Nesse texto vamos mostrar como jogar tênis de mesa, explicando como funcionam os saques, golpes e fundamentos do esporte. Vocês podem ver também sobre as regras e a importância dos equipamentos nas partidas no Esportelândia.
O ping pong é muito popular no Brasil e isso pode levar à falsa impressão do domínio do esporte por aqueles já acostumados com as raquetes e bolinhas. Porém, entre técnicas fundamentos e posicionamentos, há sempre o que aprender.
Nesse texto, vamos falar sobre tudo isso e o que você precisa para saber como jogar tênis de mesa. Esperamos que com nossa ajuda, você possa melhorar seu desempenho e vencer seus amigos e adversários nas suas disputas.
Como jogar tênis de mesa
Saber como jogar tênis de mesa não é uma tarefa fácil. É um esporte que conta com uma combinação de fundamentos, regras e manejos de equipamentos de formas diferentes, o que aumenta a necessidade da prática para melhorar seu nível.
Entender como funciona o tênis de mesa é mais fácil, a pontuação é bem simples e as formas de marcar pontos também. Há quatro maneiras diferentes de se ganhar uma jogada durante uma partida:
- Fazer a bola pingar duas vezes na mesa do adversário antes de ser rebatida;
- Fazer a bola pingar no chão depois de acertar a mesa do oponente e antes de ser rebatida;
- Acertar a bola no adversário logo depois de pingá-la em sua mesa;
- Fazer a bola acertar a mesa do adversário de tal maneira que ele não consiga devolvê-la de maneira válida.
É importante observar que para uma jogada ser considerada válida, a bola tem que ser rebatida após no máximo um quique na própria mesa e acertando diretamente a mesa do adversário, dentro dos limites.
A pontuação é feita da seguinte forma, as partidas são disputadas em séries de melhor de sete sets. Cada set é vencido quando um dos jogadores atingir 11 pontos, desde que tenha dois pontos de vantagem.
Como deve ser o saque no tênis de mesa?
O saque no tênis de mesa é muito importante e deve seguir uma regra e execução específicas. O saque é alternado a cada dois pontos somados na partida e em uma situação de 10 a 10, a cada ponto marcado.
Pensando na técnica do saque, as regras são claras e específicas, com o sacador tendo que manter a bola visível a todo momento e joga-la para cima, a acertando na descendente, atrás da linha limite da mesa.
É preciso que a bola quique uma vez na mesa de quem está sacando, antes de acertar a mesa do adversário. Comparando com o tênis, a única semelhança é que são duas tentativas para acertar.
Fundamentos do tênis de mesa
Outro ponto importante para saber como jogar tênis de mesa, é aprender sobre os fundamentos do jogo e como aprimora-los.
Os fundamentos do tênis de mesa são essenciais para o sucesso no esporte, influenciando diretamente a eficácia e a consistência dos jogadores.
Técnica, controle da bola, movimentação e estratégia, são cruciais para o sucesso no esporte. Eles formam a base sobre a qual se constrói o jogo avançado e são determinantes para a consistência, eficácia e performance em quadra.
O tênis de mesa é um jogo de muita velocidade e pouco espaço, o que faz com que qualquer movimento seja um diferencial na disputa. Entender como fazer e porquê fazer esses movimentos é decisivo para executá-los da maneira correta.
É recomendado que os atletas fiquem a uma distância de pelo menos um palmo de distância da mesa durante a partida. Esse espaço auxilia na movimentação e facilita na angulação para os golpes.
Além disso, há maneiras ideais para empunhar a raquete e também diversos golpes diferentes, com técnicas específicas para conseguir executá-los. Confira a seguir conosco, mais algumas formas de melhorar seu jogo.
Como segurar a raquete de tênis de mesa?
Um dos principais pontos para saber como jogar tênis de mesa é conhecer as formas de segurar a raquete. É usual que os praticantes usem apenas uma forma de segurar a raquete, geralmente a que se sentem mais confortáveis.
É fundamental que os atletas conheçam todos os tipos de manuseio, para assim, entender as vantagens e desvantagens de cada um deles e assim, montar sua estratégia para as partidas. Confira os tipos de empunhadura:
- Clássico
- Caneteiro
- Classineta
A empunhadura clássica é a maneira mais, digamos, básica. É similar à do tênis, com a mão disposta no cabo como se segurasse um controle remoto. Dá mais segurança no golpe direto e potência no backhand.
Tradicional entre jogadores asiáticos, especialmente japoneses e chineses, o método caneteiro empunha a raquete como se fosse uma, ora, caneta. O saque, dessa maneira, é bem mais preciso, assim como as bolas de efeito.
A terceira maneira tem ganhado cada vez mais as mesas, o classineta. Sim, o nome é meio feio, mas o jogo, garantimos, fica bonito.
Meio termo entre o clássico e o caneteiro, tem maior maleabilidade quanto ao lado da raquete e consegue imprimir força no backhand e facilidade em carregar de efeitos as bolas de forehand.
Golpes de tênis de mesa
- Forehand e backhand
- Topspin e Backspin
- Loop
- Drive e Counterdrive
- Chop
- Harau
- Chiquita
Forehand e backhand
O forehand é um golpe do tênis de mesa que conta com as costas da mão apontada para trás, enquanto o backhand tem as costas da mão apontando para frente. Ambos os golpes são rebatidas diretas na bola, com a raquete na lateral.
Topspin e Backspin
O topspin é um golpe que pega a bola enquanto a raquete está subindo, girando (spin) a bola para cima (top).
O backspin é justamente o oposto, quando a bola é golpeada na descendente, fazendo com que ela gire (spin) para trás (back) e perca velocidade.
Ambos são o mesmo golpe, aplicados de maneiras diferentes e com intenções diferentes, mas sempre em busca de dificultar a devolução do adversário.
Loop
O loop é um golpe que dá mais velocidade a bola e não com tanto efeito, apesar disso, é similar ao topspin, já que é aplicado com a raquete subindo e acertando a bola.
Drive
O drive é um golpe em que a bola é acertada em seu ponto mais alto, com o efeito sendo aplicado apenas pelo pulso do atleta que pratica o movimento.
Chop
O chop é a famosa “fatiada”, a bola que é pega na descendente e é girada para cima. Trata-se de um golpe um tanto imprevisível tanto para quem o faz quanto para quem o defende.
Harau
O harau é um dos mais eficientes contra-ataques do tênis de mesa. Nele, você deve “subir à rede”, trazer a raquete lateralmente e dar a direção do golpe com o punho, para surpreender o adversário.
Chiquita
O chiquita é um dos mais plásticos golpes do tênis de mesa. Nele, você acerta a bola por baixo dela, com a lâmina da raquete quase que paralela à mesa, e ainda colocando um enorme efeito na saída.
Como jogar ping pong?
Tênis de mesa e ping pong muitas vezes são considerados como sinônimos, mas para os atletas não é assim que funciona. O tênis de mesa se refere ao esporte, com regras oficiais, jogadores profissionais e competições.
Já o ping pong, é uma atividade de recreação, comparada a “pelada” no futebol. Sendo mais claro, todo mesatenista consegue jogar o ping pong, enquanto o inverso nem sempre pode ser afirmado.
Para o ping pong, basta saber a lógica básica do jogo, com as rebatidas, o quiques necessários para o saque e as maneiras de pontuar. Até porque não existem regras fixadas para as demais questões. Fica a cargo de quem vai jogar.
Por isso, trazemos uma sugestão de regras que podem deixar a sua partida de ping pong dinâmica, competitiva e divertida:
- Melhor de 3 sets;
- 5 pontos por set;
- Saque é dado por quem pontua, como no vôlei.
Como se joga tênis de mesa em duplas?
Para os jogos de tênis de mesa em duplas, os fundamentos e regras são praticamente iguais das competições de simples. São duas as mudanças e que fazem grande diferença na prática.
O saque deve sempre ser feito do lado direito do sacador e obedecer uma ordem fixa dentro do set. Sendo a e b da mesma dupla, o serviço segue assim:
- a saca para x;
- x saca para b;
- b saca para y;
- y saca para a.
No game seguinte, trocam-se os sacadores e recebedores, no caso o a sacando para y e por aí vai.
O outro ponto importante para entender como jogar tênis de mesa em duplas é a ordem das batidas. Na modalidade, os jogadores tem de alternar os toques na bola, respeitando a mesma ordem do saque.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você sabe como jogar tênis de mesa, aproveite para conferir o funcionamento desse e de outros esportes olímpicos:
- As principais regras do tênis de mesa: sets, saques e pontuação
- Como se joga rugby: posições, fundamentos e dicas para iniciantes
- Os principais equipamentos de tênis de mesa: mesa, bola e raquete
- Como se joga badminton: fundamentos, dicas e estratégias
- Regras da esgrima: pista, pontuação e principais golpes
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.