A luta é um dos esportes mais antigos da humanidade, com evidências como esculturas e desenhos em cavernas datando de cerca de 15.000 anos, que mostram técnicas ainda utilizadas hoje como na luta livre.
Esse esporte foi introduzido nos antigos Jogos Olímpicos em 708 a.C., com competições em duas modalidades: “luta vertical” e “luta de chão”, além de ser parte do pentatlo.
Atualmente, a luta moderna se divide em duas modalidades: greco-romana, que mantém um estilo baseado no esporte antigo, e luta livre, que segue um formato mais moderno.
Luta Livre: história
A luta livre permite o uso das pernas e seguradas acima ou abaixo da cintura. O objetivo é o mesmo em ambos os estilos: prender os dois ombros do oponente no tapete (queda) ou acumular mais pontos até o final do tempo regulamentar.
A luta ocorre em uma área circular e consiste em dois períodos de três minutos, com os lutadores usando as mãos para executar movimentos de queda e reversão, sem segurar pela camiseta.
A luta livre olímpica, também conhecida como luta estilo livre (em inglês: freestyle wrestling; em francês: lutte libre), é uma forma de wrestling amador, um esporte de combate e uma arte marcial praticada mundialmente.
O objetivo é derrubar o oponente e imobilizá-lo de costas no chão, chamado de “encostamento”. Não são permitidos golpes traumáticos como socos e chutes; a luta se concentra no grappling, que envolve técnicas de clinch, arremessos, controle e derrubadas.
A luta livre pode ser vista como um dos esportes mais antigos, com várias culturas tendo práticas de grappling, como o pále na Grécia Antiga.
A luta estilo livre olímpica moderna se originou do catch wrestling americano e britânico, adaptando-se ao remover golpes perigosos e adicionando regras competitivas inspiradas na luta greco-romana.
Ela se distingue da luta greco-romana por permitir técnicas abaixo da linha da cintura, o que lhe dá o nome “luta livre”.
Luta livre nas Olimpíadas
A luta livre estreou nos Jogos Olímpicos de St. Louis em 1904 e tem sido parte do programa Olímpico desde os Jogos de Antuérpia em 1920. A luta livre feminina foi incluída nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em Atenas, em 2004.
Atletas da União Soviética conquistaram 116 medalhas nos Jogos Olímpicos, incluindo 62 de ouro. Os atletas dos EUA ganharam um total de 142 medalhas, com 57 de ouro.
No wrestling feminino, o Japão é o país mais bem-sucedido, tendo conquistado 15 das 24 medalhas de ouro possíveis.
Veja também, mais informações sobre as Olimpíadas:
- Confira todas as vagas do Brasil para as Olimpíadas de Paris 2024 até agora
- Tiro Esportivo nas Olimpíadas: história e todos os pódios
- Levantamento de peso nas Olimpíadas: história e todos os pódios
Curiosidades olímpicas
- As mulheres fizeram sua estreia na luta olímpica nos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas.
- O único lutador a ganhar medalhas de ouro nos dois estilos de luta olímpica foi o estoniano Kristjan Palusalu, que alcançou esse feito nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.
- Um dos maiores destaques na história da luta olímpica é o russo Aleksander Karelin, que no estilo greco-romano conquistou três medalhas de ouro (1988, 1992 e 1996) e uma de prata (2000).
- O primeiro campeão olímpico de luta greco-romana foi o alemão Carl Schuhmann, que venceu a competição em 1896, em Atenas.
- Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (realizados em 2021), os atletas japoneses foram os que mais ganharam medalhas, com cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze. Infelizmente, o Brasil não conquistou medalhas nesta edição.
Todas as modalidades da Luta Livre
Ver essa foto no Instagram
- Luta livre feminina 50kg
- Luta livre feminina 53kg
- Luta livre feminina 57kg
- Luta livre feminina 62kg
- Luta livre feminina 68kg
- Luta livre feminina 76kg
- Luta livre masculina 57kg
- Luta livre masculina 65kg
- Luta livre masculina 74kg
- Luta livre masculina 86kg
- Luta livre masculina 97kg
- Luta livre masculina 125kg
Veja todos os pódios da Luta livre
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.