O que é o Gambito da Rainha? Entenda a jogada, o significado, como fazer no xadrez e porque a série da Netflix tem esse título

Todo mundo torceu por Beth Harmon, temeu Vasily Borgov e respeitou o Mr. Scheibel, enfim, todo mundo amou o seriado. Mas, restou uma dúvida: afinal, o que é o Gambito da Rainha?

É o que procuramos explicar no conteúdo abaixo, reunindo informações para além da explicação técnica da talvez hoje mais famosa jogada do xadrez.

A seguir, portanto, você não só aprende como fazer o Gambito da Rainha. Entende a origem do nome, o significado da expressão e até o porquê de ser escolhido como título do estrondoso sucesso da Netflix.

O que é o Gambito da Rainha?

Gambito da Rainha
(Reprodução)

O Gambito da Rainha é o nome dado a uma popular jogada de xadrez. É também o título de uma minissérie do serviço de streaming Netflix — um dos mais bem sucedidos conteúdos da plataforma, inclusive.

Se a jogada é protagonizada pelas peças brancas (explicaremos melhor seu funcionamento mais abaixo), o seriado tem Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma prodigiosa jogadora de xadrez saída de um orfanato nos Estados Unidos, como personagem principal.

Dentro do xadrez, o Gambito da Rainha é um movimento bastante popular. E antigo, com primeiros registros encontrados em meados do século XV. A minissérie, por sua vez, chegou a ser a mais assistida da Netflix, com 62 milhões de visualizações.

O sucesso de audiência teve um impacto tremendo no jogo de xadrez dentro da cultura pop mundial. Fez aumentar vendas de livros e tabuleiros, acesso a sites de partidas online, buscas por informações sobre o jogo, enfim, um fenômeno da internet.

Basta perceber que este “verbete” precisou ser dividido em dois significados; já não é possível falar em “Gambito da Rainha” sem citar a produção da Netflix.

O que significa Gambito da Rainha?

Gambito da Rainha significa, numa tradução livre, a “rasteira da rainha”. Fala-se em tradução porque a palavra “gambito” — que no Brasil é usada para falar de pernas finas, como na expressão “gambito seco” — vem do italiano.

Mas o gambito “brasileiro” e o da série têm etimologias diferentes. O primeiro vem de “gambetta”, diminutivo de “gamba” (“perna”), e portanto significa “perninha”.

Já a palavra “enxadrista” é derivada de “gambetto”. A letra “o” faz toda a diferença aqui, alterando o significado para “rasteira”.

Outro significado possível para “Gambito da Rainha” é “o drible da Rainha”. A origem aqui seria o espanhol: “gambeta”, em castellano, quer dizer drible.

Ambas as origens são de línguas latinas e são relacionadas com pernas mas principalmente com a enganação. Assim, conseguem definir bem a ideia da jogada. Ainda que a peça retratada não esteja exatamente correta, como veremos a seguir.

Vá além do xadrez:

A  jogada Gambito da Rainha

Mikhail Tal
Mikhail Tal, grande mestre enxadrista, era um adepto dos gambitos

O Gambito da Rainha é uma jogada feita pelas peças brancas logo no início da partida. Nela, o peão da rainha é sacrificado para se conquistar o estratégico domínio territorial do meio do tabuleiro.

Então não, a rainha não participa da jogada. Sua função é identificar o peão a ser sacrificado. Se não ficou claro, é o peão posicionado inicialmente à diagonal dela, em c2.

O Gambito da Rainha é uma das inúmeras aberturas do xadrez. Estas, por sua vez, são o conjunto dos movimentos iniciais de um jogador, de não mais que três ou quatro lances, que definem a sua estratégia para a partida.

As aberturas, portanto, são importantíssimas no mais alto nível do esporte, em que não há espaço para erros nem movimentos não calculados. No seriado da Netflix, é um tema recorrente. A “Defesa Siciliana”, por exemplo, é bastante citada nos diálogos de Beth Harmon.

O Gambito da Rainha, aliás, é apenas um dos diversos gambitos possíveis, em que sacrificam outros peões, como o do Rei, ou mesmo cavalos, bispos, enfim, tudo dentro da velha e infinita complexidade do jogo.

Como mostrar é mais fácil que falar, a seguir você aprende como fazer o Gambito da Rainha no xadrez.

Como fazer o Gambito da Rainha no xadrez?

Apesar de toda a história, estratégia e etimologia da jogada, é bem simples aprender como fazer o Gambito da Rainha no xadrez. Basta:

  • Ter as peças brancas;
  • Abrir a partida com o peão em frente à rainha em d4;
  • Seu adversário precisa igualar com o peão em frente à rainha dele em d5;
  • Aí começa o golpe: você sobe o seu peão à esquerda da rainha em c4, deixando ele exposto à captura do peão preto em d5;
  • Essa é a hora chave, em que seu adversário aceita ou não o gambito, isto é, se captura ou não o peão em c4;
  • Após a captura, você deve avançar o peão em frente ao rei em e4. Pronto, você dominou o meio tabuleiro e agora controla de vez a partida;
  • Resta só eliminar o peão preto que foi parar em c4. Se ele avançar para c3, você pode matá-lo com o cavalo da Rainha ou o peão em b2; se seu adversário mover outra peça, você já tem o seu bispo do Rei prontinho para capturá-lo na mesma c4.

Abaixo, um gif com o mesmo passo a passo de como fazer o Gambito da Rainha no xadrez:

https://images.chesscomfiles.com/uploads/game-gifs/90px/green/neo/0/cc/0/0/bEJaSmtBSkFtQzVRZkE,.gif

O objetivo da jogada, como falamos, é ter o domínio do centro do tabuleiro, algo tido como meio caminho andado para uma vitória no xadrez, especialmente para as peças brancas.

É importante, no entanto, que você saiba que, no alto nível do xadrez, o Gambito da Rainha não é algo em que um adversário simplesmente “cai”. Ele sabe muito bem o que está acontecendo, e decide aceitar ou não a jogada — e pode até tirar vantagem do lance.

Por que a série da Netflix chama Gambito da Rainha?

"O Gambito da Rainha" remete tanto ao xadrez quanto à protagonista

Existem diversas explicações para o título da série da Netflix chamar-se “O Gambito da Rainha”. A primeira, mais óbvia e mais plausível, é que trata-se de um título completo, que remete tanto ao xadrez quanto à protagonista feminina, a enxadrista Beth Harmon.

Depois, há toda uma estética da série baseada em termos do xadrez. Os episódios, por exemplo, são intitulados como “Abertura”, “Meio de jogo” ou Endgame”.

Por fim, é possível relacionar a lógica da jogada com a trama do seriado em si. Sem dar spoilers, a protagonista Beth não só aplica a jogada em algumas de sua partida e como sua trajetória pode também ser interpretada como um Gambito da Rainha “real”.

A polêmica do título

Um fato curioso sobre o título da série é que, em português, trata-se de um equívoco. Por mais que popularmente a peça seja conhecida como Rainha, sua designação oficial em torneios e entre enxadristas profissionais é “Dama”.

A diferença não é mero capricho. Da maneira em que se identifica as jogadas de uma partida, combinando a letra inicial de cada peça com a letra da coluna e o número da fileira do tabuleiro — ce3, por exemplo, é o cavalo na coluna “e” com a linha 3 —, não seria possível diferenciar o Rei da Rainha.

Dizer que é um polêmica talvez seja muito forte. É, ora, apenas um título traduzido de um seriado. E a peça é comumente conhecida como rainha, afinal.

Mas não deixa de ser um ponto fora da curva dentro de toda a detalhada preparação do seriado, que teve até Garry Kasparov, um dos maiores enxadristas do mundo, como consultor.

E aí, aprendeu o que é o Gambito da Rainha? Então que tal  se aprofundar no xadrez com outros conteúdos Esportelândia? Confira:

*Última atualização em 3 de fevereiro de 2021

Salvar