Quais são os saques mais fortes do mundo na atualidade? E quem foi o responsável? Com o aumento da tecnologia nas partidas de voleibol, tornou-se possível saber a velocidade de todos os movimentos, incluindo aqueles que iniciam o rally.
Diante disso, o Esportelândia conta para você os nomes dos jogadores de vôlei, tanto masculino quanto feminino, que entraram para a história por aplicarem verdadeiras pancadas dentro de quadra.
Vale ressaltar que, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não tem um ranking oficial com o os atletas. Sendo assim, apontamos os três saques mais velozes atualmente em ambos os naipes.
Os saques mais fortes do vôlei feminino
- 1º lugar: Ana Cristina de Souza (Brasil)
- 2º lugar: Tijana Boskovic (Sérvia)
- 3º lugar: Melissa Vargas (Turquia)
🚨 NOVO RECORDE! Ana Cristina Menezes, ponteira do Brasil, bateu o recorde de saque mais rápido do mundo com uma velocidade de 118 Km/h, o recorde anterior era de Tijana Bošković com um saque de 116 Km/h 😳pic.twitter.com/5HFGPthhlh
— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) May 16, 2024
Ana Cristina de Souza (Brasil)
Durante a primeira semana da Liga das Nações 2024, a jovem ponteira brasileira foi responsável por um feito histórico. Atuando em casa, no Rio de Janeiro, contra a Coreia do Sul, Ana Cristina sacou em uma velocidade de 118 km/h durante no terceiro set da partida, alcançando o novo recorde de saques mais fortes.
Tijana Boskovic (Sérvia)
Considerada por muitos a melhor jogadora do mundo atualmente, Tijana Boskovic quebrou a marca de Melissa Vargas durante o Torneio Europeu de 2023. Jogando contra a Seleção Eslovena, a estrela sérvia foi a maior pontuadora e apresentou um saque de 116km/h.
Melissa Vargas (Turquia)
Melissa Vargas foi responsável por sacar a 112km/h durante a realização do Campeonato Europeu 2023. A cubana naturalizada turca, inclusive, vem sendo um dos principais nomes do sucesso obtido pela atual geração da Turquia nos últimos anos.
Os saques mais fortes do vôlei masculino
- 1º lugar: Wilfredo León (Polônia)
- 2º lugar: Yūji Nishida (Japão)
- 3º lugar: Nimir Abdel-Aziz (Holanda)
Wilfredo León (Polônia)
Astro polonês, Wilfredo León é o primeiro colocado no posto de saque mais rápido do vôlei masculino, com uma pancada registrada em 134 km/h. No entanto, durante a realização do Campeonato Europeu 2023, o ponteiro ultrapassou seu próprio recorde ao sacar em 138km/h.
Yūji Nishida (Japão)
Ídolo japonês e considerado por muitos o melhor jogador da atualidade, Nishida fez história ao sacar a uma velocidade de 138 km/h e igualar a marca de León. O feito foi realizado durante a disputa da Liga das Nações 2024.
Nimir Abdel-Aziz (Holanda)
Em jogo válido pela Liga das Nações 2023, o holandês Nimir Abdel-Aziz por pouco não igualou o recorde de León e Nishida – ambos citados anteriormente. No duelo em questão, o astro europeu atingiu a marca de 137 km/h, contra o Irã, e entrou no top 3 de saques mais fortes do mundo.
Ver essa foto no Instagram
Para saber tudo o que anda rolando no vôlei brasileiro, acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte:
- Convocado por Bernardinho, jogador exalta oportunidade de redenção na Olimpíada de Paris 2024
- Bernardinho convoca Seleção Brasileira para a Olimpíada 2024
- Julia Kudiess vai participar da Olimpíada mesmo fora da lista de Zé Roberto Guimarães
- Ouro em risco? Duda e Ana Patrícia caem de desempenho às vésperas da Olimpíada
- Números de Kisy comprovam injustiça de Zé Roberto em convocação para Olimpíada
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.