Herói da conquista inédita do Botafogo na Libertadores, o ponta Luiz Henrique entrou para a história do clube ao marcar o primeiro gol da final contra o Atlético Mineiro e sofrer o pênalti convertido por Alex Telles.
De fato, com uma carreira meteórica na base do Fluminense até ser vendido ao futebol espanhol e retornar ao Brasil, Luiz Henrique teve uma infância humilde e quase desistiu de brilhar com a bola nos pés para se dedicar ao judô.
Craque da Seleção Brasileira e herói do Botafogo, Luiz Henrique poderia ser uma estrela do judô
Primeiro treinador e ex-empresário de Luiz Henrique, Johnny Max revelou que no início da carreira do jogador, o trajeto de Petrópolis até Xerém, onde o jovem frequentava a base do Fluminense quase o fez desistir do futebol:
É muito complicado pegar uma criança de oito anos e falar que vai ser jogador de futebol, porque envolve muita coisa. Não só o corpo, mas a mente, o processo todo que a gente tem que percorrer, as subidas e descidas que eu tive que ter com ele.
Tive que sair de emprego, começar a descer Xerém, Petrópolis, Xerém, Petrópolis… E nisso fomos construindo uma responsabilidade nele”, disse Max ao portal UOL.
Em seguida, o profissional revelou que Luiz Henrique chegou a ganhar um campeonato de Judô durante sua infância e o esporte era uma opção para o futuro do jovem. No entanto, Max convenceu LH e sua família a insistir com o futebol.
Mas chegou um momento que ele não quis mais, porque ele também brincava no colégio à tarde, ficava lá nos projetos que o colégio tem, como o judô. Ele tinha uns 12 anos e ganhou medalha e tudo. Então eu tive que ir na comunidade, falar com a família da grandeza que ele poderia ser.
Aí eu consegui o resgatar, mas teve um dia que ele chegou a descer do ônibus dizendo que não queria ir [para o treino no Flu]. Tive quase que pegar no colo. Em seguida, aos 14, ele passou a viver no alojamento do Fluminense e isso foi bom para o amadurecimento dele.
Brilhando na final da Copa Libertadores, será que Luiz Henrique poderia ter sido uma estrela do judô brasileiro?
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo das artes marciais e confira também mais algumas notícias aqui no Esportelândia:
- Filmes de artes marciais: os 21 melhores de todos os tempos!
- MENOS PUNIÇÕES! Sucesso na Olimpíada, judô deve ter mudanças nas regras para LA 2028
- Conheça os 17 principais golpes de Judô e execuções
- Golpes de Taekwondo: nomes e como são feitos
- Regras do MMA: o que é permitido e o que é proibido no UFC
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.