Sem grande história na Superliga Masculina, o Apan Vôlei está na elite desde a temporada 2020/21. Antes disso, já havia disputado na 1ª divisão, mas também sem conseguir grandes resultados.

Mas, nos últimos anos, tem se mantido na Superliga A. Conheça mais sobre o time que joga a principal competição de vôlei brasileira.

História do Apan Vôlei

A Associação Professor Artur Novaes, ou simplesmente Apan, recebeu este nome para homenagear Artur Novaes, conhecido como o “pai do vôlei” da cidade de Blumenau. A mudança aconteceu em 2013.

Fundado em 1998, chegou a para de funcionar, em 2011. O retorno do clube veio em 2015, já com o novo nome. Precisou disputar a Superliga Masculina B por alguns anos até voltar para a elite.

Seu primeiro nome foi Barão/Ceval, mas houve algumas mudanças ao longo dos anos. Soya/Blumenau/Furb/Barão e Soya/Blumenau/Martplus foram duas antes do clube ser dissolvido.

Qual a cidade e o estado do Apan Vôlei?

A sede da equipe fica em Blumenau, município em Santa Catarina. Por alguns anos, o time chegou a carregar o nome da cidade. Atualmente, apesar de ser mais chamado de Apan Vôlei, alguns também o mencionam como Blumenau.

Apan Blumenau e Associação Blumenau Pró-Vôlei são algumas das nomenclaturas. O clube nunca trocou de cidade, sempre se mantendo em Blumenau.

O ginásio do time é o Sebastião Cruz, também chamado de Galegão. Se trata de local público, usado pelo Apan Vôlei para suas partidas como mandante.

Elenco do Apan Vôlei – Superliga Masculina 2023/24

O técnico da equipe é André Donegá e tem como missão fazer com que o Apan Vôlei alcance voos mais altos do que na temporada anterior, quando foi eliminado nas quartas de final da competição, após perder para o Sada Cruzeiro.

Títulos do Apan Vôlei

Nos títulos conquistados pela equipe de vôlei estão o pentacampeonato dos Jogos Abertos de Santa Catarina e o heptacampeonato estadual. 

No entanto, nunca conquistou um título nacional. A equipe chegou na final da Superliga Masculina B, mas perdeu para o Botafogo. Sua melhor posição na Superliga A foi na 5ª posição, na temporada de 2021/22.

Em 2024, participou pela primeira vez do Campeonato Sul-Americano de Clubes. Só que perdeu na semifinal, para o Sada Cruzeiro. Na disputa pelo 3º lugar, perdeu para o Farma Conde.

Agora que sabe mais sobre Apan Vôlei, conheça mais sobre outros times de vôlei da Superliga: