João Chianca o Chumbinho, pode ser considerado a surpresa do ano na temporada do circuito mundial da WSL. O local de Saquarema fez um grande início em 2023 e garantiu sua primeira vitória no tour.
O primeiro triunfo foi em Portugal, diante de Jack Robinson, justamente o adversário que João Chianca vai precisar superar na bateria que vai abrir o WSL Finals de 2023.
João Chianca vai tentar surpreender o favorito Jack Robinson

Apesar dos dois começos arrasadores, João Chianca e Jack Robinson decaíram no restante da temporada, o brasileiro encontrou dificuldades depois do corte, enquanto o australiano conviveu com lesões e não esteve em sua melhor forma.
No entanto, João se garantiu no WSL Finals no último evento em Teahupo’o e Robinson ressurgiu das cinzas para vencer a etapa e roubar a vaga das mãos de Gabriel Medina. Sendo assim, o surfista brasileiro terminou na quarta colocação e o australiano em quinto.
Here’s a look at @joao_chumbinho’s road to the #RipCurlWSLFinals.
Watch Joao take on Lower Trestles, Sep 8-16 on https://t.co/ie0ZfMWjFw. @ripcurlAs the number 4 seed, Joao will start match 1 against Jack Robinson with priority. pic.twitter.com/TzIHjeQwfJ
— World Surf League (@wsl) September 2, 2023
Dessa forma, Jack e Chianca vão duelar na primeira bateria do Finals. Chumbinho concedeu entrevista ao jornalista Lucas D’Assumpção do portal Waves e fez um esquenta sobre o confronto:
É sempre uma disputa acirrada (contra Jack Robinson), eu acredito que a gente tem um estilo de surf bem parecido, em alguns aspectos, não diria que similar, mas quando as ondas estão em condições extremas ou tubulares, a gente tem a mesma maneira de olhar.
Ver essa foto no Instagram
Ainda em entrevista ao Waves, Chianca abordou algumas vantagens de Jack, mas demonstrou confiança para o duelo:
O Jack teve a experiência de Finals no ano passado, provavelmente ele já tem uma vantagem, pelo menos nos bastidores, de como chegar no evento e como vai ser se sentir nesse momento outra vez.
Estou me sentindo bem confiante, bem preparado e feliz também, nunca tive a oportunidade de passar tanto tempo na Califórnia e já gosta muito. Agora estou fazendo de tudo para estar o mais descansado e pronto possível no grande dia”, encerrou o João Chianca.
Confira a entrevista completa abaixo.
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo