Dentro do automobilismo, pode-se dizer que existe uma trindade histórica, lugares que são considerados templos do esporte mundial. Juntos, o GP de Mônaco na Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy e as 24 horas de Le Mans marcam o sonho de carreira de qualquer piloto.
No caso de André Negrão, a situação não é diferente. Com o sangue do automobilismo correndo em suas veias – uma vez que é filho de Guto Negrão e sobrinho de Xandy Negrão, ex-pilotos -, o brasileiro se prepara para correr as 24 Horas de Le Mans no próximo dia 10 de junho. Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o atleta contou um pouco sobre a carreira e a preparação para este grande desafio.
Relembre os melhores momentos das 24 Horas de Le Mans de 2022
Entrevista com André Negrão
O início e os desafios da carreira
A princípio, André Negrão conta que o seu interesse pelo automobilismo demorou para despertar. Segundo explica o atleta, a paixão por corridas a motor surgiu somente no início da pré-adolescência, com uma certa influência familiar, mas não por parte de seu pai e tio, como muitos poderiam esperar. O piloto começou a gostar do esporte após assistir ao seu primo disputando no Kart.
Comecei tarde no kart, com 11 anos, não tinha essa paixão toda por corridas, mesmo com meu pai, Guto Negrão, e meu tio, Xande Negrão, correndo na Stock Car e em outras categorias. Acabei chegando depois que fui ver meu primo, Xandinho Negrão, correr nos 500 Km de Kart.
Aí me deu o um ‘boom' de paixão de ter conhecimento e fazer parte desse negócio. Logo depois, fui fazer escola de pilotagem na França, e comecei disputando o Winter Series da Fórmula Renault 2.0, campeonato de inverno com provas na Espanha e em Portugal, que terminei em terceiro lugar, em 2008.
André Negrão ainda conta que, nesse ínterim, enfrentou uma série de desafios, como é de se esperar na carreira de alguém que escolhe o caminho do esporte. No entanto, para ele, teve um obstáculo que pesou mais, já que teve de trocar as categorias de Fórmula, pela Endurance.
Acho que o maior desafio da minha carreira foi mudar de um Fórmula para as competições de Endurance. Foi uma forma de guiar diferente.
Ter também que dividir o carro com mais dois pilotos não era uma coisa que eu estava acostumado a fazer, também economizar combustível e fazer provas à noite foram realmente as coisas mais desafiadoras que eu tive que fazer.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A preparação para as 24 Horas de Le Mans
Em 2023, o André Negrão vai disputar as 24 Horas de Le Mans. Conhecida como uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial – ao lado do GP de Mônaco na Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy -, a corrida é disputada no circuito de La Sarthe, na cidade Le Mans, localizada na França.
Com cerca de 13.629 metros de extensão, a pista é responsável por receber aquela que é a mais tradicional prova de resistência do automobilismo. Sobre a importância de participar deste desafio, André Negrão revelou que é uma corrida de caráter único na vida de qualquer piloto, visto que ela exige o máximo de capacidade física, de concentração e determinação por parte de seus competidores.
A 24 Horas de Le Mans é uma corrida única na vida de um piloto. Primeiro, é uma corrida grande que demanda muito físico, concentração e determinação também. Obviamente tem que ter um carro bom e uma equipe boa para poder lutar pela vitória.
Tem outros fatores também que mudam muito durante a corrida entre quando ela começa e quando ela termina. O grip da pista, a sujeira que ela vai acumulando durante a corrida, e a diferença de temperaturas durante a corrida também. Enfim, é uma corrida que, quando você chega no final dela, está exausto, mas a mesmo tempo feliz por ter terminado.
Contudo, apesar desta prova exigir muito de seus pilotos e equipes, Negrão afirma que não possui nada de diferente na sua rotina para se preparar. Como já está acostumado com um dia a dia de treinamentos intensos, visto que é adepto do triathlon – esporte que combina natação, ciclismo e corrida -, André apenas mantém o que já faz diariamente.
Na minha rotina eu já conto com bastante exercícios sem ter as 24 Horas… Então, na verdade, eu só continuo fazendo o que eu sempre faço todos os dias: musculação, correr, pedalar e nadar.
Sonhos na carreira
Por fim, André Negrão falou sobre os sonhos que ainda não realizou na sua carreira dentro do automobilismo, mas que ainda pretende atingir um dia. Dentre os principais, estão correr em um carro de Fórmula 1 e de Rally. No entanto, ressalta que está satisfeito com o rumo que a sua vida tem tomado nos últimos anos.
Óbvio que eu ainda tenho vontade de dar umas voltas em um Fórmula 1 em algum momento e talvez dar umas voltas em algum carro de Rally, mas estou muito feliz onde estou hoje, no Mundial de Endurance.
A próxima corrida das 24 Horas de Le Mans
Está chegando! Com a participação de André Negrão, a próxima edição das 24 Horas de Le Mans acontece no próximo final de semana. A largada será realizada no sábado (10), com previsão de finalização para o domingo (11). O evento está marcado para acontecer no circuito de Le Sarthe, na França, às 11h (horário de Brasília). Você acompanha todas informações da disputa aqui, no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- 24 Horas de Le Mans: história, como funciona e vencedores
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.