O fisiculturista Matheus Pavlak, de 19 anos, faleceu em Blumenau, no Vale do Itajaí, neste domingo (1), após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência.
Matheus competia em eventos de fisiculturismo na cidade e na região. O atleta era filho do 2º Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Joel Marcelino Pavlak, e começou no esporte para perder peso.
Promessa do fisiculturismo é encontrada morta em sua residência
Matheus sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, o socorro chegou a ser acionado com um helicóptero junto com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu). No entanto, o jovem já não tinha mais vida.
O treinador de Matheus, Lucas Chegatti, comentou de forma emocionante sobre a perda do fisiculturista em uma rede social:
Um garoto espetacular que nos deixa cedo, uma fatalidade que nos pegou de surpresa. Tinha um futuro brilhante pela frente, um atleta de respeito. Deus tem seus planos, difícil de entender, falta palavras para dizer o peso que tem no meu coração.
Matheus era uma promessa do Brasil no fisiculturismo e já tinha bons resultados em sua breve carreira. Em maio de 2024, o jovem foi primeiro lugar na categoria bodybuilder e sexto na classic physique em um evento realizado em Santa Catarina.
Ver essa foto no Instagram
As drogas no fisiculturismo e o risco de morte
O assunto claramente repercutiu no mundo fitness, já que envolvia diretamente a perda de uma jovem promessa do fisiculturismo.
Em termos breves, quando isto acontece é comum que o cenário do fisiculturismo aponte alguns culpados. Neste sentido, os esteroides anabolizantes, comuns na modalidade, acabam sendo apontados como os culpados por mortes precoces no esporte.
Estudos já comprovaram que a utilização da anabolizantes leva ao usuário consequência significativas na saúde cardiovascular e podem entregar hipertrofia na região, ocasionando problemas severos e irreversíveis.
Por outro lado, a família do atleta não alegou ou publicou alguma nota afirmando a real causa da morte, além da fatídica parada cardiorrespiratória.
Ainda assim, foi comum encontrar comentários da mídia do esporte com os fãs alegando veementemente que as drogas foram o principal ponto para o resultado da tragédia.
Por fim, pontua-se que o atleta não afirmava ser natural (não usuário de anabolizantes) em suas redes. O que pode colocar um ponto importante na história ao considerar que ele era, de fato, usuário.
Siga no mundo do fisiculturismo e confira também mais algumas notícias sobre o assunto aqui no Esportelândia:
- Urs Kalecinski fala a verdade sobre a disputa da Classic no Mr.Olympia 2024 e deixa Ramon de fora
- Quem é o famoso fisiculturista que coIocou Italo Ferreira no Finals da WSL 2024?
- Caike Pro na Classic Physique: a mudança de categoria que impactou o fisiculturismo brasileiro
- Ramon Dino subiu na Open e espantou Derek Lunsford e Cbum (vídeo)
- Ramon Dino, Cbum, Derek Lunsford, Francielle e outros gigantes estão confirmados no Pittsburgh Pro 2024
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.