A NBA já contou com diversos astros como Stephen Curry, LeBron James e até mesmo Michael Jordan, mas o debate sobre quem é melhor ou mais impactante perdura por gerações. Muitos tentam, mas poucos convencem. Afinal, quem é o jogador que mais influenciou na história da NBA? Veja a seguir no Esportelândia.
Paul Pierce coloca Stephen Curry como o melhor jogador que já atuou na NBA, superando até mesmo Michael Jordan
Em entrevista ao podcast ‘Undisputed', o ex-astro do Boston Celtics, Paul Pierce, afirmou que Stephen Curry é o melhor jogador que já atuou na NBA. Paul Pierce se referiu ao armador do Golden State Warriors como uma grande referência e disse que, em suas palavras, ele teve uma influência maior do que LeBron James, Michael Jordan e Kobe Bryant.
“Steph’s influence on the game has been greater than LeBron, MJ and Kobe.”
– Paul Pierce
(Via @undisputed ) pic.twitter.com/2PjvCwWErb
— NBACentral (@TheDunkCentral) March 21, 2024
Stephen Curry ganhou quatro anéis na NBA, é o maior arremessador de três pontos da história e superou um marco ao alcançar 3.700 pontos e 10 seleções no All-Star Game, entre outras conquistas em sua bem-sucedida carreira.
O diferencial de Stephen Curry em comparação com LeBron James e Michael Jordan
O grande poder de Stephen Curry em quadra são as bolas de três. É considerado o melhor chutador na história da liga e seus recordes no quesito reforçam seu domínio nesse fundamento. Michael Jordan não é chamado de Black Jesus à toa. Jordan não é o jogador com mais títulos na história, está bem atrás na lista de maiores pontuadores da liga, e as bolas de três também não são o principal aspecto no jogo de MJ.
No entanto, sua dominância, capacidade atlética, tanto física quanto natural, e uma obsessão pouco vista antes – talvez nunca, em qualquer esporte de grande repercussão como o basquete – fazem do eterno camisa 23 do Chicago Bulls um jogador quase inalcançável. Repetir os feitos de Jordan é algo ainda inimaginável. Considerando os anos de alto nível restantes nas carreiras de James e Curry, nem mesmo esses astros conseguirão alcançar Jordan em determinados números.
De um modo geral, fazer o que Michael fez, vencendo 6 NBA Finals de 6 disputadas na carreira e ainda terminar como o MVP das finais em todas, o distancia da maioria, criando uma sombra para muitos e deixando Jumpman em um posto quase exclusivo.
Da mesma maneira, porém considerado um pouco abaixo na hierarquia, LeBron James aparece na mesma situação. A longevidade do cria de Ohio é tão fora da curva que atletas ou mesmo jovens que se espelham nos astros da NBA acabam buscando outros estilos de jogo.
Chegar em 10 finais não é para qualquer um. Se tornar o maior pontuador da principal liga do mundo, em uma idade já avançada e competindo contra os melhores, não é simples. Ter um porte físico e disciplina como os de LeBron também não. O clichê de trabalho com talento. Jordan e James possuem isso. Curry também, porém de uma maneira diferente.
@black_sound_bass O dia que Steph Curry encontrou defeito na quadra que ninguém viu #nba #nbabrasil #esportes #stephcurry #curry #tiktokesportes #basketball #☝🏿👍🏿 #1k1m🔥 #viral☝🏿👍🏿🏀 ♬ som original – black_style
Por que Stephen Curry é considerado por muitos o jogador mais influente a passar pela NBA?
Se Stephen Curry possui talento e trabalha assim como LeBron James, Michael Jordan, entre outros, o que faz do camisa 30 do Warriors ser tão influente para os jovens e até mesmo ex-astros do basquete?
Naturalmente, Curry (1,88m) não é tão alto quanto Jordan (1,98m) ou LeBron (2,06m). É como um jovem de estatura mediana querer ser tão dominante fisicamente quanto Shaquille O'Neal foi com seus incríveis 2,16m.
Treinar para acertar cestas de três também não necessariamente precisa ser o mais alto ou veloz. Não significa que será o melhor de todos nesse fundamento, mas o trabalho constante pode conquistar bons resultados.
Quando Isaiah Thomas era imparável
Isaiah Thomas, com seus 1,75m, é um ótimo exemplo. Ex-Boston Celtics, Isaiah viveu períodos de magia pela franquia antes de sofrer com constantes lesões que o afastaram do alto nível que uma vez encantou o mundo, lhe rendendo duas participações no NBA All-Star (2016, 2017) e um All-NBA Second Team (2017).
A magia do pioneirismo de Stephen Curry
Em outras palavras, apesar de não ser a verdade, Stephen Curry é um jogador mais possível de ser copiado/espelhado para os jovens, e seu estilo praticamente pioneiro chama a atenção de todos, pois não é uma temporada, são anos em sequência se destacando entre gigantes de todos os tipos.
Curry não é um acidente, muito menos “só” trabalho. Existe um talento natural e muito treino por trás. Há quem goste do camisa 30 pela ousadia, por seus dribles, agilidade, arremessos de longa distância, fidelidade a uma franquia, empatia a pessoa ou mesmo pelo conjunto da obra.
Pode não ser uma verdade absoluta, mas um grande grupo de pessoas gosta daquilo que é “replicável”. Quantos livros de sucesso são vendidos sobre como obter destaque em tal área? Muitas pessoas gostam de acompanhar o que é possível de se fazer, reproduzir. Assim como Isaiah foi um tempo atrás, outros atletas das mais variadas modalidades também foram, e Curry é um exemplo atual.
I Wanna Be Like Mike 2?
Quem aprecia e se dedica ao esporte, apenas gostará ainda mais dos novos ingredientes que o camisa 30 traz ao jogo, e quem não se via alcançando prestígio parecido antes de Curry, seja por capacidade física ou outro aspecto, hoje, tem novos horizontes. Não significa que virá uma legião de Stephen Currys no esporte apenas porque jovens querem ser como o astro.
Quantos Michael Jordans surgiram depois do comercial da Gatorade “I Wanna Be Like Mike” (Eu quero ser como Mike em inglês)? Pois é. Os ingredientes, entretenimento e esperança de novos perfis fazem de Stephen Curry esse jogador tão influente.
Stephen Curry pode não ser o mais alto, mais forte, maior ou melhor na história da liga, no entanto, sua influência é notável. E o astro ainda não deu sinais de declínio. Sabe-se lá quantos capítulos a lenda do Warriors ainda pode escrever. Contudo, uma coisa é certa, o livro nem terminou e muitos já adoram sua obra.
@camisa_23 Concordam? Pra assistir essa resenha na íntegra, acesse o link na bio🔗 #basquete #tiktokesportes #fypシ #nbabrasil #curry #lebron ♬ som original – Camisa 23
A famosa história de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no futebol
Quando o assunto deixa a quadra e vai para o campo de futebol, fãs e especialistas costumam debater se Lionel Messi é talento puro enquanto Cristiano Ronaldo é mais trabalho do que dom natural.
No entanto, ambos possuem talento e trabalham duro, pois é simplesmente inviável ser um atleta profissional de futebol hoje sem a parte física, ou seja, sem treinar intensamente. É possível dizer que um atleta se dedica mais a algum ponto específico do que outro, mas isso não é o que faz qualquer jogador ser tão vitorioso quanto Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi. O talento precisa estar presente. É um conjunto, não uma seleção natural.
Não há meio termo. É preciso ter algum talento e trabalhar em cima disso. Assim como Cristiano Ronaldo se tornou um exemplo de trabalho e inspiração para jovens que anseiam por uma oportunidade no esporte, Stephen Curry ganhou destaque por seu pioneirismo e sucesso, mesmo não sendo tão poderoso fisicamente como os gigantes do basquete.
Apesar da ética de trabalho de LeBron e Jordan serem iguais à dos dois citados acima, Curry traz esse aspecto do físico consigo, provando ser possível obter destaque entre gigantes e ser um deles, mesmo que não fisicamente.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Conheça os 20 melhores jogadores do NBA 2K2024
- Ja Morant: biografia, títulos, estatísticas e recordes
- Brasil na WNBA: todas as brasileiras que passaram pela liga
- Cameron Brink: história, família Stephen Curry e WNBA
- Tudo sobre WNBA: história, equipes, regras, draft e campeões
- Como funciona o Draft da NBA: história, regras, trocas e melhores drafts
- Maiores salários da NBA: os 20 jogadores mais bem pagos
- Recordes da NBA: as marcas históricas de jogadores e times
- 20 maiores jogadores de basquete de todos os tempos [2024]
- Copa da NBA: como funciona, chaveamento e premiação
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.