Com mais uma temporada caminhando para o fim, muitos fãs já se perguntam o que será da Fórmula 1 na Globo em 2025. Como a principal categoria do automobilismo mundial deve sair da Band quando o ano acabar, rumores já confirmam que o seu destino será a gente emissora do “plim plim”.
A última vez em que o canal que tem sede no Rio de Janeiro ficou responsável pela transmissão do campeonato foi em 2020, temporada que marcou o 7º título de Lewis Hamilton. Retornando quatro anos depois, as pessoas estão se perguntando quem fará parte da equipe que vai narrar e comentar cada etapa do torneio mundial.
Veja qual deve ser a equipe de transmissão da Fórmula 1 na Globo
Quem será o narrador da Fórmula 1 na Globo?
Quando adquiriu a Fórmula 1 para a temporada 2021, a TV Bandeirantes desejou ter uma equipe de transmissão já habituada e com experiência em relação ao universo da categoria. Na à toa, procurou nomes de peso, como Sérgio Maurício, Felipe Giaffone e Mariana Becker.
Vale lembrar que Reginaldo Leme, considerado uma lenda da comunicação do automobilismo não só brasileiro, mas mundial, já integrava o time da emissora paulista quando os direitos da Fórmula 1 foram adquiridos.
No entanto, com o provável retorno da competição para a Globo, é possível que a formação do principal canal de TV aberta do país seja um pouco diferente. Afinal, a rede do “plim plim” analisa a possibilidade de novos nomes na cobertura.
A começar pelo narrador. Sem Galvão Bueno e Sérgio Maurício, a aposta deve ser Everaldo Marques. O profissional chegou a narrar algumas corridas no canal em 2020, como o emblemático dia em que Lewis Hamilton empatou no número de vitórias com Michael Schumacher.
Assista ao trecho da narração de Everaldo Marques quando tinha Fórmula 1 na Globo
Existe a possibilidade de Luís Roberto narrar algumas corridas, mas parece algo muito distante, uma vez que o profissional se tornou o escalação principal da emissora após a saída de Galvão Bueno e deve voltar sua atenção para o futebol.
Galvão Bueno de volta à Globo?
Com o quase certo retorno da Fórmula 1 na Globo, muitos já estão cogitando a hipótese de Galvão Bueno voltar para a emissora para narrar as corridas em TV aberta. Vale lembrar que o próprio revelou uma vontade de retornar ao assistir o último GP de Mônaco.
Com a vitória de Charles Leclerc, o astro da comunicação se empolgou e assumiu que sentiu saudades de comandar as transmissões nos domingos de manhã.
Fui à minha primeira corrida de Mônaco em 1975. Vi e narrei as fantásticas vitórias de Senna, o Rei de Mônaco.
Morei lá 8 anos! Pra mim, tudo isso já era história, passado, lindo e emocionante, mas confesso: HOJE, ME DEU VONTADE DE VOLTAR!
Apesar do desejo manifestado por Galvão Bueno, hoje não existe nada em relação a um possível retorno seu para narrar a Fórmula 1 na Globo.
Quem serão os comentaristas?
Para o cargo de comentarista, a Globo já possui dois nomes fortes dentro do seu próprio grupo de colaboradores. O piloto Luciano Burti e o jornalista Rafael Lopes já atuam com automobilismo no SporTV e seriam opções certeiras para as transmissões da Fórmula 1.
Caso queira mais experiência, o nome de Felipe Giaffone também é uma possibilidade. O canal do Rio de Janeiro poderia repatriar o profissional, uma vez que o mesmo já atuou na Globo no passado. Contudo, por enquanto não há informação sobre essa movimentação.
E o correspondente direto da Fórmula 1?
Um dos cargos mais importantes na cobertura da Fórmula 1 na Globo seria o de correspondente direto. Função que hoje é exercida por Mariana Becker na Band, mas que pode ter caras novas em 2025.
Claro que seria muito bem-vindo para a nova casa uma pessoa com tamanho respeito e influência dentro do universo do automobilismo, como no caso da atual repórter. No entanto, a Globo possui um nome muito forte do cenário internacional, o que abre espaço para outras possibilidades.
Caso a emissora decida não ficar com Becker na sua escalação, poderia optar pelos correspondentes que já possui espalhados pelo mundo. Em corridas na Europa, por exemplo, Guilherme Pereira seria uma opção. Ao passo que, as etapa na América do Norte poderiam contar com André Galindo.
Importante ressaltar que, apesar de estar tudo apalavrado entre Liberty Media e Globo, os torcedores ainda aguardam um anúncio oficial por parte da rede de televisão.
Ao mesmo tempo, também não existem informações de negociações a respeito da equipe que vai transmitir o evento, mas a emissora, com toda a certeza, já está planejando todos os cenários possíveis para voltar a receber a principal categoria do automobilismo mundial.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já conhece a provável equipe de transmissão da Fórmula 1 na Globo, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Novela Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 2025 ganha novo capítulo
- Globo deve tirar a Fórmula 1 da Band e o futuro das transmissões no Brasil é ameaçado
- Motivo de desistência da Ferrari, veja o astronômico salário de Adrian Newey na Aston Martin
- Empresário explica o problema que afasta Drugovich da Fórmula 1 e revela briga por vaga de Hamilton
- Felipe Massa revela maior tristeza na Fórmula 1 e não é Interlagos 2008
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.