Principal nome do tênis de mesa brasileiro e atual número 3 do ranking mundial, Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash de Las Vegas, uma das competições mais importantes do circuito internacional.

A ausência, no entanto, não tem relação com lesão ou problema técnico. O motivo é diplomático: o brasileiro foi impedido de entrar nos Estados Unidos por ter visitado Cuba em 2023.

Por que Hugo Calderano não pode viajar para os EUA?

Mesmo com cidadania portuguesa, Hugo Calderano teve a entrada barrada por uma restrição imposta pelo governo norte-americano.

Como Portugal faz parte do programa Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), o atleta precisaria apenas preencher um formulário eletrônico.

No entanto, quem esteve em Cuba nos últimos anos não pode utilizar o ESTA, sendo obrigado a solicitar um visto convencional.

Sem tempo hábil para resolver a situação com o consulado americano, Calderano está fora do torneio. O brasileiro lamentou a situação.

“É frustrante”, declara Hugo Calderano

Comentando sobre o problema, Calderano afirmou que seguiu o protocolo como de costume e lamentou o fato de ficar de fora do torneio.

Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português.

Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil.

É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos.

Aos 28 anos, o mesatenista vive uma das melhores fases da carreira. A ausência no Grand Smash representa um duro golpe em sua preparação para os próximos desafios da temporada.

Qual é o ranking de Hugo Caderno no tênis de mesa?

No momento, Hugo Calderano é o terceiro do ranking no tênis de mesa.

Qual é o salário de Hugo Calderano?

A grande parte da renda de Hugo Calderano vem de seus patrocinadores e também de suas premiações nos torneios.

Do Governo Federal, Calderano recebe cerca de R$ 11 mil mensais do programa Atleta Pódio.

Siga no mundo do tênis de mesa e confira também mais alguns conteúdos sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.