Jon Jones, o atual campeão dos pesos pesados do UFC, é frequentemente considerado o maior lutador de MMA de todos os tempos. Sua trajetória dentro da organização é marcada por vitórias arrasadoras, impressionantes e com um status quase imbatível.
E quando se trata de afirmar sua grandeza, ninguém melhor do que Mark Coleman, pioneiro dos pesos pesados e ex-campeão do UFC, para reconhecer a qualidade de Jones. Entretanto, o norte-americano relembrou que já deu uma surra em Bones no passado.
Mark Coleman teve um encontro decisivo com Jon Jones e lhe deu uma surra
Mark Coleman, uma figura histórica no UFC, teve a oportunidade de treinar com Jon Jones em um momento crucial da carreira do jovem lutador. Em uma entrevista ao Essentially Sports, o veterano de 59 anos revelou detalhes de um treino realizado antes do UFC 100, em 2009, quando Jones tinha apenas 20 anos.
Ele realmente é o GOAT. Tenho propriedade para falar, porque fizemos um treino em uma quarta-feira antes do UFC 100. Jones tinha 20 anos e eu dei uma surra nele, aliás.
O treino, que teve um foco principal no wrestling, serviu para Coleman ensinar ao jovem Jones técnicas que ele próprio havia aprendido ao longo de sua carreira, inclusive em níveis olímpicos.
Fomos direto para o wrestling. Eu tenho nível olímpico, então, ensinei muito coisa a ele. Eu tinha 44 anos e ele 20. Mas tudo bem, no fim, ele acabou me dando uma cotovelada giratória, mas não acertou direito. Eu parei o treino ali porque ele estava ficando um pouco bravo, mas sem problemas. Ele realmente é o GOAT.
A afirmação de Mark Coleman, que testemunhou de perto o crescimento de Jones, reforça o consenso de que ele é, sem dúvida, um dos atletas mais completos e dominantes que o UFC já viu.
Ver essa foto no Instagram
O imbatível Jon Jones e seu futuro no UFC
Mark Coleman não hesita em afirmar que Jon Jones é imbatível. Para ele, independentemente de quem seja seu próximo adversário, seja Tom Aspinall ou Alex Poatan, o atual campeão dos pesos pesados sempre terá as ferramentas necessárias para vencer.
Como todo mundo, eu gostaria de vê-lo lutar contra o [Tom] Aspinall ou o [Alex Poatan] Pereira. Não importa pra mim, ele traz atenção para o jogo, ele é o melhor da indústria, o GOAT.
Jones, com sua impressionante coleção de vitórias, inclusive 16 em disputas de cinturão, construiu uma carreira notável. Suas vitórias sobre lendas como Mauricio Shogun, Quinton Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort e Daniel Cormier são apenas algumas das muitas que solidificam sua posição como um dos maiores da história do esporte.
Além de seus nocautes espetaculares, sua longevidade no topo da divisão é um dos maiores feitos de sua carreira. A habilidade e a mentalidade de Jon Jones o colocaram em um pedestal que poucos conseguirão alcançar.
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.