A Netflix lançou recentemente, no dia 29 de março de 2024, o filme Jogo Bonito (The Beautiful Game, no idioma original) que conta a história de um treinador de futebol que está formando um time para disputar a Copa do Mundo dos Sem-Teto pela Seleção Inglesa.
O elenco de jogadores de futebol ingleses sem-teto, inclui o talentoso, mas problemático, atacante Vinny Walker. A equipe, liderada pelo técnico Mal Bradley, competirá em Roma no torneio anual global de futebol, a Homeless World Cup.
Filme Jogo Bonito, da Netflix, 17 referências reais ao futebol que você não percebeu
No roteiro de Jogo Bonito, é possível ver um grande potencial. Personagens com alto grau de complexidade, mas mal explorados, pois apesar de ser um filme longo, o enredo precisaria de mais tempo para ser construído.
Seria lindo ver cada personagem se destrinchar em um capítulo de uma série. Mas com tantas histórias rapidamente apresentadas, levam a curiosidade do telespectador a querer saber um pouco mais. Por isso, o enredo deixa a desejar.
Mas aqui nos demos ao “luxo” de analisar esportivamente o filme. Afinal, apesar de um filme com algumas bases reais, a história é fictícia, mas tem muitas referências ao futebol da vida real.
Logo, acreditamos que você não pegou algumas delas. Então, aqui vão 17 referências reais ao futebol no filme Jogo Bonito, da Netflix, que você não percebeu.
1 – Maradona aparece no filme Jogo Bonito, da Netflix
O filme começa mostrando crianças jogando em um campinho de futebol em algum lugar de Londres, na Inglaterra. Do lado de fora do gramado, atrás do gol, o protagonista do filme, Vinny, personagem de Micheal Ward, narra o jogo.
Durante a narração informal, acontece uma falta. Por ironia, ele chama a criança que vai cobrar a falta de ‘o melhor jogador de todos os tempos'. Quando vai ver a camisa do garoto para narrar, é de Diego Armando Maradona, o pior pesadelo dos ingleses.
Para quem não se lembra, foi no jogo entre Inglaterra x Argentina, na Copa do Mundo de 1986, que Maradona se tornou Deus. Isso porque o argentino marcou o famoso “gol de mão” (La Mano de Dios, em espanhol), que se popularizou no mundo do futebol.
Voltando ao jogo, Vinny parece surpreso com a criança usando uma camisa do Napoli com o nome de Maradona nas costas. Isso tudo nos primeiros minutos de filme. O grande detalhe é que existe uma grande rivalidade entre Inglaterra e Argentina no futebol devido à Guerra das Malvinas, daí a surpresa do personagem.
2 – Lionel Messi aparece 4 vezes no filme Jogo Bonito, da Netflix
No mesmo jogo das crianças, vários meninos usam camisas de diferentes times, mas a maioria é amante do Barcelona. Quando o garoto com a camisa de Maradona vai cobrar a falta, uma mágica barreira está disposta a impedir o gol.
Na barreira, que normalmente precisa ter jogadores altos, está recheada de Messis. No total são quatro: camisa do Barcelona amarela, camisa do Barça azul, a tradicional camisa azul-grená, e uma criança com a camisa 30 de Messi no PSG.
3 – David Beckham também está presente em Jogo Bonito
Entre o primeiro e o segundo Messi da barreira está David Beckham. Ou quase isso. Um dos meninos da barreira usa a camisa 7 do galã inglês. Ao invés de uma camisa do Real Madrid ou do Manchester United, ele era o único a vestir a camisa da Seleção Inglesa entre os jovens.
4 – Domínio do Barcelona
No lance da cobrança de falta que dá início ao filme Jogo Bonito, quatro crianças usam a camisa 10 de Lionel Messi, três do Barcelona e uma do PSG, mas ainda há mais dois garotos, que não mostra o número nas camisas, mas que vestem a camisa do Barça, mostrando a grande popularidade da equipe catalã na Europa.
5 – Grealish é a nova estrela da Inglaterra
Entre os meninos que jogam no campinho do início do filme, há duas camisas do Manchester City. Uma é do goleiro Alfie (não encontramos referência a um jogador de futebol, então, deduzimos ser o nome da criança mesmo), a tradicional camisa verde.
A outra camisa é a 10, mas não de Agüero, outro argentino que poderia mostrar um domínio hermano na Terra da Rainha, mas da nova sensação do futebol inglês, Jack Grealish. A camisa azul clara mesmo, de mandante.
6 – Técnico Mal Bradley (Jogo Bonito) é baseado na história de Craig McManus
Logo após o lance da cobrança de falta entre os garotos, o pequeno Maradona manda a bola para fora e ela cai nos pés de Vinny, que entra no gramado e começa a driblá-los sem dó. Um dos pais dos garotos entra no gramado para brigar com o protagonista. Eis então que surge a figura de Mal Bradley (personagem de Bill Nighy).
Na cena, ele pede que Vinny ajude Kevin (Tom Vaughan-Lawlor) a levar as bolas de futebol para o outro campo, para tirá-lo de uma possível encrenca. O pai do garoto reconhece o treinador e pergunta se ele viu seu filho jogando, como olheiro que costumava ser no filme.
Quem é Craig McManus na vida real?
Apesar de o filme não ser baseado em uma história real, o técnico Mal Bradley é vagamente inspirado em um jogador e técnico de futebol da vida real, Craig McManus. Mas quem é Craig McManus?
Nascido em Glasgow, na Escócia, por volta de 1976, iniciou sua vida no futebol jogando em clubes semiprofissionais de sua cidade natal. Então, se mudou para Edimburgo, capital da Escócia, em busca de trabalho, e arrumou emprego em recrutamento e seleção de empresas locais.
De acordo com o depoimento de Craig no site oficial da Homeless World Cup, ele lutou contra o vício nos últimos 20 anos. Em 2015, não só perdeu o emprego e a casa, mas também o pai. Depois disso, passou a viver nas ruas de Edimburgo.
A superação de Craig McManus
Craig entrou em um programa de dependência de drogas para voltar a sobriedade e encontrou uma nova vida no futebol. Enquanto estava hospedado em um albergue para viciados em recuperação, Craig conheceu o Street Soccer Scotland e tornou-se parte do programa.
Este albergue foi retratado no filme Jogo Bonito, da Netflix, onde Mal Bradley e sua equipe moravam. Craig não só encontrou a redenção através do esporte, como também tornou-se capitão da Seleção Escocesa de futebol sem-teto, participou de torneios internacionais e dedicou-se a ajudar outros em situação semelhante.
Posteriormente, McManus mudou-se para Londres, onde se envolveu em programas de futebol de rua para sem-teto. Sua jornada o levou a assumir papéis de liderança em organizações de caridade.
Primeiramente em Londres e depois na Escócia, onde agora trabalha como gerente de parceria na Street Soccer Scotland, continuando seu compromisso em ajudar comunidades marginalizadas através do futebol.
7 – Vinicius Junior no filme Jogo Bonito?
O personagem protagonista do filme é vivido por Micheal Ward, que dá vida a Vinny Walker. Apesar de ser negro, habilidoso, vestir a camisa 7 e se chamar Vini (na verdade, Vinny), não há nenhuma comprovação de que seja uma homenagem a Vinicius Junior.
Curiosidade: no exterior, Jogo Bonito é sinônimo de futebol arte, sem tradução mesmo. Na real, o personagem tem o apelido do astro do Real Madrid e da Seleção Brasileira, no filme se chama Vincent.
Depois de ser dispensado pelo West Ham, Vinny fica sem teto e se afasta de sua namorada, Ellie, e de sua filha, Evie. Ele quase nunca as vê e, embora a filha queira mais atenção dele, ele não está disponível. Vinny mora em seu carro quando é recrutado por Mal.
O jovem era uma criança prodígio, mas, quando adulto, foi demitido pelo West Ham por não ser “bom o suficiente”. Este ‘não' que recebeu abalou sua confiança e desde então o jogador está em decadência na vida, trabalhando como entregador em uma empresa que raramente tem entregas para ele fazer.
8 – Copa do Mundo dos Sem-Teto: evento real que acontece desde 2003
A Homeless World Cup (Copa do Mundo dos Sem-Teto) é um torneio anual de futebol organizado pela Homeless World Cup Foundation, uma organização social que defende o fim dos sem-abrigo através do futebol associativo. Foi cofundada por Mel Young e Harald Schmied em 2001 para defender uma solução global para os sem-abrigo.
A organização anualmente organiza um torneio de futebol onde competem equipes de moradores de rua de vários países. O torneio foi idealizado em 1999, mas o primeiro campeonato ocorreu em 2003, em Graz, na Áustria.
Em 2008, houve a primeira edição feminina, que se tornou recorrente a partir de 2010. A edição de 2011, em Paris, acontece abaixo da Torre Eiffel.
A Homeless World Cup tem várias seleções de diversos países, sendo 3 jogadores na linha, 1 goleiro e 4 atletas nos bancos de reserva.
As seleções tem um nome escolhido pelo técnico (a do Brasil é conhecida como Futebol Social, com o técnico Pupo Fernandes). A Homeless é patrocinada pela UEFA, Fundación Telmex e Nike Inc..
Confira todas as cidades-sedes
- 2003: Graz (Áustria)
- 2004: Gotemburgo (Suécia)
- 2005: Edimburgo (Escócia)
- 2006: Cidade do Cabo (África do Sul)
- 2007: Copenhague (Dinamarca)
- 2008: Melbourne (Austrália)
- 2009: Milão (Itália)
- 2010: Rio de Janeiro (Brasil)
- 2011: Paris (França)
- 2012: Cidade do México (México)
- 2013: Poznań (Polônia)
- 2014: Santiago (Chile)
- 2015: Amsterdã (Holanda)
- 2016: Glasgow (Escócia)
- 2017: Oslo (Noruega)
- 2018: Cidade do México (México)
- 2019: Cardiff (País de Gales)
- 2020: não teve devido a pandemia
- 2021: não teve devido a pandemia
- 2022: não teve devido a pandemia
- 2023: Sacramento( Estados Unidos)
- 2024: Seul (Coreia do Sul)
Desempenho do Brasil na Copa do Mundo dos Sem-Teto
O Brasil já sediou a Copa do Mundo dos Sem-Teto em 2010, em Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, e justamente nesse ano, com apoio da torcida, foi campeão no masculino e no feminino (ambos inéditos). Atualmente, o Brasil é tricampeão no masculino.
A Seleção Brasileira masculina é a segunda nação mais vitoriosa, junto com o Chile, com 3 títulos. Entretanto, tem 8 medalhas contra 6 dos chilenos. O México lidera com 4 conquistas.
Já no feminino, as mexicanas são soberanas, com 8 canecos, enquanto Brasil, Chile, Zâmbia e Quênia ficam em 2º lugar, todas com um título apenas. As brasileiras ficam com o 3º lugar em número de medalhas, com 4 (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes), contra 8 das chilenas e 11 das mexicanas.
Brasil masculino
- Campeão: 2010, 2013 e 2017
- 2º lugar: 2016
- 3º lugar: 2009, 2011, 2012 e 2023
- 4º lugar: 2003, 2014 e 2015
Brasil feminino
- Campeão: 2010
- 2º lugar: 2012
- 3º lugar: 2011 e 2014
- 4º lugar: 2018
9 – Raphinha aparece no filme
Enquanto Vinny pensa se vai jogar a Copa do Mundo dos Sem-Teto pela Seleção Inglesa, ele toma café (ou chá) em uma lanchonete. Na televisão, passa um jogo entre Leeds x West Ham.
Na partida da TV, o destaque foi Raphinha (ex-Leeds United e hoje no Barcelona e na Seleção Brasileira). O jogador brasileiro, então camisa 10 do Leeds, aparece no filme na TV da lanchonete. Não é tão claro, não mostra seu rosto ou a camisa, mas o lance da TV é real.
Para entender, o elenco de Jogo Bonito foi confirmado em 21 de agosto de 2021. A partida aconteceu em 25 setembro 2021, ou seja, próximo da data da gravação.
Na ocasião, Raphinha abriu o placar do jogo com um gol de fora da área. Minutos depois, mandou uma bola na trave, quase fazendo 2 x 0.
No lance da TV, mostra o time do West Ham na defesa, indo para o ataque pelo lado esquerdo, justamente onde atua Raphinha, ponta direita do ataque do Leeds. O jogo termina em 2 x 1 para o West Ham.
10 – Frase de Alex Ferguson em Jogo Bonito, da Netflix
Durante a chegada do elenco inglês à Roma, na Itália, para a Copa do Mundo dos Sem-Teto, a organizadora do evento, Gabriella, vai até o quarto dos ingleses dizer em qual grupo eles caíram.
Durante a conversa, ela revela que Japão, África do Sul e Portugal serão seus adversários na primeira fase. Neste contexto, ela cita que os ingleses são determinados, mas ruins e que levariam uma goleada dos sul-africanos.
Porém, ressalta que Mal Bradley já sabe como perder. Por fim, cita Sir Alex Ferguson: “Only true champions come out and show their worth after defeat- and I expect us to do that”.
“Os verdadeiros campeões mostram o seu caráter na derrota” – Alex Ferguson
11 – Frase de Pelé também aparece no filme
Logo na sequência da cena em que Gabriela tira sarro do time inglês de Mal Bradley, o treinador responde, poeticamente, com a frase do maior jogador de futebol de todos os tempos, simplesmente Pelé:
“Quanto mais difícil a vitória, maior a alegria de vencer” – Pelé
12 – Goleada da Inglaterra sobre Portugal por 5 x 2 no filme aconteceu na vida real
A goleada da Inglaterra sobre Portugal por 5 x 2 é uma referência a maior goleada do confronto. Este placar realmente existiu, em um amistoso, em 1951. Para entender, temos que voltar a 19 de maio de 1951. Goodison Park, Liverpool, Inglaterra.
A equipe local recebia os portugueses para um amistoso. O jogo começou insano. Com apenas 1 minuto de jogo, Bill Nicholson abriu o placar para os mandantes. No 2º minuto de partida, Patalino empatou para Portugal.
Aos 9′, Jackie Milburn colocou os ingleses na frente de novo. Já no 2º tempo, aos 3 minutos, Albano empatou. Aos 30′, Tom Finney fez 3 x 2 para a Inglaterra. Aos 38′, Milburn ampliou e, no último minuto, Harold Hassall fechou a goleada por 5 x 2.
13 – O personagem Vinny Walker ensina Cal a fazer o famoso Giro de Cruyff
Durante o filme Jogo Bonito, Cal e Vinny treinam juntos, apenas os dois. Como Vinny já foi profissional, é um excelente driblador e sabe que seus colegas de time são extremamente limitados, ele ajuda o colega o ensinando um famoso drible: Giro de Cruyff, o Cruyff Turn.
O Giro de Cruyff é um drible evasivo usado no futebol e nomeado em homenagem ao lendário jogador holandês Johan Cruyff. A primeira vez que o craque fez o drible foi na fase de grupos da Copa do Mundo de 1974.
Aos 24 minutos, contra a Suécia, Cruyff fingiu um passe antes de arrastar a bola atrás da perna de apoio, girar 180 graus e acelerar. Com sua simplicidade, eficácia e imprevisibilidade, o Giro de Cruyff continua sendo um dos dribles mais reconhecidos no futebol moderno.
Vale ressaltar que é impossível creditar com precisão o dono do drible. A finta se popularizou com Cruyff a fazendo, mas, para se ter uma noção, Pelé já fazia este drible na década de 1960.
14 – Vinny comenta com 1h31 de filme que foi jogador do West Ham
Já caminhando para o final do filme, Vinny revela que o motivo de sua soberba com os colegas amadores do time é porque ele foi profissional do West Ham e acabou sendo dispensado. Jogo Bonito mostra o drama do camisa 7 que não superou a dispensa do clube.
A saber, ele trata os demais jogadores da Seleção Inglesa de Sem-Teto como fracos, sem talento e com um ar de superioridade.
Obviamente, durante o filme, realmente é possível ver a qualidade acima da média de Vinny, mas a obra visa mostrar que não é a habilidade que importa, mas, sim, o comprometimento.
15 – Bob Moore e Geoff Hurst são mencionados em Jogo Bonito
Enquanto Vinny esbraveja com os colegas de time que foi jogador profissional do West Ham, ele menciona nomes como Bob Moore e Geoff Hurst.
Moore foi capitão da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966 e deu duas assistências para Hurst, grande artilheiro do time que fez três gols na final daquela Copa. Na cena, ele diz que jogou no mesmo clube que estas lendas.
16 – Eric Cantona é mencionado após o fim do filme em uma cena pós-crédito
O francês Eric Cantona, lenda do Manchester United, virou mais uma referência em Jogo Bonito. Após o fim do filme, enquanto os créditos começam a aparecer, algumas outras cenas vão passando.
Em uma delas, Mal Bradley pergunta em retórica a Aldar o que aconteceu em 1993 no Manchester United em uma palavra e já responde: Eric Cantona. Aldar questiona: são duas palavras!
Na cena do filme da Netflix, Bradley quer motivar Aldar durante um jogo. Como o jogador tem uma memória surreal, o treinador forçou-a para tentar arrascar motivação extra.
O que ele queria dizer era que a campanha do Manchester United em 1993 decepcionante até a contratação de Cantona.
Campanha do Manchester United após a chegada de Eric Cantona
Os Red Devils estavam ficando para trás na corrida pelo primeiro título da Premier League para equipes como Aston Villa, Blackburn Rovers, Norwich City e Queens Park Rangers.
O principal problema era marcar gols. Com a chegada de Cantona, que se adaptou rapidamente, o United só perdeu duas vezes.
Assim, com 10 pontos de vantagem, voltaram a ser campeões após 26 anos. Além disso, venceram também em 1993 a FA Charity Shield.
17 – A carreira de Bebé, ex-jogador do Manchester United, começou na Copa do Mundo dos Sem-Teto
O jogador português Bebé foi contratado em 2010 pelo Manchester United, de Alex Ferguson, sem nunca tê-lo visto jogar, nem mesmo em vídeo. Ele acabou sendo um erro e jogou apenas dois jogos da Premier League antes de ser emprestado para vários clubes.
Mas poucos sabem de onde o garoto veio. Bebé cresceu nos arredores de Lisboa e, junto aos seus dois irmãos mais velhos, se metia em problemas. Sua avó – que os criava – temia que Bebé seguisse o caminho errado.
Então, a senhora fez uma escolha difícil: o colocou num orfanato. No começo, ela disse que o menino iria para uma casa de férias e ficaria lá apenas sexta, sábado e domingo. Porém, ficou lá por 10 anos.
O que para muitos seria uma experiência amargurada, Bebé viu como aprendizado, apesar de morar numa casa com 150 crianças, de diferentes idades e nacionalidades.
Bebé na Seleção Portuguesa de Sem-Teto?
Bebé não chegou a atuar pela Seleção Portuguesa na Copa do Mundo de Sem-Teto. De fato, sua carreira começou na Homeless World Cup Foundation, a instituição de caridade que organiza o campeonato.
Bébé vivia na Casa do Gaiato, abrigo dos arredores de Lisboa, quando foi convidado, com outros 3 amigos do abrigo, para jogar futebol com o CAIS, a organização portuguesa responsável pela seleção do Homeless World Cup.
Bebé os representou no European Street Football Festival, realizado na Bósnia, em maio de 2009. Em entrevista à ESPN, Bebé relatou como foi seu desempenho.
Bebé falando sobre sua participação no campeonato dos sem-tetos
“Eram 4 rapazes e 4 meninas de cada país. Foi uma experiência incrível. Havia gente de toda a Europa. O primeiro jogo foi contra a França, creio. Estávamos perdendo por 3 x 0.
Entrei e marquei 6 gols. A partir daí foi uma loucura. Não conseguia nem andar, era o centro das atenções. Marquei 40 gols em 6 jogos.
Quando voltei para Portugal, tudo começou. Muitas equipes estavam interessadas. Newcastle, Marítimo, Belenenses, Vitória de Guimarães… Mas eu não quis ir e voltei para o orfanato”.
Retorno para Portugal e profissionalização
No mesmo ano, assinou pelo Estrela da Amadora, um pequeno clube da periferia de Lisboa, que jogava na 3ª divisão portuguesa.
Em um ano foi para o Vitória de Guimarães, clube da 1ª divisão de Portugal. O Manchester United foi alertado por seu potencial e pagou uma cláusula de rescisão de 18 milhões de reais.
Rodou por alguns clubes como Besiktas, Rio Ave, Paços de Ferreira, todos por empréstimo do Manchester United. Em 2014, assinou em definitivo com o Benfica.
Foi emprestado ao Córdoba e Rayo Vallecano. O bom desempenho na La Liga o garantiu um contrato com o Eibar, mas acabou emprestado ao Vallecano novamente e comprado em 2018.
Ficou 4 temporadas no Rayo e foi emprestado em 2022/23 para o Real Zaragoza, onde passou mais um ano.
Já em 2023/24, voltou ao Rayo Vallecano onde tem 4 gols em 18 jogos. O jogador é o camisa 10 do clube espanhol. Apesar de nascido em Portugal, por ter ascendência cabo-verdiana, decidiu defender a Seleção de Cabo Verde.
Ver essa foto no Instagram
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.