Às vésperas da Olimpíada de Paris 2024, a disputa por uma vaga no maior evento do ano vai ficando apertada. No vôlei feminino não é diferente. Até o final do mês de junho, o comandante José Roberto Guimarães precisa decidir quem serão as 12 atletas convocadas aos Jogos Olímpicos.
A Seleção Brasileira possui cinco medalhas: duas de ouro, conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012); uma de prata, em Tóquio (2020); e duas de bronze, conquistadas em Atlanta (1996) e Sydney (2000). A mais recente foi a conquista do 2º lugar, no Japão.
Dessa maneira, a equipe vai em busca da sexta medalha na competição. Assim, usando a Liga das Nações como referência, o Esportelândia traz para você os possíveis cortes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Quem deve ser cortada da Olimpíada? Número de jogos de cada jogadora na VNL
Levando em consideração a fase de classificação da Liga das Nações 2024, alguns nomes são certos na lista de convocadas, outros nem tanto. Assim, analisando a quantidade de jogos, Pri Daroit, Natinha e Lorenne devem ser cortadas da convocação final.
A capitã e ponteira Gabi foi a única jogadora que atuou em todos os 12 jogos como titular. Em contrapartida, Pri Daroit e Lorenne não tiveram essa oportunidade.
A posição de levantadora, com Roberta e Macris, e de central, com Thaísa, Carol e Diana, parece já ser certeza. No entanto, ainda existem dúvidas para as outras posições. Confira a quantidade de jogos de cada atleta brasileira na VNL:
Levantadoras
- Roberta: nove jogos como titular
- Macris: três jogos como titular
Opostas
- Kisy: dois jogos como titular
- Tainara: um jogo como titular
- Lorenne: não atuou como titular
Ponteiras
- Gabi Guimarães: 12 jogos como titular
- Rosamaria: nove jogos como titular
- Ana Cristina: nove jogos como titular
- Júlia Bergmann: três jogos como titular
- Pri Daroit: não atuou como titular
Centrais
- Thaísa: cinco jogos como titular
- Carol: oito jogos como titular
- Diana: sete jogos como titular
Líberos
- Nyeme: 10 jogos como titular
- Natinha: dois jogos como titular
Ver essa foto no Instagram
Você adora vôlei e curte tudo sobre o esporte? Então confira mais algumas notícias dessa modalidade aqui no Esportelândia:
- Gabi Guimarães abre o jogo sobre grupo da morte nas Olimpíadas: “Vamos precisar de…”
- Confronto entre Brasil x Tailândia carrega tabu histórico na Liga das Nações
- Zé Roberto Guimarães teme pelo grupo da morte nas Olimpíadas: “Temos que nos preocupar com…”
- Grupo da morte? Seleção brasileira conhece adversários das Olímpiadas 2024
- Camila Brait abre o coração e diz quem serão os campeões olímpicos
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.