A Fórmula 1 sempre busca novos avanços dentro e também fora das pistas. Agora, parece que a FIA tem uma nova regra para as categorias inferiores do automobilismo.

A partir da próxima temporada, uma nova medida será introduzida nas categorias de suporte da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3.

FIA introduz nova regra para as categorias inferiores da Fórmula 1

Max Verstappen
Icon Sport

A FIA tem um plano para uma nova regra em suas categorias inferiores. Quando um piloto causar a interrupção de uma sessão com bandeira vermelha, o mesmo não terá permissão para continuar participando e seu tempo mais rápido poderá ser invalidado.

Essa regra tem a intenção de mexer com situações em que acidentes impedem o prosseguimento de uma sessão, especialmente durante as classificações, muitas vezes resultando em benefícios para o piloto que causou a bandeira vermelha.

O novo artigo 33.5 do regulamento esportivo das categorias de apoio à F1 (F2 e F3) estabelecerá a possibilidade de punição para quem provocar a bandeira vermelha, deixando a decisão nas mãos dos comissários.

Essa abordagem experimental nas categorias de base servirá como teste. Não está descartada a possibilidade de implementação nas regras da Fórmula 1 nos próximos anos em caso de sucesso.

Agora, resta saber se isso será aplicado também nas próximas temporadas da Fórmula 1.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no automobilismo com nossos outros conteúdos: