Conheça as principais regras do tênis de mesa: como funciona o saque, qual a pontuação para ganhar um set e o sistema de aceleração

Uma rápida olhada nas regras do tênis de mesa e dá logo pra entender o desgosto dos seus praticantes com toda a confusão com o ping pong.

Os mesa-tenistas, afinal, são atletas de fato, competidores de um dos esportes mais praticados no mundo, de uma consolidada prova olímpica, de um jogo dinâmico, técnico e, apesar de muito divertido, é bastante sério.

No texto a seguir, você vai entender exatamente como ele funciona. Destrinchamos as principais regras do tênis de mesa, do saque à pontuação, para servir como um guia prático para quem quiser assistir, acompanhar ou mesmo se aventurar com as raquetes.

Principais regras do tênis de mesa

Principais regras do tênis de mesa
(Luis Acosta/AFP)

As regras do tênis de mesa descrevem um esporte cujas partidas são disputadas por competidores individuais (simples), em duplas ou em equipes.

Nelas, os oponentes rebatem uma pequena bola com uma raquete de madeira sobre uma mesa. O objetivo é atingi-la na metade do adversário sem que ela consiga ser devolvida na sua própria metade.

O cenário descrito soma pontos ao rebatedor bem-sucedido. Eles são acumulados para se vencer sets (ou games). Três ou quatro deles, dependendo da competição, vencem o jogo.

A mesa

Nas regras do tênis de mesa, um dos pontos mais importantes e frisados é, obviamente, a mesa. Feita de madeira e pintada em tons escuros para facilitar a visualização da bolinha, ela deve ter 2,74m de comprimento, 1,52m de largura e 76cm de altura.

Quatro linhas brancas seguem as duas primeiras medidas, nesse caso também para facilitar que os jogadores enxerguem os limites da mesa durante uma partida. Há ainda uma linha que corta o espaço no sentido do comprimento, para definir os quadrantes do saque no jogo em duplas.

O que a corta simetricamente na largura é , ora, a rede, que tem 15,25cm de altura e 1,83m de largura — e ultrapassando, portanto, os limites da própria mesa.

A pontuação no tênis de mesa

Pontuação no tênis de mesa
(Macau Photo Agency/Unsplash)

As regras do tênis de mesa para a pontuação são bem simples, seja a maneira de marcar pontos, seja o modo que são contabilizados. São quatro maneiras de se ganhar uma jogada durante uma partida:

  • Fazer a bola pingar duas vezes na mesa do adversário antes de ser rebatida;
  • Fazer a bola pingar no chão depois de acertar a mesa do oponente e antes de ser rebatida;
  • Acertar a bola no adversário logo depois de pingá-la em sua mesa;
  • Fazer a bola acertar a mesa do adversário de tal maneira que ele não consiga devolvê-la de maneira válida.

Lembrando que configura uma jogada válida qualquer bola que seja rebatida após no máximo um pingo na própria mesa e que acerta diretamente a área dentro dos limites (incluindo a quina) da mesa do adversário.

Qual a pontuação oficial para ganhar um set no tênis de mesa ?

Na contagem, a pontuação oficial para ganhar um set no tênis de mesa é 11 pontos, contanto que sejam alcançados com no mínimo dois pontos de vantagem. Caso um 10 a 10 aconteça, o game se alonga até um jogador alcançar esses dois pontos de diferença.

Para se vencer uma partida, um mesa-tenista tem de vencer três ou quatro setes, dependendo da competição. Os torneios nacionais normalmente são decididos em séries de melhor de cinco sets; os internacionais, melhor de sete.

O sistema de aceleração

As regras do tênis de mesa preveem uma mudança na pontuação dentro de um caso especial, o sistema de aceleração.

Ativado quando um set ultrapassou os 10 minutos de duração e os nove pontos marcados por um jogador, ele faz o ponto ser dado para o recebedor do saque que conseguir 13 devoluções seguidas.

Vá além do tênis de mesa! Confira:

O saque no tênis de mesa

O saque no tênis de mesa
(Wan San Yip/Unsplash)

É no saque as regras do tênis de mesa mais se afastam do tênis. Se no “esporte-mãe” ele é fixo durante um game inteiro, nesta modalidade ele se alterna a cada dois pontos somados na partida. Numa situação de 10 a 10 a alternância é a cada ponto marcado.

Tecnicamente falando, as regras também são bastante específicas. O sacador deve sempre ter a bola visível, alçá-la pelo menos 16cm para cima e acertá-la, na descendente, atrás da linha limite da mesa.

A bolinha tem ainda de quicar uma vez na mesa do sacador antes de acertar a área adversária. A única similaridade com o tênis são as duas tentativas para acertar. Nas duplas outra similaridade, a necessidade da bola traçar uma diagonal.

Nessa modalidade, aliás, o saque deve sempre ser feito do lado direito do sacador e obedecer uma ordem fixa dentro do set. Sendo a e b da mesma dupla, o serviço segue assim:

  • a saca para x;
  • x saca para b;
  • b saca para y;
  • y saca para a.

No game seguinte, trocam-se os sacadores e recebedores, no caso o a sacando para y e por aí vai.

Casos especiais

As regras do tênis de mesa para o saque também podem ser alteradas dentro de alguns casos especiais:

  • Quando a bola raspa na rede e vai para frente, o saque é repetido sem contar uma tentativa;
  • Quando o saque acontece sem o recebedor estar pronto (avaliação da arbitragem) ele é repetido;
  • No sistema de aceleração, os saques se alternam a cada ponto marcado.

Regras oficiais do tênis de mesa nas Olimpíadas

Tênis de Mesa nas Olimpíadas
(Mike Ehrmann/Getty Images)

Não há como negar que o ápice do tênis de mesa está nas Olimpíadas. As provas são rápidas, as bolas extremamente velozes e os competidores do mais alto nível.

As regras não são diferentes, mas segue abaixo alguns pontos que você precisa saber para não se confundir durante uma partida:

  • Todos os jogos são decididos em séries de melhor de 7 sets;
  • O torneio de simples conta com três fases preliminares antes de entrar nas oitavas de final;
  • As partidas por equipes começam diretos nas oitavas;
  • As equipes contam com três jogadores e no máximo cinco partidas, sendo quatro de simples e uma de duplas. Vence quem ganhar três partidas;
  • A cada seis pontos somados, os jogadores têm direito a parar rapidamente o jogo para se secar com uma toalha;
  • Ao fim de cada set, os jogadores alternam os lados da mesa e têm 1 minuto de descanso;
  • No sétimo set, os mesa-tenistas trocam de lado após o primeiro deles alcançar cinco pontos.

Depois de entender as regras do tênis de mesa, aproveite para conferir o funcionamento de outros esportes olímpicos:

*Última atualização em 8 de abril de 2021

Salvar