Quando o assunto é “promessas do fisiculturismo nacional” é quase impossível não citar o nome do jovem Manuel Ângelo. O atleta, que compete pela Classic Physique, possui um dos físicos mais harmoniosos entre os juniores e promete ser uma estrela do Brasil na categoria clássica ao se tornar profissional.
Em entrevista exclusiva feita pelo Esportelândia no Arnold Classic deste ano, Ângelo conversou e revelou detalhes sobre sua carreira. Além disso, o fisiculturista admitiu quais são seus planos para esse ano visando conquistar o Pro Card.
A mentalidade de um campeão

De fato, Manuel Ângelo ainda é um jovem atleta de fisiculturismo. Porém, ele já demonstrou ter uma grande mentalidade quando se trata sobre o peso de carregar o apelido de “promessa” em um esporte onde o tempo é uma virtude. Sobre esse aspecto, o atleta confessou que tenta ignorar o apelido, assim, seu único inimigo no dia a dia é ele mesmo.
“A gente tem uma responsabilidade muito grande de poder sempre mostrar algo melhor do que já foi mostrado. O único peso que eu carrego é demonstrar um físico melhor do que meu último campeonato. Não tem como controlar o resultado, mas tem como controlar se eu vou ser melhor ou não, e é isso que a gente busca sempre, melhorar e chegar melhor do que ontem.”
Dito isso, é verídico que o patamar dado ao jovem é referente ao seu físico e seus resultados em campeonatos. Pouco tempo após explodir na mídia com um físico proporcional e bem condicionado, Manuel Ângelo fechou contrato com a empresa Adaptogen, uma das líderes do mercado de suplementos no Brasil.

Ao ser perguntado sobre essa oportunidade, o atleta revelou que se sente muito feliz com a empresa. Como fruto disso, ele espera entregar ótimos resultados para a companhia nas próximas competições.
(O patrocínio da Adaptogen) Foi uma oportunidade de ouro, veio num momento muito bom. Toda oportunidade que vier a gente tem que agarrar e fazer o máximo possível para representar a marca. Tá sendo algo muito bom, tanto para crescimento profissional quanto para o pessoal. Graças a Deus eu consegui mostrar meu trabalho e profissionalismo. Consegui ganhar o Overall do Piracicaba, perdi o Nacional para o cara que ganhou o Pro. Então, a gente tá bem, espero trazer muitas conquistas para a marca.
Os planos de Manuel Ângelo para essa temporada
A princípio, Ângelo ainda está longe de estrear nesta temporada. O jovem comentou sobre como anda sua fase atual de dieta e abriu o jogo sobre até quando planeja continuar no protocolo para aumento de massa muscular.
Estou em off desde dezembro, um off um pouco maior que a gente vai até junho pelo fato que o feedback dos juízes no campeonato foi de que a gente precisa adicionar mais volume, principalmente nos membros superiores. As pernas se sobressaem muito. Então, eu vou fazer um off até junho, já estou com 85 kg e vamos ver até quanto eu vou conseguir subir com qualidade para a gente competir no Olympia.

Assim, ele deixou claro que vai competir no Mr. Olympia Amador deste ano. Entretanto, ainda falou sobre outros campeonatos que está visando subir para adquirir mais experiências sobre os palcos.
Eu já tenho a vaga para o Olympia (Amador) porque eu competi em Piracicaba então vou lá tentar o Pro. Mas, caso eu queira testar o físico antes, talvez eu vá no Sardinha, que vai ser, se não me engano, em setembro. Ou, se tiver na minha cidade de novo, Uberlandia, eu vou subir. Mas por enquanto é só o Olympia.
Por fim, já que seu objetivo para essa temporada é se tornar profissional, alguns fãs ainda questionam sobre a categoria que Manuel Ângelo irá competir no Pro. De fato, por ser um atleta de baixa estatura, muitos comentam sobre a possibilidade dele se tornar um 212.

Porém, o mesmo confessou que ainda há mais de 5 kg para serem adicionados na Classic. Ou seja, ele deixou claro que, por enquanto, é um atleta da categoria dos físicos clássicos.
Eu penso o seguinte, a gente tem que deixar o físico seguir seu caminho próprio. Eu tenho muito peso para adicionar na Classic ainda. Caso algum dia eu não consiga bater mais o peso, vou com tranquilidade para a 212. Mas eu penso que não é você que escolhe a categoria, a categoria que vai te escolher. Então, deixa o físico crescer, e seguir seu caminho natural.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!