A janela para o WSL Finals começa nesta sexta-feira (8), sendo assim, a entidade aproveitou para confirmar os critérios de julgamentos do evento que vai decidir o campeão mundial.
A decisão do título mundial acontece em Trestles, uma onda que prioriza manobras e aéreos, dessa forma o critério dos juízes seguirá por esse caminho, sendo essa uma boa notícia para os brasileiros.
Ver essa foto no Instagram
Confira os critérios do WSL Finals
De fato, a liga vai priorizar os aéreos no critério de julgamento em Trestles. Logo, atletas como Filipe Toledo e Griffin Colapinto ficam ainda mais favoritos ao título mundial.
Confira os critérios de julgamento do WSL Finals:
- Manobras aéreas inovadoras de alto nivel de dificuldade e técnica serão as mais recompensadas, especialmente quando executadas em seções criticas ou dentro de uma combinação de manobras.
- Aéreos grandes e manobras progressivas, quando realizados na primeira seção, seções críticas e dentro de uma combinação, serão altamente recompensados.
- Aéreos individuais ou manobras progressivas precisam ter um grau muito alto de dificuldade e técnica para receberem notas excelentes.
- Combinar manobras importantes que sejam explosivas e ajustadas no pocket ou na altura da linha do lip, com velocidade e potência extras. Maximizar o grau de dificuldade e mostrar variedade dentro dessas combinações.
- Ao analisar aéreos, os juízes levarão em consideração fatores como altura, distância percorrida, velocidade/ângulo de rotação, dificuldade de agarrar a prancha, a aterrissagem e a quão críticas são as seções onde são realizadas.
- A perda de controle e o tempo prolongado para finalizar as manobras podem afetar a nota de um surfista. Apenas manobras que os juízes considerem completas serão pontuadas. Para que as manobras em seções fechadas sejam consideradas completas, o surfista deve continuar surfando na frente da espuma branca com impulso pra frente e o corpo centrado sobre a prancha.
WSL Finals 2023
O WSL Finals 2023 vai decidir o campeão mundial em Trestles. Na categoria masculina, Filipe Toledo e João Chianca representam o Brasil, os dois ainda enfrentam a concorrência de Jack Robinson, Ethan Ewing e Griffin Colapinto.
Enquanto isso, na categoria feminina não temos nenhuma brasileira na disputa. As finalistas são Carissa Moore, Tyler Wright, Caroline Marks, Molly Picklum e Caitlin Simmers.
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.