo destaque na sua posição.
Yuri Romanò
- Altura: 203 cm
- Altura do ataque: 354 cm
- Altura do bloqueio: 349 cm
- Prêmios: 4
- Time: Gas Sales Bluenergy Piacenza (Itália)
- Pontos fortes: aos 26 anos, o oposto é um dos grandes destaques da atual geração. Com inteligência e potência nos ataques a seu favor, Romanò terminou a última edição da Liga das Nações com 106 pontos.
Pontos fortes da Itália
A principal arma da Seleção Italiana é seu poderoso ataque. Além disso, conta com altos bloqueios e bons sacadores que são destaques mundialmente, a Itália é uma equipe muito difícil de ser superada.
Vale ressaltar também que o grupo italiano já joga junto há muito tempo, o que gerou um bom entrosamento entre os atletas. Onde já conquistaram o título mundial de 2022.
Pontos fracos da Itália
A Seleção Italiana tem um ponto de atenção em seu histórico nos Jogos Olímpicos, pois nunca conquistou a medalha de ouro – possuindo três pratas e três bronzes.
Além disso, apesar de boa altura, ataque, saque e bloqueio, a equipe italiana possui um detalhe que deve servir de alerta: o seu setor defensivo não é dos melhores do mundo, nem a recepção. Assim, o saque forçado do adversário pode causar estragos.
Seleção Japonesa
Crescendo nos últimos anos, o Japão vem figurando entre as principais equipes do mundo e tornou-se uma das maiores ameaças do vôlei do Brasil. Na recente edição da Liga das Nações, a equipe foi responsável por eliminar a poderosa Polônia e chegar à decisão do torneio contra a França.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o time Nippon foi eliminado pelo Brasil, ainda nas quartas de final. Visando reverter a última campanha na Olimpíada, a Seleção Japonesa conta com o talento de um dos melhores jogadores do mundo: Yūji Nishida.
Convocação dos jogadores do Japão no vôlei masculino para a Olimpíada de Paris 2024
- Levantadores: Akihiro Fukatsu e Masahiro Sekita
- Ponteiros: Yūki Ishikawa (capitão), Tatsunori Otsuka, Kentaro Takahashi, Ran Takahashi e Masato Kai
- Centrais: Taishi Onodera, Akihiro Yamauchi e Giovanni Sanguinetti
- Opostos: Yūji Nishida e Kento Miyaura
- Líbero: Tomohiro Yamamoto
- Suplente: Shoma Tomita (ponteiro)
Melhores jogadores da Seleção do Japão de Vôlei Masculino
Yūji Nishida
- Altura: 186 cm
- Altura do ataque: 346 cm
- Altura do bloqueio: 330 cm
- Prêmios: 11
- Time: Panasonic Panthers (Japão)
- Pontos fortes: apesar da pouca idade, já é considerado um dos melhores atacantes do mundo. Mesmo com baixa estatura, Nishida surpreende a todos com alcance impressionante e com as técnicas utilizadas, o que permite superar os bloqueios adversários sem dificuldades.
Yūki Ishikawa
- Altura: 192 cm
- Altura do ataque: 351 cm
- Altura do bloqueio: 327 cm
- Prêmios: 20
- Time: Sir Safety Perugia (Itália)
- Pontos fortes: capitão da seleção japonesa, Ishikawa se destaca dentre os ponteiros da geração atual. Astro da Superliga Italiana, Ishikawa é conhecido pelo seu bom ataque, tempo de bloqueio e saque.
Tomohiro Yamamoto
- Altura: 171 cm
- Altura do ataque: 301 cm
- Altura do bloqueio: 299 cm
- Prêmios: 4
- Time: Osaka Bluteon (Japão)
- Pontos fortes: ajudado pela baixa estatura, Yamamoto é um dos melhores líberos da atualidade. Assim, o jogador é responsável por promover as boas defesas e recepções da equipe.
Pontos fortes do Japão
A principal arma da Seleção Japonesa é seu volume de jogo, sendo uma das equipes referência quando o assunto é defesa e recepção. Além disso, conta com jogadores que são destaques mundialmente, o que torna o Japão uma equipe muito difícil de ser superada.
O time vem de uma surpreendente campanha na Liga das Nações 2024, conquistando a medalha de prata. Vale ressaltar também que o grupo japonês também já joga junto há alguns anos, o que gera um bom entrosamento entre os atletas.
Pontos fracos do Japão
A Seleção Japonesa tem um ponto de atenção em seu histórico de jogos. Sendo um dos times com a menor média de altura, o Japão enfrenta dificuldades para superar o bloqueio adversário.
Seleção Polonesa
Líder isolada do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a Polônia chega, mais uma vez, como a grande favorita ao ouro olímpico. Cabeça-de-chave do Grupo B, a equipe tem como adversários da fase classificatória Brasil, Itália e Egito.
No entanto, apesar do favoritismo, o último triunfo polonês em Jogos Olímpicos foi em Montreal 1976. Na oportunidade, a equipe foi medalhista de ouro. Dessa forma, é a favorita ao título e uma das maiores ameaças do Brasil na Olimpíada.
Convocação dos jogadores da Polônia no vôlei masculino para a Olimpíada de Paris 2024
- Levantadores: Grzegorz Łomacz e Marcin Janusz
- Ponteiros: Aleksander Śliwka, Kamil Semeniuk, Tomasz Fornal e Wilfredo León
- Centrais: Jakub Kochanowski, Mateusz Bieniek e Norbert Huber
- Opostos: Bartosz Kurek (capitão) e Łukasz Kaczmarek
- Líbero: Paweł Zatorski
- Suplente: Bartłomiej Bołądź (oposto)
Melhores jogadores da Seleção da Polônia de Vôlei Masculino
Wilfredo León
- Altura: 201 cm
- Altura do ataque: 385 cm
- Altura do bloqueio: 343 cm
- Prêmios: 60
- Time: Bogdanka LUK Lublin (Polônia)
- Pontos fortes: cubano naturalizado polonês, León é um dos principais destaques da equipe. Na última edição da VNL, mesmo sem jogar nas primeiras semanas devido à lesão, o ponteiro somou 80 pontos, sendo 60 de ataque, sete de bloqueio e 10 de saque.
Bartosz Kurek
- Altura: 205 cm
- Altura do ataque: 375 cm
- Altura do bloqueio: 340 cm
- Prêmios: 29
- Time: Grupa Azoty ZAKSA Kędzierzyn-Koźle (Polônia)
- Pontos fortes: com uma altura excepcional e muita força no ataque, Kurek é considerado por muitos um dos melhores de sua posição. Foram 70 pontos na VNL, seis em bloqueios e quatro aces.
Jakub Kochanowski
- Altura: 199 cm
- Altura do ataque: 346 cm
- Altura do bloqueio: 319 cm
- Prêmios: 15
- Time: Projekt Warszawa (Polônia)
- Pontos fortes: aos 27 anos, o oposto é mais um dos grandes destaques da Seleção Polonesa. Mesmo na reserva de Kurek, inteligência e potência nos ataques são suas principais marcas.
Pontos fortes da Polônia
Líder do ranking mundial, as principais armas da Seleção Polonesa são seu poderoso ataque e os ótimos sacadores, considerados destaques mundiais. Dessa forma, a equipe é tida a grande favorita ao título olímpico.
Além disso, vale ressaltar também que, dos 13 jogadores convocados, apenas dois não jogam na Liga Polonesa, o que gera um maior entrosamento.
Pontos fracos da Polônia
Apesar do poderio ofensivo, a equipe não se destaca no fundo de quadra, o que não proporciona grandes defesas e recepções. Somado a isso, o último triunfo da Polônia em Jogos Olímpicos foi em Montreal 1976.
Seleção Francesa
Dona da casa e atual campeã olímpica, a França chega como forte candidata ao título e também uma das maiores ameaças do vôlei do Brasil. Além disso, a equipe conquistou a medalha de ouro na última edição da Liga das Nações.
Antes de seu primeiro pódio em Olimpíada, conquistado em Tóquio 2020, a melhor marca francesa havia sido o 8º lugar em Seoul 1988. A equipe nunca era listada entre as favoritas. Para buscar seu segundo ouro olímpico, o time conta com um elenco remanescente de 2020, como Earvin N'Gapeth e Jenia Grebennikov.
Convocação dos jogadores da França no vôlei masculino para a Olimpíada de Paris 2024
- Levantadores: Antoine Brizard e Benjamin Toniutti
- Ponteiros: Earvin N'Gapeth (capitão), Kévin Tillie, Trévor Clévenot e Yacine Louati
- Centrais: Barthélémy Chinenyeze, Nicolas Le Goff e Quentin Jouffroy
- Opostos: Jean Patry e Théo Faure
- Líbero: Jenia Grebennikov
- Suplente: Timothée Carle (Ponteiro)
Melhores jogadores da Seleção da França de Vôlei Masculino
Benjamin Toniutti
- Altura: 183 cm
- Altura do ataque: 320 cm
- Altura do bloqueio: 310 cm
- Prêmios: 18
- Time: Jastrzębski Węgiel (Polônia)
- Pontos fortes: responsável por comandar o time e conhecido pelo seu jogo veloz, o levantador francês é uma das principais armas da equipe francesa. Aos 34 anos, Toniutti é remanescente do ouro olímpico em Tóquio 2020.
Earvin N'Gapeth
- Altura: 194 cm
- Altura do ataque: 358 cm
- Altura do bloqueio: 327 cm
- Prêmios: 27
- Time: Modena Volley (Itália)
- Pontos fortes: marrento por natureza, Earvin N’Gapeth é conhecido por incomodar os adversário psicologicamente. Entretanto, também é diferenciado quando o assunto é voleibol. O ponteiro é um dos principais atacantes da França e foi eleito MVP em Tóquio 2020.
Jenia Grebennikov
- Altura: 188 cm
- Altura do ataque: 345 cm
- Altura do bloqueio: 330 cm
- Prêmios: 32
- Time: Zenit St. Petersburg (Rússia)
- Pontos fortes: aos 33 anos, o líbero francês considerado por muitos o melhor da posição atualmente. Integra a Seleção principal desde 2011, além de ter sido eleito o melhor líbero na última edição dos Jogos Olímpicos.
Pontos fortes da França
A principal arma da Seleção Francesa é seu poderoso ataque em conjunto com o bloqueio. Além disso, conta com bons sacadores que são destaques mundialmente. Em resumo, a França é considerada uma equipe muito difícil de ser superada.
É válido ressaltar também um elenco já entrosado. A equipe francesa conta com vários jogadores que conquistaram a medalha de ouro em Tóquio 2020 e jogam juntos desde então.
Pontos fracos da França
Apesar de ser a atual campeã olímpica, historicamente, a França não apresenta um bom retrospecto na competição. Assim, pode deixar a desejar.
Além disso, mesmo tendo jogadores com boa estatura, ataque, saque e bloqueio, a equipe francesa possui um detalhe que deve servir de alerta: a sua recepção não é das melhores. Assim, o saque forçado do adversário pode ser a principal arma contra os donos da casa.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já conhece as maiores ameaças do Brasil no vôlei masculino, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Melhor jogador de vôlei do mundo! Top 10 atual e da história [2024]
- Quais os saques mais fortes do vôlei? [2024]
- Onde assistir à Olimpíada hoje na TV (26/07/24): agenda, horários e programação completa de Paris 2024
- Quadro de medalhas da Olimpíada de Paris 2024: confira ranking ao vivo
- Por que não tem automobilismo nas Olimpíadas? [2024]
- Brasileiros com mais participações nas Olimpíadas [2024]
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.