Assistiu Gambito da Rainha e ficou interessado pelo jogo? É um enxadrista amador e quer ampliar o seu conhecimento? Então chega mais! Selecionamos 10 livros de xadrez para ler e aprender com os melhores Grandes Mestres da história.
Ressaltando que essa seleção não foi feita aleatoriamente. Consideramos as recomendações de Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian, dois dos principais Grandes Mestres brasileiros hoje.
Você pode confiar, os livros são de alta qualidade! Embora não haja muitas opções traduzidas para o português, escolhemos as melhores disponíveis e incluímos links da Amazon para você comprá-los.
Melhores livros de xadrez
- Xadrez Básico
- Estratégia Moderna do Xadrez
- Tratado General de Ajedrez
- Art of Attack in Chess
- One Hundred Selected Games
- 100 Endgames You Must Know
- Meus Grandes Predecessores
- Endgame Strategy
- New York 1924
- Beating The Sicilian
Xadrez Básico
- Autor: Orfeu D'Agostini
- Idioma: português
Começamos nossa lista com o famoso livro de Orfeu D'Agostini, um dos maiores enxadristas brasileiros. Escrito em português, você não terá problemas para lê-lo.
“Xadrez Básico” é ideal para quem está começando e quer entender os fundamentos do jogo. O livro cobre as funções das peças, a disposição do tabuleiro, aberturas, finais e estratégias, preparando você para ler obras mais avançadas.
Estratégia Moderna do Xadrez
- Autor: Luděk Pachman
- Idioma: português
Aqui está um outro bom livro para iniciantes: Estratégia Moderna do Xadrez. Escrita por Luděk Pachman, enxadrista campeão internacional, a obra vai te dar uma ótima visão geral do tabuleiro. Além disso, pode ser encontrada na língua portuguesa.
As páginas estão recheadas de estratégias básicas que certamente vão melhorar o seu jogo posicional. Pachman compilou várias partidas históricas da década de 70 (e anteriores) para te mostrar a aplicação de todos os conceitos apresentados.
Tratado General de Ajedrez
- Autor: Roberto Grau
- Idioma: espanhol
Roberto Grau é considerado o pai do xadrez argentino e até chegou a derrotar célebres enxadristas no começo do século XX, mas sua principal contribuição para o jogo, com certeza, é a coleção de livros Tratado General de Ajedrez.
Dividida em quatro volumes, a obra explora vária temáticas sobre o xadrez, sendo indicada tanto para jogadores amadores quanto experientes. Os livros falam sobre elementos básicos, estratégias, estruturas de peões e conceitos avançados, respectivamente.
Art of Attack in Chess
- Autor: Vladimir Vuković
- Idioma: inglês
Quer deixar seu ataque menos estático e dar mais dinamismo às suas jogadas? Art of Attack in Chess é uma ótima pedida. Essa obra foi escrita pelo croata Vladimir Vuković e muito provavelmente vai te ajudar a melhorar o jogo ofensivo.
As páginas riquíssimas desse clássico da literatura analisam partidas, mostram padrões de ataque ao rei, mates tradicionais e estratégias complexas. Quem lê consegue ampliar horizontes e ter um arsenal mais vasto para fechar confrontos.
One Hundred Selected Games
- Autor: Mikhail Botvinnik
- Idioma: inglês
Continuamos a lista dos melhores livros de xadrez da história com One Hundred Selected Games. A coletânea reproduz 100 jogos de Mikhail Botvinnik, enxadrista seis vezes campeão mundial e um dos maiores nomes de todos os tempos.
Ao contrário das obras citadas até agora, essa produção não tem como objetivo ensinar conceitos específicos, mas compartilhar jogadas, tomadas de decisão e até mesmo depoimentos do craque soviético. Ótima forma de estudar o jogo!
- Como jogar xadrez: como funciona, regras básicas e movimentos
- Filmes de Xadrez: a lista dos 30 melhores de todos os tempos
- Conheça os 10 maiores enxadristas do mundo em todos os tempos
- Principais movimentos do xadrez: capturas e ações especiais
100 Endgames You Must Know
- Autor: Jesús de la Villa
- Idioma: inglês
Escrito pelo grande mestre espanhol Jesús de la Villa, o livro 100 Endgames You Must Know é pedida obrigatória para quem está procurando bibliografia sobre finais. Como o próprio título já entrega, a obra te apresenta 100 maneiras de finalizar uma partida
Os finais teóricos descritos por Jesús precisam ser decorados por todos os enxadristas que desejam disputar campeonatos. O autor explora diversas lutas entre peças, como bispo e peão contra bispo, mate de bispo e cavalo, torre contra bispo e muito mais.
Meus Grandes Predecessores
- Autor: Garry Kasparov
- Idioma: português
A série Meus Grandes Predecessores foi traduzida para o português e é uma obra-prima para qualquer amante do xadrez. Trata-se de uma coletânea de cinco livros que analisa 12 enxadristas que vieram antes do campeão mundial Garry Kasparov.
O azerbaijano estuda minuciosamente algumas partidas realizadas por Anatoly Karpov, Bobby Fischer e outras feras do passado – tudo isso com a ajuda de cálculos matemáticos feitos por computadores. Boa pedida para compreender a evolução do xadrez.
Endgame Strategy
- Autor: Mikhail Shereshevsky
- Idioma: inglês
Prosseguimos a lista de melhores livros de xadrez de todos os tempos com Endgame Strategy, do bielorrusso Mikhail Shereshevsky. O enxadrista escreve muito bem, tornando a leitura fluida até para quem está dando os primeiros passos.
Ao contrário de 100 Endgames You Must Know, citado anteriormente, essa obra analisa finais práticos. As estratégias são ilustradas com exemplos específicos e muita informação útil. Se você quer aumentar seu repertório no tabuleiro, comece a leitura já!
Clique aqui para comprar o livro Endgame Strategy
New York 1924
- Autor: Alexander Alekhine
- Idioma: inglês
O Torneio de Xadrez de Nova Iorque, realizado em 1924, virou objeto de estudo do enxadrista Alexander Alekhine. O livro recapitula todas as partidas que rolaram naquele evento, que, inclusive, contou com sua própria presença.
Nas detalhadas páginas de New York 1924, você volta no tempo, mergulha no século passado e compreende como funcionava as mentes brilhantes de lendas como José Raúl Capablanca, Emanuel Lasker e outros campeões mundiais.
Beating The Sicilian
- Autor: John Nunn
- Idioma: inglês
Não poderíamos nos esquecer de John Nunn, um dos maiores teóricos de xadrez da história. A coletânea que escolhemos para marcar presença nessa lista é Beating The Sicilian, obra que ensina jogadores a superarem a tradicional Defesa Siciliana.
Nunn mostra, por meio de três livros e vários exemplos, estratégias para neutralizar a defesa, sendo uma das mais populares no xadrez. Se você tem dificuldades em entrar em conflito a Siciliana, essa literatura será de grande serventia.
Ver essa foto no Instagram
Gostou da nossa lista de livros de xadrez? Faltou alguma obra indispensável? Deixe sua sugestão nos comentários! Enquanto isso, leia mais conteúdos:
- Guia completo da bola de handebol e seus 3 tamanhos oficiais
- LOUD Esports: história, jogadores e influenciadores do time
- Dicas para andar de skate: guia para começar a aprender
- Equipamentos de boxe: quais são indispensáveis para começar
- Tudo sobre Travis Kelce: biografia, recordes, títulos e mais
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.