Após o fim do GP do Bahrein, corrida que abriu a temporada 2024 da Fórmula 1, pouco se falou sobre os acontecimentos em pistas entre pilotos e escuderias. Afinal, o grande foco do momento está nos bastidores, envolvendo o presidente da FIA.

Ex-piloto de rali dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Ben Sulayem tem sofrido sérias acusações nos últimos dias, que estão causando uma forte pressão para quem ocupa o principal cargo na gestão do automobilismo mundial.

Entenda mais sobre o caso envolvendo o presidente da FIA

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

FIA emite comunicado oficial

Desde o último sábado (2), quando aconteceu o GP do Bahrein, o atual presidente da FIA já foi acusado de pelo menos duas grandes interferências na Fórmula 1. A primeira delas foi intervir no resultado do GP da Arábia Saudita de 2023, favorecendo Fernando Alonso, segundo a BBC Sports.

Na sequência, o próprio veículo ainda divulgou a informação de que Mohammed Ben Sulayem também teria pesado contra a aprovação do circuito para o GP de Las Vegas, também realizado no ano passado.

Presidente da FIA
Presidente da FIA está sendo acusado de interferência na Fórmula 1 – Icon Sport

Em meio ao caos estabelecido, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) emitiu uma nota oficial rebatendo as acusações e afirmando que quem divulgou as informações agiu de forma equivocada.

Confira abaixo o comunicado emitido pela FIA

A FIA confirma que o Compliance Officer recebeu um relatório detalhando possíveis alegações envolvendo determinados membros de seus órgãos sociais.

O Departamento de Compliance está avaliando essas preocupações, como é prática padrão nesses assuntos, para garantir que o devido processo seja seguido meticulosamente.

É lamentável e muito preocupante que o assunto tenha sido divulgado à mídia sem autorização prévia e que alguns elementos do relatório tenham sido comunicados de forma imprecisa.

Por enquanto, o comunicado não comprova ou anula nenhuma das acusações. Diante deste cenário, a FIA parece ter conseguido aumentar a polêmica sobre o caso, em um processo que deve tomar uma proporção ainda maior.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: