Na manhã deste sábado (7), a brasileira Rebeca Andrade desbancou a favorita Simone Biles e ganhou a medalha de ouro no salto no Mundial de Ginástica Artística 2023, disputado na cidade de Antuérpia, na Grécia.

Quando a guarulhense de 24 anos subiu no lugar mais alto do pódio para receber a premiação, o mundo se levantou para aplaudir. No entanto, parte da mídia norte-americana está reclamando em peso da decisão dos juízes.

Assista ao salto que deu o ouro para Rebeca Andrade

Mídia norte-americana contesta ouro de Rebeca Andrade

Apesar do mundo reverenciar o título mundial de Rebeca Andrade, o jornal norte-americano USA Today contestou a medalha de ouro. Em publicação feita logo após a conquista da brasileira, o veículo afirmou que os juízes não avaliaram a disputa corretamente.

Rebeca Andrade
Publicação do USA Today – Divulgação

Não foi um sábado perfeito para Biles. Ela obteve tanto poder na lança dupla Yurchenko, agora conhecida como Biles II, que girou demais, caiu sobre os calcanhares e caiu de costas. Ela também deu um leve salto em seu segundo salto, o Cheng.

Andrade também não foi perfeito. Mas os juízes pareceram não notar que ela arrastou os pés na aterrissagem de seu Cheng, atribuindo-lhe 15 pontos com uma pontuação de execução de 9,4.

De acordo com a publicação, o portal estadunidense enxerga que os juízes do Mundial de Ginástica Artística 2023 não se atenderam ao momento em que Rebeca Andrade estica o pé para se equilibrar.

O USA Today acredita que pontos deveriam ter sido descontados da guarulhense, o que de certa forma colaboraria para uma possível vitória de Simone Biles.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: