J-Bay é sempre uma das etapas mais esperadas do circuito mundial da WSL. O evento é conhecido pelo show de surf e suas longas direitas que formam paredes para inúmeras manobras.
A etapa tem sido dominada nas últimas temporadas pelos brasileiros. Filipe Toledo já venceu lá três vezes, e Gabriel Medina derrotou Italo Ferreira em uma final em J-Bay.
J-Bay foi cancelada por falta de dinheiro?
A África do Sul é sempre um dos destinos favoritos dos surfistas, apesar dos tubarões. O evento em J-Bay, no entanto, não ocorrerá na próxima temporada do circuito mundial de 2024.
O motivo oficial divulgado pela WSL é a divergência do calendário, principalmente com as Olimpíadas em Teahupo’o, que acontecem na próxima temporada.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, segundo os surfistas locais Damien Fahrenfort e Andrew Lange, o evento ficou fora do calendário devido a questões financeiras e à falta de apoio do governo da África do Sul.
Os atletas ainda revelaram que o evento de J-Bay é o mais caro do circuito mundial, custando aproximadamente quatro milhões de dólares. Enquanto isso, as etapas em outros lugares ficam na faixa de dois a três milhões.
De acordo com Lange, a falta de apoio do governo, que prefere investir em outros esportes como futebol, rugby e críquete, é outro fator para a não realização da etapa.
A mudança no horário é mais um elemento que influencia a decisão de cancelar o torneio, uma vez que a maior parte da audiência da WSL vem das Américas, e o evento ocorre várias horas depois, resultando em uma redução no número de espectadores.
🚨 BRASIL NO TOPO
Levanta o homi que vem mais um troféu pra prateleira.
Filipe Toledo campeão de J-BAY🇧🇷🔥🔥🔥🔥🔥
— Xportudo (@xportudo) July 19, 2023
Além disso, os surfistas estão explorando a possibilidade de realizar uma competição alternativa em J-Bay, com discussões em andamento sobre a organização de um festival não convencional, potencialmente liderado por Joel Tudor, por exemplo.
Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- “Vai ficar sinistro quando Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro
- Kanoa Igarashi é sincerão sobre seu ano na WSL: “Perdi de gente que ninguém conhece”
- A nova era do circuito mundial da WSL que pode atrapalhar a Brazilian Storm
- Lewis Hamilton revela experiência de quase morte com Kelly Slater em Pipeline: “Estiver perto do fim”
- “Ninguém gosta do corte”, Jadson André comenta sobre o formato da WSL
- (Vídeo) Yago Dora completa BACKFLIP totalmente inacreditável
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.