Abandone o amadorismo e vire um Grande Mestre! Veja lista dos 10 melhores livros de xadrez da história para melhorar no jogo

Assistiu Gambito da Rainha e ficou interessado pelo jogo? É um enxadrista amador e quer ampliar o seu conhecimento? Então chega mais! Selecionamos 10 livros de xadrez para ler e aprender com os melhores Grandes Mestres da história.

O levantamento não foi randomicamente feito, tá? Levamos em consideração sugestões indicadas por Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian em seus respectivos blogs. Estamos falando de dois dos maiores Grandes Mestres brasileiros da atualidade.

Então confia que é coisa boa! Infelizmente não existem muitas obras traduzidas para o português, mas tentamos trazer o máximo que conseguimos (sem perder a qualidade). Também colocamos links oficiais da Amazon caso queira adquiri-los.

Melhores livros de xadrez

  • Xadrez Básico
  • Estratégia Moderna do Xadrez
  • Tratado General de Ajedrez
  • Art of Attack in Chess
  • One Hundred Selected Games
  • 100 Endgames You Must Know
  • Meus Grandes Predecessores
  • Endgame Strategy
  • New York 1924
  • Beating The Sicilian

Xadrez Básico

melhores livros de xadrez
Xadrez Básico
  • Autor: Orfeu D’Agostini
  • Idioma: português

Abrimos a lista dos melhores livros de xadrez com a célebre obra de Orfeu D’Agostini, um dos maiores enxadristas brasileiros de todos os tempos. A obra, obviamente, foi escrita em português, então você não terá nenhuma dificuldade para devorá-la.

Em Xadrez Básico você encontrará tudo o que precisa para entender as noções básicas do jogo para, depois, se aventurar em literaturas mais complexas. O livro vai te ensinar as funções das peças, a disposição do tabuleiro, aberturas, finais e estratégias.

Clique aqui para comprar o livro Xadrez Básico

Estratégia Moderna do Xadrez

Livros de Xadrez
Estratégia Moderna do Xadrez
  • Autor: Luděk Pachman
  • Idioma: português

Aqui está um outro bom livro para iniciantes: Estratégia Moderna do Xadrez. Escrita por Luděk Pachman, enxadrista campeão internacional, a obra vai te dar uma ótima visão geral do tabuleiro. Além disso, pode ser encontrada na língua portuguesa.

As páginas estão recheadas de estratégias básicas que certamente vão melhorar o seu jogo posicional. Pachman compilou várias partidas históricas da década de 70 (e anteriores) para te mostrar a aplicação de todos os conceitos apresentados.

Tratado General de Ajedrez

xadrez para leigos
Tratado General de Ajedrez
  • Autor: Roberto Grau
  • Idioma: espanhol

Roberto Grau é considerado o pai do xadrez argentino e até chegou a derrotar célebres enxadristas no começo do século XX, mas sua principal contribuição para o jogo, com certeza, é a coleção de livros Tratado General de Ajedrez.

Dividida em quatro volumes, a obra explora vária temáticas sobre o xadrez, sendo indicada tanto para jogadores amadores quanto experientes. Os livros falam sobre elementos básicos, estratégias, estruturas de peões e conceitos avançados, respectivamente.

Clique aqui para comprar o livro Tratado General de Ajedrez

Art of Attack in Chess

dominando estratégias de xadrez
Art of Attack in Chess
  • Autor: Vladimir Vuković
  • Idioma: inglês

Quer deixar seu ataque menos estático e dar mais dinamismo às suas jogadas? Art of Attack in Chess é uma ótima pedida. Essa obra foi escrita pelo croata Vladimir Vuković e muito provavelmente vai te ajudar a melhorar o jogo ofensivo.

As páginas riquíssimas desse clássico da literatura analisam partidas, mostram padrões de ataque ao rei, mates tradicionais e estratégias complexas. Quem lê consegue ampliar horizontes e ter um arsenal mais vasto para fechar confrontos.

Clique aqui para comprar o livro Art of Attack in Chess

One Hundred Selected Games

meu primeiro livro de xadrez
One Hundred Selected Games
  • Autor: Mikhail Botvinnik
  • Idioma: inglês

Continuamos a lista dos melhores livros de xadrez da história com One Hundred Selected Games. A coletânea reproduz 100 jogos de Mikhail Botvinnik, enxadrista seis vezes campeão mundial e um dos maiores nomes de todos os tempos.

Ao contrário das obras citadas até agora, essa produção não tem como objetivo ensinar conceitos específicos, mas compartilhar jogadas, tomadas de decisão e até mesmo depoimentos do craque soviético. Ótima forma de estudar o jogo!

Clique aqui para comprar o livro One Hundred Selected Games

100 Endgames You Must Know

minhas melhores partidas de xadrez
100 Endgames You Must Know
  • Autor: Jesús de la Villa
  • Idioma: inglês

Escrito pelo grande mestre espanhol Jesús de la Villa, o livro 100 Endgames You Must Know é pedida obrigatória para quem está procurando bibliografia sobre finais. Como o próprio título já entrega, a obra te apresenta 100 maneiras de finalizar uma partida

Os finais teóricos descritos por Jesús precisam ser decorados por todos os enxadristas que desejam disputar campeonatos. O autor explora diversas lutas entre peças, como bispo e peão contra bispo, mate de bispo e cavalo, torre contra bispo e muito mais.

Clique aqui para comprar o livro 100 Endgames You Must Know

Meus Grandes Predecessores

aprenda xadrez com garry kasparov
Meus Grandes Predecessores
  • Autor: Garry Kasparov
  • Idioma: português

A série Meus Grandes Predecessores foi traduzida para o português e é uma obra-prima para qualquer amante do xadrez. Trata-se de uma coletânea de cinco livros que analisa 12 enxadristas que vieram antes do campeão mundial Garry Kasparov.

O azerbaijano estuda minuciosamente algumas partidas realizadas por Anatoly Karpov, Bobby Fischer e outras feras do passado – tudo isso com a ajuda de cálculos matemáticos feitos por computadores. Boa pedida para compreender a evolução do xadrez.

Clique aqui para comprar o livro Meus Grandes Predecessores

Endgame Strategy

livro xadrez para crianças
Endgame Strategy
  • Autor: Mikhail Shereshevsky
  • Idioma: inglês

Prosseguimos a lista de melhores livros de xadrez de todos os tempos com Endgame Strategy, do bielorrusso Mikhail Shereshevsky. O enxadrista escreve muito bem, tornando a leitura fluida até para quem está dando os primeiros passos.

Ao contrário de 100 Endgames You Must Know, citado anteriormente, essa obra analisa finais práticos. As estratégias são ilustradas com exemplos específicos e muita informação útil. Se você quer aumentar seu repertório no tabuleiro, comece a leitura já!

Clique aqui para comprar o livro Endgame Strategy

New York 1924 

livro xadrez
New York 1924
  • Autor: Alexander Alekhine
  • Idioma: inglês

O Torneio de Xadrez de Nova Iorque, realizado em 1924, virou objeto de estudo do enxadrista Alexander Alekhine. O livro recapitula todas as partidas que rolaram naquele evento, que, inclusive, contou com sua própria presença.

Nas detalhadas páginas de New York 1924, você volta no tempo, mergulha no século passado e compreende como funcionava as mentes brilhantes de lendas como José Raúl Capablanca, Emanuel Lasker e outros campeões mundiais.

Clique aqui para comprar o livro New York 1924 

Beating The Sicilian

best chess books
Beating The Sicilian
  • Autor: John Nunn
  • Idioma: inglês

Não poderíamos nos esquecer de John Nunn, um dos maiores teóricos de xadrez da história. A coletânea que escolhemos para marcar presença nessa lista é Beating The Sicilian, obra que ensina jogadores a superarem a tradicional Defesa Siciliana.

Nunn mostra, através de três livros e vários exemplos, estratégias para neutralizar a defesa, que é uma das mais populares no xadrez. Se você tem dificuldades em bater de frente com a Siciliana, essa literatura será de grande serventia.

Clique aqui para comprar o livro Beating The Sicilian

Gostou da nossa lista de livros de xadrez? Faltou alguma obra indispensável? Deixe sua sugestão nos comentários! Enquanto isso, leia mais conteúdos:

*Última atualização feita em 29 de janeiro de 2021

Salvar