Nos últimos anos, os torcedores de futebol em todo o mundo se acostumaram a ver o Manchester City na briga pelos títulos mais importante da Inglaterra e da Europa.

Em campo, astros como o belga Kevin de Bruyne e Kun Agüero conduziram o clube a conquistas. No banco, a missão de comandar as estrelas ficou o multicampeão Pep Guardiola.

Porém, nem sempre a história do Manchester City foi recheada de glórias. O clube chegou a figurar na Terceira Divisão do futebol inglês.

E agora é a hora de relembrar toda a trajétoria do time azul de Manchester. Reveja todos os títulos, os ídolos do passado, os grandes artilheiros e os maiores treinadores do City!

História do Manchester City

O Manchester City foi fundado em 1880, inicialmente como St. Mark's (West Gorton). Em 1887, o clube passou a se chamar Ardwick Association Football Club. Já a mudança para Manchester City Football Club aconteceu em 16 de abril de 1984.

A primeira participação do clube na Primeira Divisão do Campeonato Inglês foi na temporada 1899/1900, um ano depois de conquistar o título da Segunda Divisão. 

Desde então, foram mais de 90 temporadas na elite do futebol inglês, além de 25 na Segunda Divisão e uma na Terceira Divisão.

Primeiros títulos do Manchester City

A primeira grande conquista da história do Manchester City veio em 1904, com o título da FA Cup. Na final, a equipe superou o Bolton Wanderers por 1 a 0.

Uma nova era de conquistas veio na década de 1930. Um ano depois de ser vice-campeão da FA Cup, o City conquistou seu segundo título em 1934, com vitória sobre o Portsmouth.

Três anos depois, em 1937, o Manchester City se sagrou campeão do Campeonato Inglês pela primeira vez em sua história.

O bicampeonato nacional do City foi conquistado na temporada 1967/1968, com vitória sobre o Newcastle na última rodada. Os citizens ficaram dois pontos à frente do arquirrival United.

Primeiro título europeu do Manchester City

Manchester City campeão da Recopa Europeia em 1970
Manchester City foi campeão da Recopa Europeia em 1970

Depois de dois títulos do Campeonato Inglês, o Manchester City conquistou seu primeiro título europeu. Campeão da Copa da Inglaterra na temporada anterior, o time se classificou para a Recopa Europeia.

No torneio continental, o City eliminou Athletic Bilbao (Espanha), Lierse Sportkring (Bélgica), Académica de Coimbra (Portugal) e Schalke 04 (Alemanha) até chegar à final contra o Górnik Zabrze, da Polônia. 

Na decisão, o time inglês conquistou o título da Recopa Europeia de 1969/1970 com vitória por 2 a 1.  

História do Manchester City na Premier League

O City é um dos 22 clubes que fundaram a Premier League na temporada 1992/1993. Nos primeiros anos da nova era do Campeonato Inglês, o clube passou a conviver com temporadas muito negativas, enquanto seu arquirrival United começava a empilhar taças sob o comando de Sir Alex Ferguson.

Sempre com o escocês no comando, os Red Devils conquistaram 13 títulos da Premier League e se tornaram os maiores campeões do Campeonato Inglês. Já o City foi rebaixado para a Segunda Divisão em 1996 e, na temporada 1997/1998, caiu para a Terceira.

Os citizens voltaram à elite na temporada 2000/2001, mas caíram novamente para a Segunda Divisão. O retorno definitivo aconteceu com o título da EFL Championship em 2001/2002.

Entre 2002 e 2007, o City passou por um período de estabilidade na Premier League. A ascensão começou quando o clube muda de donos. 

Ascensão do Manchester City com novos donos

Em 2007, o Manchester City foi comprado pelo ex-Primeiro-Ministro da Tailândia Thaksin Shinawatra, que contratou o ex-técnico da Inglaterra Sven-Göran Eriksson. Já em setembro de 2008, foi a vez do bilionário xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, se tornar o novo proprietário.

“Sob nova direção”, o City passou a figurar com frequência entre os primeiros colocados da Premier League. Em 2010/2011, o clube encerrou um jejum de 35 anos sem títulos, ao vencer a Copa da Inglaterra.

Na temporada seguinte, foi a vez de encerrar o jejum do Campeonato Inglês. Com uma emocionante virada sobre o Queens Park Rangers nos acréscimos da última rodada, o Manchester City conquistou o seu primeiro título da Premier League, superando o United, que terminou com a mesma pontuação mas saldo de gols inferior.

Foram 44 anos de espera dos citizens por um título da Primeira Divisão da Inglaterra.  

 

Campeão da Premier League, o Manchester City se consolidou como uma das principais forças do futebol inglês. Na última década, foram quatro títulos nacionais, totalizando seis conquistas. 

Quem é o dono do Manchester City?

Mansour bin Zayed Al Nahyan, xeque dono do Manchester City
Mansour bin Zayed Al Nahyan é o xeque dono do Manchester City

Você conhece Mansour bin Zayed Al Nahyan? Este é o nome do xeque dos Emirados Árabes Unidos e membro da família real de Abu Dhabi que é dono do City Football Group (CFG), proprietário de alguns clubes de futebol do mundo, entre eles o Manchester City.

Além do clube inglês, o CFG é dono integralmente ou possui parte do Montevideo City (Uruguai), Melbourne City (Austrália), Sichuan Jiuniu (China), New York City (Estados Unidos), Mumbay City (Índia), Girona (Espanha), Yokohama Marinos (Japão) e Lomell SK (Bélgica).

O City Football Group é uma holding que pertence 77% ao fundo soberano de Abu Dhabi, cuja maior parte das aplicações financeiras são derivadas de lucros do petróleo. O restante do CFG pertence a um consórcio chinês.

Porém, é importante destacar que o CFG não é o único dono do Manchester City.

Em novembro de 2019, o City Football Group vendeu pouco mais de 10% do clube inglês ao grupo de investimentos americano Silver Lake Partners por US$ 500 milhões. 

A partir dessa transação, o Financial Times calculou o valor do Manchester City em US$ 4,8 bilhões. 

Vá além do Futebol! Confira também:

Quais são os títulos do Manchester City?

maiores times da inglaterra manchester city
Manchester City é um dos maiores times da Inglaterra na atualidade

O Manchester City é hexacampeão inglês. O clube já conquistou 4 títulos da Premier League, todos desde a temporada 2011/2012. As quatro conquistas na nova era se juntaram a dois títulos do Campeonato Inglês conquistados em 1936/1937 e 1967/1968.

Entre títulos nacionais, o City tem também 6 taças da Copa da Inglaterra (FA Cup), 7 taças da Copa da Liga Inglesa e outras 6 da Supercopa da Inglaterra, chamada de Community Shield.

Por enquanto, o Manchester City tem apenas um título europeu, conquistado em 1969/1970. Naquela temporada, o time inglês foi campeão da extinta Recopa Europeia, com vitória sobre o Górnik Zabrze, da Polônia. 

Apesar de seus grandes investimentos nas últimas temporadas, o City ainda não disputou finais da Champions League. 

A melhor campanha dos citizens na Liga dos Campeões da Uefa foi em 2016, quando chegou às semifinais e foi eliminado pelo Real Madrid. Depois de empate sem gols no Etihad Stadium, o time espanhol venceu por 1 a 0 no Santiago Bernabéu. 

Títulos do Manchester City

  • Títulos do Campeonato Inglês/ Premier League: 6 (1936-37, 1967-68, 2011-12, 2013-14, 2017-18 e 2018-19)
  • Títulos da Copa da Inglaterra (FA Cup): 6 (1904, 1934, 1956, 1969, 2011 e 2019)
  • Títulos da Copa da Liga Inglesa: 7 (1970, 1976, 2014, 2016, 2018, 2019 e 2020)
  • Títulos da Supercopa Inglesa (Community Shield): 6 (1937, 1968, 1972, 2012, 2018 e 2019)
  • Títulos da Recopa Europeia: 1 (1969-1970)

Maiores jogadores da história do Manchester City

  • Billy Meredith
  • Bert Trautmann
  • Alan Oakes
  • Mike Summerbee
  • Francis Lee
  • Colin Bell
  • Yaya Touré
  • Vincent Kompany
  • David Silva
  • Sergio Agüero

Billy Meredith

Billy Meredith maiores jogadores do Manchester City
O “Mago Galês” Billy Meredith foi o primeiro grande ídolo do Manchester City

Billy Meredith foi o primeiro grande jogador do Manchester City. Apelidado de “Mago galês”, ele chegou ao clube em 1894 e ajudou no acesso à Primeira Divisão em 1898/1899. Foi dele também o gol do primeiro título do City na Copa da Inglaterra, em 1904.

A primeira passagem de Billy Meredith pelos citizens foi encerrada em 1906, antes de defender o Manchester United por 15 anos. Aos 46, ele retornou ao City. E aos 49 anos e 245 dias, tornou-se o jogador mais velho a atuar pelo clube.

Com 105 gols marcados, Billy Meredith é o quinto maior artilheiro da história do Manchester City.

Bert Trautmann

Bert Trautmann maiores jogadores da história do City
Trautmann sofreu choque no pescoço, deslocou vértebras e seguiu em campo para ser campeão pelo City

O goleiro alemão Bert Trautmann tem uma das trajetórias mais polêmicas da história do Manchester City. Sua carreira começou apenas aos 25 anos, depois de ele ter sido preso pelos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de cumprir pena, ele se recusou a voltar à Alemanha e se estabeleceu como agricultor e goleiro do St. Helens Town. Em 1949, quatro anos depois do fim da guerra, ele foi contratado pelo City sob protestos da torcida, que ainda o via como um inimigo.

Trautmann defendeu o Manchester City por 15 anos. O momento mais emblemático dessa trajetória foi na final da Copa da Inglaterra de 1956. Naquela época, não eram permitidas substituições e o goleiro permaneceu em campo mesmo depois de ter sofrido um choque no pescoço e deslocado cinco vértebras. Sua superação foi fundamental para o título dos citizens.

Em 2004, Trautmann foi condecorado com o título honorário de Cavaleiro do Império Britânico (Order of the British Empire – OBE).

Alan Oakes

Alan Oakes maiores jogadores do Manchester City
Alan Oakes é recordista de jogos na história do Manchester City

Revelado pelo próprio Manchester City, Alan Oakes chegou ao time profissional em 1960 e se tornou o jogador com mais partidas disputadas na história do clube. Foram 680 jogos ao longo de 17 temporadas.

Oakes foi campeão da primeira e da segunda divisão inglesas, além de fazer parte do elenco que conquistou o único título europeu do City até aqui, a extinta Recopa Europeia.

Mike Summerbee

Mike Summerbee maiores jogadores do Manchester City
Mike Summerbee foi um dos protagonistas da série de títulos no fim dos anos 1960

Mike Summerbee chegou ao Manchester City em 1965 e conquistou sete títulos pelo clube, entre eles o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Recopa Europeia.

O atacante defendeu o City até 1975, com mais de 400 partidas disputadas.

Francis Lee

Francis Lee maiores jogadores do Manchester City
Francis Lee marcou 10 gols em clássicos contra o Manchester United

Francis Lee é mais um integrante da era de títulos do Manchester City no fim da década de 1960. Foi campeão inglês em 1967/1968 e da Recopa Europeia em 1969/1970.

Sétimo maior artilheiro do City, com 148 gols, Lee era o maior goleador da história do derby de Manchester até 2013. Naquele ano, o seu recorde de 10 gols foi quebrado por Wayne Rooney, ex-atacante do United.

Colin Bell

Colin Bell maior jogador do Manchester City
O ‘King' Colin Bell é reverenciado como um dos maiores ídolos do City

Apelidado de The King, ou O Rei, pela torcida do Manchester City, Colin Bell é tido por muitos como o maior jogador da história do clube. Ele jogou com a camisa azul em 500 partidas e marcou 153 gols.

Colin Bell poderia ter marcado mais gols e tido ainda mais presenças em campo se uma grave lesão no joelho sofrida quando tinha 29 anos, num jogo contra o Manchester United, não tivesse interrompido sua carreira durante dois anos. Ele chegou a voltar aos gramados, mas encerrou a carreira prematuramente duas temporadas depois.

Em 2004, após uma votação entre torcedores, um dos setores do City of Manchester Stadium, atualmente Etihad Stadium, foi nomeado como “Colin Bell Stand”.

Yaya Touré

yaya toure manchester city
Touré foi tricampeão da Premier League pelo City

Um dos melhores jogadores africanos da história do futebol, Yaya Touré atingiu o auge de sua carreira no Manchester City. 

Contratado do Barcelona em 2010/2011, Touré foi tricampeão da Premier League, disputou 316 jogos pelo City e marcou 79 gols.

Ao todo, ele conquistou sete títulos pelo clube, incluindo a Copa da Inglaterra logo na sua primeira temporada, com gols marcados na semifinal contra o Manchester United e na final contra o Stoke City. 

O ex-camisa 42 se despediu dos citizens em 2017/2018.

Vincent Kompany

Kompany Manchester City
Kompany foi o capitão da era mais gloriosa do Manchester City

O zagueiro belga Vincent Kompany foi o grande capitão da era mais gloriosa do Manchester City. Ele foi contratado pelo clube em 2008, aos 22 anos, e se despediu do clube somente em setembro de 2019.

Kompany disputou 360 jogos pelo Manchester City e conquistou 12 títulos. Um de seus momentos mais marcantes foi o gol de fora da área contra o Leicester na reta final da Premier League de 2018/2019.

No primeiro título do City na Premier League, ele já havia marcado um gol decisivo em clássico contra o Manchester United, deixando os citizens na liderança do campeonato a duas rodadas do fim.

David Silva

Modo carreira Fifa 20 jogadores em fim de contrato
David Silva defendeu o Manchester City por 10 anos e conquistou 13 títulos

Um dos melhores meias da Espanha em todos os tempos, David Silva foi relevado pelo Valencia e contratado pelo Manchester City em 2010. Sua trajetória no clube chegou ao fim depois da temporada 2019/2020.

Ao longo de uma década, Silva foi tetracampeão da Premier League e conquistou, ao todo, 13 títulos. Foram 436 jogos, sendo 70 deles em competições europeias.

O camisa 21 seguiu para a Real Sociedad depois de se despedir do City.

Sergio Agüero

aguero city
Kun Agüero é o maior artilheiro da história do Manchester City

Sérgio Agüero é o maior artilheiro da história do Manchester City, com 254 gols marcados nos 370 jogos disputados pelo clube até o fim da temporada 2019/2020.

Somente isso já justificaria a presença de Kün Aguero entre os maiores jogadores da história do City, mas o argentino ainda acumulou 13 títulos até o fim de 2019/2020, sendo decisivo em muitos deles.

No primeiro título da Premier League, foi de Agüero o gol nos minutos finais contra o Queens Park Rangers, garantindo a virada e a conquista do título inglês depois de 44 anos de espera.

O atacante argentino defende o City desde julho de 2011, quando foi contratado do Atlético de Madrid. Na lista dos maiores da história do clube, ele é o único que ainda defende os citizens. 

 

Maiores artilheiros da história do Manchester City

1- Sergio Agüero – 254 gols

2 – Eric Brook – 177 gols

3 – Tommy Johnson – 166 gols

4 – Colin Bell – 153 gols

5 – Joe Hayes e Billy Meredith – 152 gols

7 – Francis Lee – 148 gols

8 – Tommy Browell – 139 gols

9 – Billie Gillespie e Fred Tilson – 132 gols

Maiores técnicos da história do Manchester City

  • Joe Mercer
  • Roberto Mancini
  • Manuel Pellegrini
  • Pep Guardiola

Joe Mercer

Joe Mercer maiores técnicos do Manchester City
Joe Mercer foi campeão inglês e da Recopa Europeia pelo Manchester City

Joe Mercer é o treinador que conquistou o único título europeu da história do Manchester City. Além de ter sido campeão da Recopa Europeia em 1970, ele foi campeão inglês em 1967-68 e conquistou a FA Cup em 1969 e a Copa da Liga Inglesa em 1970.

Antes de o City se tornar um dos clubes mais ricos do mundo nas últimas décadas, Joe Mercer era reconhecido como o maior técnico da história do clube. Mais recentemente, outros comandantes tiveram momentos de muitas glórias à frente dos citizens.

Roberto Mancini

Roberto Mancini técnico da Itália
Roberto Mancini conquistou o primeiro título da Premier League do City

O italiano Roberto Mancini foi o responsável por comandar o Manchester City no primeiro título da Premier League em sua história, com a impressionante virada sobre o QPR nos acréscimos do segundo tempo da última rodada.

Mancini encerrou um jejum de 44 anos do City no Campeonato Inglês e um jejum de 35 anos do clube sem qualquer título. Ele foi campeão também da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra.

Manuel Pellegrini

Manuel Pellegrini campeão da Premier League pelo Manchester City
Manuel Pellegrini foi campeão da Premier League pelo Manchester City

O chileno Manuel Pellegrini foi contratado em junho de 2013 para substituir Roberto Mancini. Logo na sua primeira temporada, foi campeão da Premier League e da Copa da Liga Inglesa.

Assim, ele se tornou o primeiro técnico nascido fora da Europa a ser campeão da Premier League.

Em junho de 2016, Pellegrini deixou o cargo de técnico do Manchester City. Em toda a história do clube, ele é o comandante com o terceiro melhor aproveitamento, tendo somado 59,88% dos pontos que disputou.

Pep Guardiola

pep guardiola tecnico
Guardiola foi bicampeão inglês como treinador do Manchester City

O treinador com melhor aproveitamento na história do Manchester City é Pep Guardiola. Depois de anos gloriosos à frente do Barcelona e do Bayern, o espanhol chegou ao futebol inglês na temporada 2016/2017.

Na sua primeira temporada, Guardiola enfrentou dificuldades e pela primeira vez na carreira não conquistou títulos. Já nas duas temporadas seguintes, dominou a Premier League e se tornou bicampeão inglês.

Guardiola já somou a seu currículo um tricampeonato da Copa da Liga Inglesa, um título da Copa da Inglaterra e um bicampeonato da Supercopa da Inglaterra.

A temporada do primeiro título inglês de Guardiola à frente do City foi acompanhada de perto na série All or Nothing (Tudo ou Nada), uma produção do Amazon Prime Video, que está, sem dúvidas, entre as melhores séries de futebol.

Elenco do Manchester City para temporada 2020/2021

  • Goleiros: Ederson e Scott Carson
  • Laterais-direitos: Kyle Walker e João Cancelo
  • Zagueiros: Nathan Aké, Aymeric Laporte, John Stones, Nicolas Otamendi e Eric Garcia
  • Laterais-esquerdos: Benjamin Mendy e Oleksandr Zinchenko
  • Meio-campistas: Ilkay Gundogan, Kevin De Bruyne, Fernandinho, Rodrigo, Phil Foden, Bernardo Silva e Riyad Mahrez
  • Atacantes: Raheem Sterling, Gabriel Jesus, Sergio Agüero e Ferran Torres

Artigos Esportivos do Manchester City

Em fevereiro de 2019, o Manchester City assinou um contrato por 10 anos com a Puma. Pelo acordo, a marca de material esportivos pagará 65 milhões de libras anuais ao clube durante uma década.

A seguir, apresentamos algumas das camisas e dos materiais do City fabricados pela Puma!

Camisa do Manchester City

uniforme titular manchester city 2019 20

terceiro uniforme manchester city 2019 20

uniforme reserva manchester city 2019 20

Nas últimas temporadas, o Manchester City mostrou que será competitivo em qualquer competição que disputar. No banco de reservas, a equipe já conta com toda a genialidade de Pep Guardiola. Em campo, Kevin de Bruyne é quem comanda a equipe. E ainda há a possibilidade de Lionel Messi se torna mais um membro dos citizens!

O futuro do City parece tão promissor quanto as últimas temporadas. Resta aos fãs do clube aguardar e torcer por mais títulos.

Aproveite para alimentar sua paixão por futebol com mais conteúdos:

*Última atualização em 27 de agosto de 2020

Salvar