Falando do vôlei brasileiro, apenas uma equipe conquistou a sêxtupla coroa, Sada Cruzeiro. Relembre agora a sêxtupla coroa do Sada Cruzeiro.

No futebol mundial, apenas duas equipes conseguiram o feito de conquistar a sêxtupla coroa, o Barcelona, da Espanha, em 2009, e o Bayern de Munique, da Alemanha, em 2020. Isso acontece quando uma equipe é campeã de seis competições em um mesmo ano.

A marca histórica foi atingida na temporada 2015-16, quando a equipe mineira levantou as taças do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Superliga, Supercopa Brasileira, Sul-Americano de Clubes e Mundial de Clubes.

A sêxtupla coroa do Sada Cruzeiro

Uma das conquistas do ano vitorioso do Sada Cruzeiro foi o Campeonato Mineiro, em 2016. A competição começou com as equipes disputando a fase classificatória e, na sequência, os mais bem colocados disputaram as fases eliminatórias. Na grande final, o Sada venceu o Itambé Minas.

No final de 2015, o Sada Cruzeiro, que havia conquistado a Superliga de 2014-15 também, enfrentou o Taubaté, campeão da Copa do Brasil de 2015, na Supercopa Brasileira de Vôlei. A equipe mineira venceu, por 3 sets a 0.

A Copa do Brasil contou com 10 equipes, de três estados brasileiros, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Após terminar o primeiro turno em 1º lugar, o Sada Cruzeiro passou pelo Lebes/Gedore/Canoas, nas quartas de final, ao vencer, por 3 sets a 0.

Na semifinal, passou pelo Sesi-SP, mas com mais dificuldade, pois a partida foi decidida no tie-break. Por fim, na final, outra equipe paulista, o Vôlei Renata. O Sada Cruzeiro venceu, por 3 sets a 1, e foi o grande campeão.

Seguindo nas conquistas nacionais, na temporada 2015-16, o Sada Cruzeiro foi campeão da Superliga de Vôlei ao vencer o Vôlei Renata, por 3 sets a 1, na final. Inclusive, foi a segunda vez seguida que a equipe mineira ficou com o título da competição.

 

Conquistas internacionais da coroa

Em 2016, o Sada Cruzeiro conquistou o Campeonato Sul-Americano de Clubes pela segunda vez. A edição teve a cidade de Taubaté como sede. Após a fase de grupos, o clube mineiro encarou o UPNC/San Juan, da Argentina, e venceu, por 3 sets a 0.

Já a final foi 100% brasileira, com o Sada Cruzeiro enfrentando o FUNVIC Taubaté, equipe da sede daquele ano. Assim como na fase anterior, os mineiros venceram com tranquilidade, por 3 sets a 0.

O Mundial de Clubes de Vôlei veio no final de 2015. Na semifinal, a equipe passou pelo Paykan Teerã, do Irã, por 3 sets a 0. E na grande decisão, venceu o Zenit Kazan, da Rússia, por 3 set a 1. Aliás, no ano seguinte, o Sada Cruzeiro foi novamente campeão mundial e, mais uma vez, em cima do clube russo.