O título do Mundial de Construtores da McLaren teve um tom brasileiro. Tudo isso por conta das homenagens ao ex-piloto brasileiro, Gil de Ferran, que acabou falecendo no final de 2023. Ferran trabalhou na escuderia por anos como diretor esportivo e consultor.
Durante as comemorações, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, dedicou o título para Gil de Ferran e comentou sobre o broche com o capacete do brasileiro que utilizou durante toda a temporada. Segundo Stella, isso manteve o ex-consultor sempre com a equipe em 2024.
Se fomos capazes de aumentar o nível que era necessário, isso também é porque Gil fez parte do processo. Então, foi fácil para nós, dedicamos diretamente nossa primeira vitória em Miami ao Gil.
Você deve se lembrar do quadro, isso é para Gil, isso é para você e, obviamente, Gil sempre esteve conosco. Como eu uso esse broche o tempo todo quando estou na fábrica e para a corrida final, eu precisava dar uma mensagem clara para mim mesmo e para todos de que Gil estava conosco durante toda a temporada”, explicou Stella ao portal F1 Mania Net.
Rubens Barrichello explica por que Gil de Ferran nunca correu na Fórmula 1?
Nascido na França e filho do mecânico Luc de Ferran, Gil se mudou para o Brasil quando tinha somente quatro anos. No país, começou sua carreira no kart. Ganhando destaque, chegou a disputar a Fórmula 3. No entanto, seu auge foi na Fórmula Indy, na categoria foi campeão em 2000 e 2001.
Mas afinal, por que Gil de Ferran nunca correu pela Fórmula 1? Em entrevista ao Flow Podcast, Rubens Barrichello contou a história de um teste/acidente bizarro, que acabou atrapalhando o piloto.
A história do Gil [de Ferrar] é tão doída. Ele saiu e foi fazer uma volta pela Footwork (Arrows), quando ele retornou, o cara falou: “Desce do carro”, aí ele disse: “Beleza, vou ao banheiro”.
Quando ele voltou, abriram uma porta do caminhão e ele tacou-lhe a cabeça na porta, não viu. Abriu uma vareta, teve que dar ponto e não andou mais de Fórmula 1. Esse teste era para ele, depois ele foi um grande campeão na Fórmula Indy.
A versão de Gil de Ferran sobre o acidente
Com mais detalhes, Gil de Ferran explicou o ocorrido em uma entrevista no ano de 2014 para o UOL.
Fui convidado para testar com a Footwork, que era uma Force India da época. O primeiro problema é que eu não entrava direito no carro, na época não havia regulagem de cockpit e eu tenho uma estatura de média para alta para um piloto de corrida (1,77 m). Me encaixei lá e estava super desconfortável.
Dei algumas voltas e deu muita cãibra: nas costas, perna, ombro… Então saí do carro para me esticar um pouco.” “Eu saí caminhando e havia dois caminhões [motorhomes] na parte de trás dos boxes. Um deles tinha uma espécie de armário, que foi deixado com a porta aberta. E dava bem na altura da cabeça. Eu estava olhando para o chão, pensando no carro, na pilotagem… E enfiei a cabeça.
O brasileiro nunca soube se esse foi o real motivo de não ter passado no teste. Porém, ainda teve outra chance com a Williams, a equipe dominante do grid na época. Na ocasião, Gil de Ferran garantiu que foi bem, mas acabou perdendo a vaga para David Coulthard.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1 aqui no Esportelândia:
- Fernando Alonso fala pela primeira vez sobre título de Bortoleto
- Verstappen fala pela primeira vez sobre superar Hamilton e Schumacher no futuro da Fórmula 1
- George Russell detona atitude de Norris no GP do Catar: “É frustrante ver ordens de equipe”
- Não é Verstappen! Rosberg define o favorito ao título da Fórmula 1 em 2025
- Lando Norris revela o pior momento da temporada na Fórmula 1: “Foi desmoralizante”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.