O Brasil segue se preparando para as Olimpíadas de Paris 2024. Os atletas já começam a se classificar para o evento e nesta sexta-feira (21), mas um carimbou a vaga, trata-se do Alison dos Santos. O corredor conquistou a prata na prova dos 400m com barreiras e bateu o índice olímpico.
Alison dos Santos garantido nas Olimpíadas de Paris
O brasileiro competiu na sua prova principal e conseguiu fazer o índice olímpico para as Olimpíadas de Paris 2024. O brasileiro marcou 47s66 na Diamond League Mônaco, muito abaixo da marca classificatória de 48s70. Assim, o corredor ficou atrás só atrás do favorito norueguês Karsten Warholm com 46.51. Desta forma, o grande adversário do Piu na categoria conseguiu ficar a frente.
O brasileiro conquista o segundo pódio em sua segunda prova após recuperar de lesão. Alison dos Santos foi aumentando o ritmo durante a prova, mostrando seu potencial diante dos adversários. O atleta foi crescendo e na perto da última reta foi se aproximando do norueguês, mas, na penúltima barreira acabou perdendo tempo e viu rival disparar.
Carreira de Alison dos Santos
O atleta de 23 anos é um dos esportistas mais promissores do Brasil e grande nome do atletismo. Assim, nas provas de distâncias maiores ele é especialista, como nos 400m com barreiras. Ele é medalhista olímpico, campeão mundial e pan-americano e o terceiro melhor atleta do mundo na modalidade em termos de marca obtida.
Marcas impressionantes do Piu rumo as Olimpíadas
Em Tóquio 2020, Alison classificou-se para a final quebrando novamente o recorde sul-americano com a marca de 47.31. Na final ele obteve a medalha de bronze, quebrando por larga margem o próprio tempo com a marca de 46.72 (baixou seu tempo em 0,6 segundo). Alison passou a ser o terceiro mais rápido de todos os tempos nesta prova, com apenas 21 anos de idade
Em abril de 2022 fez a 2ª melhor marca brasileira da história nos 400m, 44s54, prova que não é sua especialidade. Em maio de 2022 conquistou a medalha de ouro nos 400m com barreiras na etapa Doha da Liga Diamante com o tempo de 47s24, derrotando Rai Benjamin.
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.