Fundado em 1930, o São Paulo Futebol Clube sempre se manteve fiel ao seu estilo clássico de uniformes, tanto o titular como o reserva. A camisa branca com listras horizontais vermelha e preta na altura do peito é uma das vestimentais mais tradicionais do futebol brasileiro.
Apesar da tradição do uniforme tricolor, em alguns anos, o clube optou também por criar camisas “especiais”, que se diferenciam um pouco da tradicional. Além disso, a camisa dos goleiros são as que mais se modificaram, principalmente durante o período de Rogério Ceni no time.
Para manter viva a história dessas vestimentas clássicas que fazem parte do passado e do presente do clube, decidimos elencar as 8 camisas mais bonitas do São Paulo em todos os tempos.
Obviamente, essa questão é muito pessoal para o torcedor são-paulino, até porque cada um tem uma lembrança mais marcante de uma camisa ou outra. Por isso, nossa escolha vai além da estética das camisas, mas também resgata a importância do uniforme no momento em que ele foi usado.
Portanto, venha conferir junto com a gente quais são as camisas mais bonitas e que marcaram momentos históricos do Tricolor Paulista nos seus 93 anos de existência.
As 8 camisas mais bonitas da história do São Paulo
- 1930-1935
- 1977
- 1992
- 2005
- 2006
- 2008
- 2012
- 2016
1930-1935
Para começarmos, temos o primeiro estilo de camisa Tricolor, utilizada do ano de inauguração do clube, em 1930, até meados de 1935.
Nessa época, o uniforme ainda era algo bastante simplificado. Modificando poucas vezes o tamanho da manga, curta ou longa, o uniforme branco do São Paulo era bastante simples, mas elegante: camisa inteira branca, com listras vermelha e preta na parte central, e o escudo posicionado no meio das listras.
Durante esse período, o São Paulo conquistou seu primeiro Campeonato Paulista, em 1931, marcando ainda mais o uniforme tradicional, que segue sendo modelo para as camisas até os dias atuais.
1977
A camisa n°2, usada durante a conquista do primeiro título Brasileiro, em 1977, é também uma das mais bonitas da história do São Paulo.
Com o estilo listrado tricolor (preto, vermelho e branco), e com detalhes em branco nas mangas e na gola, a camisa chama atenção pela simplicidade e pela elegância, assim como pela conquista do primeiro título nacional do clube.
1992
A conquista do Mundial de Clubes em 1992, primeiro da história do São Paulo, está marcada na memória do torcedor. Assim como o troféu, a camisa utilizada no jogo decisivo, diante do Barcelona, não fica muito atrás.
Novamente, o tradicional vem à tona: camisa simples, com listras em preto e vermelho no fundo branco, com o símbolo se destacando na parte central das listras.
Um detalhe que chama a atenção, se diferenciando de outras camisas anteriores, é a utilização de gola polo, dando um toque de elegância maior para o time histórico do Tricolor naquele ano.
2005
Em 2005, o São Paulo voltava a conquistar a América e o Mundo, sendo campeão da Libertadores e do Mundial. Na final da competição intercontinental, o clássico uniforme dos jogadores de linha chamava a atenção, mas não tanto como a vestimenta utilizada pelo goleiro Rogério Ceni, maior ídolo do Tricolor em todos os tempos.
Contrastando com o branco tradicional dos jogadores de linha, Rogério Ceni usou, naquela oportunidade, um uniforme preto, com os mesmos destaques dos demais: listras vermelha e preta na parte central, com o símbolo do clube no meio dessas listras.
Não fique apenas no futebol! Confira listas importantes de outros esportes em nosso site:
- Veja lista de 12 documentários sobre esports para assistir
- Livros de surf: veja a lista dos 22 melhores (com resumos)
- Frases de Fórmula 1: Veja uma lista das 93 mais inspiradoras
- Cristiano Ronaldo no Free Fire: veja tudo sobre o personagem
- Maiores salários da NBA: os 20 jogadores mais bem pagos
2006
Na conquista do quarto título do Campeonato Brasileiro, em 2006, o São Paulo também ostentava belíssimos uniformes, especialmente a camisa n° 2.
Com o brasão da Conmebol estampado nas mangas por conta de ser o então campeão da Libertadores, o uniforme todo listrado em destaque com preto e vermelho, e contorno de listras em branco, foi um dos mais bonitos de toda a história do clube.
2008
Usado na conquista do último Campeonato Nacional do Tricolor, o uniforme titular de 2008 também merece ser destacado.
Sem detalhes coloridos nas mangas, o uniforme possuía um fundo completamente branco, apenas com as tradicionais listras centrais em preto e vermelho.
Além disso, somente os patrocínios, como o logo da LG, patrocinadora master do clube, completavam os detalhes finais da camisa.
2012
Por enquanto, a última conquista do São Paulo veio em 2012, quando o clube foi campeão a Copa Sul-Americana. Desde então, uma seca bastante significativa atormenta a cabeça de dirigentes, jogadores e torcedores São Paulinos.
Naquela conquista, o uniforme também se destacava. Sem a presença de muitos patrocínios, apenas o logo da empresa distribuidora dos uniformes, davam um aspecto mais “clean” na camisa.
O tradicional listrado em preto e vermelho centralizado, com um fundo branco, permanecia, mas novamente com uma gola polo que dava um ar mais elegante para a vestimenta.
2016
Em 2015, o São Paulo fechou contrato com uma nova distribuidora de uniformes e, no ano seguinte, a Under Armour presenteou o clube com um dos uniformes mais bonitos da história tricolor.
Claro, o tradicional não poderia ficar de fora, e a camisa n°1 mantinha os desenhos tradicionais. Mas, um detalhe que torna essa camisa muito interessante são as “ondas” em vermelho e preto na manga, homenageando o movimento que a torcida são-paulina proporciona durante as partidas em seu estádio, o Morumbi.
E aí, ficou faltando alguma camisa marcante? Comente!
E aproveite para conferir outras listas do futebol em nosso site:
- Melhor jogador do mundo da Fifa: Lista de Todos os Vencedores
- Os 10 maiores jogadores da história do Internacional
- Os 10 maiores batedores de falta do mundo em todos os tempos
- As 8 camisas mais bonitas do Flamengo na história
- As 8 camisas mais bonitas do Corinthians na história
Estudante de Jornalismo na Unesp de Bauru, participou de projetos de extensão como a Rádio Unesp Virtual (RUV), onde era editor de texto e áudio, produtor, locutor e comentarista no setor de esportes. Foi colaborador no projeto Atlas da Notícia e participa de trabalhos freelancers de conteúdos diversos. Na universidade, apresentou um documentário como TCC, sobre as torcidas organizadas dos grandes times de São Paulo, inseridas na cidade de Bauru. É apaixonado por esportes, essencialmente futebol, basquete e tênis, acompanha o noticiário regularmente e é fanático pelas histórias que envolvem esses esportes.