O fisiculturismo é um esporte que leva os atletas a chegarem em números mínimos de percentual de gordura. Afinal, para conseguir olhar os músculos é necessária pouca quantidade de massa gorda.
Com base nisso, ao longo dos anos foram notados casos extremos de percentual de gordura que, em alguns, levou até mesmo à morte.
Diante disso, preparamos esta lista com os 10 atletas mais secos da história.
Você acha que Cristiano Ronaldo estará neste ranking? Confira a matéria até o fim para descobrir!
10 atletas com menor percentual de gordura na história
De fato, a lista a seguir possui grandes nomes que marcaram gerações no fisiculturismo, como Ronnie Coleman e Eduardo Corrêa.
Clique aqui e confira a história de vida do Ronnie Coleman.
Assim, confira os atletas que chegaram no menor percentual de gordura possível.
Rich Gaspari
Até 1985, ninguém havia apresentado fibras no glúteo, uma das marcas que apresentam um físico extremamente condicionado. Foi então que Rich Gaspari apareceu.
Na ocasião, o atleta inaugurou um novo patamar de condicionamento no Night Of Champions daquele ano ao levar ao palco a característica de glúteo fibrado.
Aquela temporada foi marcante para Gaspari, que além de apresentar o menor percentual de gordura até aquele momento, ficou em 3° lugar no Olympia.
Clique aqui para conhecer todos os campeões do Mr. Olympia na Open.
Andreas Munzer
Uma das histórias mais tristes do bodybuilding. Andreas Munzer era um dos competidores mais secos que o cenário do fisiculturismo já viu.
Segundo alguns profissionais, ele tem a chance de ter sido o atleta com menor percentual de gordura da história.
Entretanto, tudo tem um lado negativo. O uso de diuréticos e outras drogas acarretaram na morte precoce do competidor em 1996, com 31 anos.
Eduardo Corrêa
Com o apelido de “Like a Machine” (Igual a uma Máquina), já é de esperar que Eduardo Corrêa seja aquele tipo de atleta que não erra na dieta, certo?
Na verdade, o ídolo brasileiro da 212 é um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos e sempre foi conhecido como Super Sliced, Super Cortado em português.
O apelido já diz tudo. Corrêa apresentou diversos físicos extremamente condicionados e com um aspecto único de pele. De fato, um nome que vai ficar para a história dos atletas com menor percentual de gordura.
Shawn Ray
Um dos fisiculturistas mais subestimados da história foi Shawn Ray. Mesmo nunca tendo ganhado destaque por conta do volume, o americano era, sem dúvidas, um dos mais secos dos anos 90.
Além de sempre apelar pelo condicionamento, Ray também ficou conhecido por sua arte de posar. De fato, foi um dos maiores da história nesse quesito.
Darrem Charles
Mesmo sendo ironizado por ganhar apenas campeonatos pequenos, Darrem Charles conta com nove vitórias no seu histórico e um físico que marcou era.
Vale lembrar que o fisiculturista ainda encerrou a carreira na Classic Physique, onde conquistou o top 5 do Olympia na edição de 2016.
Clique aqui para conferir o histórico de todas as edições da Classic Physique no Olympia.
Dexter Jackson
Conhecido por sua longevidade, Dexter Jackson venceu o Mr. Olympia 2008 com um físico que chamou a atenção por conta do baixo percentual de gordura.
Porém, isto não foi apenas um acontecimento. Ao longo de toda sua carreira, Jackson manteve o aspecto de pele e o condicionamento como pontos fortes do seu shape.
Ronnie Coleman
Com oito títulos do Olympia conquistados e um dos físicos mais agressivos que o Planeta Terra já viu, Ronnie Coleman é o maior da história.
Entretanto, todos falam apenas do seu volume e acabam esquecendo que o americano também chegava com um nível de percentual de gordura impressionante, ainda mais para o seu tamanho.
Iris Kyle
A única atleta mulher desta lista é Iris Kyle, uma das maiores da categoria Bodybuilding na história.
Com 10 Olympia conquistados, um recorde entre homens e mulheres, a atleta era imbatível no volume e na quantidade de gordura.
Flex Lewis
O algoz do Eduardo Corrêa no fisiculturismo, com sete títulos do Olympia na 212, foi Flex Lewis.
Clique aqui e veja o histórico completo da 212 no Mr. Olympia.
De fato, condicionamento não faltava para este atleta, afinal, ele superou diversas vezes o brasileiro conhecido justamente pelo nível de gordura.
Flex Lewis foi um marco para o fisiculturismo e, sem dúvidas, um dos físicos com menor percentual de gordura na história.
Phil Heath
Phil Heath é um dos maiores fisiculturistas deste século e um dos mais marcantes. Além de ser sete vezes campeão Olympia, o americano ficou lembrado por conta da sua estética corporal.
Claramente, é complicado citar estética corporal sem citar condicionamento, já que os dois pilares andam lado a lado. Sendo assim, Heath é o competidor que merece encerrar essa lista.
Bônus – Cristiano Ronaldo
Furando a bolha do fisiculturismo, o futebol possui um verdadeiro robô que é necessário ser citado nesta lista. Em suma, Cristiano Ronaldo possui um dos físicos mais condicionados do esporte da bola no pé.
No seu auge, o craque português deve ter chegado perto da marca de 6% de gordura corporal, algo que é visto com frequência em campeonatos de fisiculturismo. Sendo assim, era impossível deixá-lo de fora da lista.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.