Onze vezes campeão mundial, Kelly Slater não vive mais seu auge no circuito mundial. Atualmente, com 51 anos de idade, o veterano parece buscar um grande feito para finalmente considerar sua aposentadoria.

De fato, Slater segue com o sonho de participar dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecem em Teahupo’o, mesmo com uma negativa da federação norte-americana.

Confira também >> Kelly Slater está fora das Olimpíadas de 2024 em Teahupo’o

Kelly Slater critica valorização dos aéreos no Finals

Kelly Slater entra na polêmica e critica valorização dos aéreos
WSL/Aaron Hughes

Por mais que Kelly Slater não seja mais um dos melhores do mundo, o ‘GOAT’ segue influente nos bastidores, principalmente com suas opiniões polêmicas.

Desta vez, o americano concedeu uma entrevista para a Stab, famosa revista australiana. Na conversa, Slater abordou o e criticou a valorização dos aéreos:

Mandar aéreos não necessariamente impulsiona a inovação, se esse for o objetivo… Eu honestamente acho que esses critérios deveriam ser deixados de lado no dia do jogo e todos nós podemos simplesmente surfar o melhor que pudermos com as ideias em nossas mentes e as ondas que nos são oferecidas”, opinou Kelly.

A polêmica opinião de Kelly Slater em entrevista a revista Stab, vai contra os critérios divulgados pela WSL para o Finals, a entidade prezou que os juízes valorizem manobras aéreas.

Confira os critérios de julgamento do WSL Finals:

Kelly Slater entra na polêmica e critica valorização dos aéreos
Poster WSL Finals. Divulgação WSL
  • Manobras aéreas inovadoras de alto nivel de dificuldade e técnica serão as mais recompensadas, especialmente quando executadas em seções criticas ou dentro de uma combinação de manobras.
  • Aéreos grandes e manobras progressivas, quando realizados na primeira seção, seções críticas e dentro de uma combinação, serão altamente recompensados.
  • Aéreos individuais ou manobras progressivas precisam ter um grau muito alto de dificuldade e técnica para receberem notas excelentes.
  • Combinar manobras importantes que sejam explosivas e ajustadas no pocket ou na altura da linha do lip, com velocidade e potência extras. Maximizar o grau de dificuldade e mostrar variedade dentro dessas combinações.
  • Ao analisar aéreos, os juízes levarão em consideração fatores como altura, distância percorrida, velocidade/ângulo de rotação, dificuldade de agarrar a prancha, a aterrissagem e a quão críticas são as seções onde são realizadas.
  • A perda de controle e o tempo prolongado para finalizar as manobras podem afetar a nota de um surfista. Apenas manobras que os juízes considerem completas serão pontuadas. Para que as manobras em seções fechadas sejam consideradas completas, o surfista deve continuar surfando na frente da espuma branca com impulso pra frente e o corpo centrado sobre a prancha.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.