Embora sua trajetória no voleibol brasileiro ainda seja recente, o Sesi-SP já se destaca como uma das principais forças do esporte no país. A equipe masculina conquistou um título da Superliga, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Além disso, o time paulista se orgulha de ter vencido o campeonato sul-americano em ambas as categorias, um feito que poucos alcançam!

Descubra a história do Sesi-SP.

Quando foi criado o Sesi-SP?

O time de vôlei Sesi-SP foi criado em 2009 como parte do programa de esportes do Serviço Social da Indústria (SESI), com o objetivo de promover a prática esportiva e a formação de atletas. Desde sua fundação, o clube tem investido na formação de jovens talentos, além de contar com profissionais renomados no comando das equipes.

Com uma estrutura moderna e apoio significativo, o Sesi-SP rapidamente se destacou nas competições nacionais e internacionais. O time masculino conquistou diversos títulos, incluindo a Superliga e o Campeonato Sul-Americano, consolidando-se como uma das principais forças do voleibol brasileiro.

História do Sesi-SP no vôlei masculino

Quem acompanha o voleibol masculino sabe que o Sada Cruzeiro tem dominado o esporte no Brasil nos últimos anos. Mas o Sesi-SP também merece um destaque especial.

Em 2011, o Sesi-SP conquistou o título da Superliga Masculina, sob o comando do campeão olímpico Giovane. Com um elenco estrelado, incluindo jogadores como Murilo, Serginho, Sidão e a promessa Wallace, a equipe derrotou o Sada Cruzeiro no Mineirinho, em Belo Horizonte, com um placar de 3 sets a 1 (25/19, 19/25, 27/25 e 25/17). Essa vitória é um dos muitos motivos que fazem do Sesi-SP um dos grandes protagonistas do voleibol brasileiro.

Além do sucesso nacional, no mesmo ano em que se sagraram campeões da Superliga, o Sesi-SP também conquistou o Campeonato Sul-Americano de Voleibol. O sucesso da equipe masculina foi um catalisador para a formação de uma equipe feminina, ampliando ainda mais a presença do Sesi-SP no cenário do voleibol.

Além de 2011, o time estrelado por Darlan e Lukas Bergmann conquistou o título da Superliga em 2023/24. Em uma final paulista entre Vôlei Renata e Sesi, o time rubro-negro venceu o duelo por 3 sets a 0.

Elenco do Sesi Bauru – Superliga Masculina 2024/25

Com o início de mais uma Superliga Masculina de Vôlei, as equipes começam a luta pelo título da competição, que tem grande importância no cenário do vôlei brasileiro. O time de paulista é o atual campeão da competição.

Assim, confira o elenco do Sesi Vôlei SP, que tem em seu comando o técnico Anderson Rodrigues e busca fazer boa campanha.

História do Sesi-SP no vôlei feminino

O título do time masculino na Superliga 2010/11 incentivou a criação da equipe feminina em 2011. O time de mulheres estreou em uma competição oficial no Campeonato Paulista e investiu pesado para a formação de um elenco forte para a disputa da Superliga Feminina em 2011/2012.

Jogadoras experientes, como Dani Lins, Elisângela e Sassá, foram contratadas para fortalecer a equipe feminina, que, apesar dos altos investimentos, ainda não conquistou o título da Superliga Feminina. Atualmente, essa equipe compete sob o nome de Sesi Vôlei Bauru.

A parceria entre o Sesi e a cidade de Bauru começou em 2018, ano em que o time local conquistou seu primeiro título do Campeonato Paulista.

Na temporada 2018/2019, o Sesi/Bauru fez história ao eliminar o Sesc-RJ nas quartas de final da Superliga Feminina, marcando a primeira vez que a equipe de Bernardinho não avançou para as semifinais desde a criação da liga. Para contextualizar, antes dessa eliminação, o Sesc-RJ havia alcançado 14 finais consecutivas da Superliga.

Elenco do Sesi Bauru – Superliga Feminina 2024/25

Chegou a hora de conhecer o elenco do Sesi Bauru para a disputa de mais uma Superliga Feminina de Vôlei! A equipe vem em busca de melhor campanha que na temporada anterior, quando caiu diante do Praia Clube.

Qual a cidade do Sesi-SP?

O time paulista de voleibol do Sesi se divide entre duas cidades. Enquanto o time masculino alterna seus mandos entre a capital São Paulo e Bauru, o time feminino joga apenas no interior paulista, em Bauru.

Qual o nome do ginásio do Sesi-SP?

Assim como as cidades são distintas, os times masculino e feminino do Sesi atuam em ginásios diferentes. A casa do Sesi-SP é o Ginásio Marcello de Castro Leite, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo-SP. O local comporta 2 mil espectadores.

Já o Sesi Vôlei Bauru manda duas partidas na Arena Paulo Skaf, em Bauru. Recém construída, a arena pode acomodar cerca de 5.000 espectadores, proporcionando um ambiente ideal para jogos emocionantes.

Quantos títulos da Superliga de vôlei tem o Sesi-SP?

Em toda a sua história, o Sesi-SP conquistou dois títulos da Superliga Masculina. O troféu foi levantado na temporada 2010/2011 e 2023/24.

Na primeira oportunidade, o time paulista era comandado por Giovane e contava com Murilo, Serginho e Sidão, além da revelação Wallace. Na decisão, o Sesi-SP derrotou o Sada Cruzeiro, por 3 sets a 1 (25/19, 19/25, 27/25 e 25/17), no Mineirinho, em Belo Horizonte.

Sesi SP comemora o primeiro título da Superliga em 2011 (CBV)
Sesi SP comemora o primeiro título da Superliga em 2011 (Divulgação/CBV)

O bicampeonato veio na última edição da Superliga Masculina, sob o comando de Anderson Rodrigues. Na edição 2023/24, o time paulista superou o Vôlei Renata por 3 sets a 0 para festejar mais um título.

Sesi é o atual campeão da Superliga (Reprodução/Instagram @sesisp.volei)
Sesi é o atual campeão da Superliga (Reprodução/Instagram @sesisp.volei)

Já o time feminino do Sesi ainda não tem títulos da Superliga. Sua única participação na final aconteceu em 2013/2014. Naquela temporada, a Unilever (atual Sesc-RJ) assegurou o nono título da Superliga ao vencer o Sesi-SP na grande final por 3 sets a 1, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Embora jamais tenha sido campeão nacional, o time feminino do Sesi venceu o Campeonato Sul-Americano 2014, ao vencer o Molico/Osasco. Ademais, ganhou a Supercopa 2022, Copa Brasil 2022 e é bicampeão da Copa São Paulo e Campeonato Paulista.

Foto: divulgação/Sávio Pereira/Inovafoto/CBV — Sesi Vôlei Bauru campeão da Copa Brasil 2022
Foto: divulgação/Sávio Pereira/Inovafoto/CBV — Sesi Vôlei Bauru campeão da Copa Brasil 2022

Todos os títulos do Sesi-SP masculino e feminino

  • Masculino
  • Campeonato Sul-Americano: 2011;
  • Superliga: 2010/11, 2023/24;
  • Supercopa: 2018;
  • Campeonato Paulista (4): 2009, 2011, 2012 e 2013;
  • Copa São Paulo (7): 2009, 2010, 2011, 2012, 2016, 2017 e 2018;
  • Feminino
  • Campeonato Sul-Americano: 2014;
  • Supercopa: 2022;
  • Copa Brasil: 2022;
  • Campeonato Paulista: 2018 e 2022;
  • Copa São Paulo: 2012 e 2013;

Quem são os maiores jogadores e técnicos da história do Sesi-SP?

Ao longo de sua trajetória no voleibol, o Sesi-SP contou com grandes nomes do esporte. Em 2011, o time fez história ao conquistar seu primeiro título da Superliga Masculina, com um elenco que incluía atletas como Murilo, Sidão, Serginho e Wallace. O treinador responsável por essa conquista foi Giovane, campeão olímpico pelo Brasil em 1992.

Na equipe feminina, diversas estrelas do vôlei nacional também passaram pelo Sesi-SP, com destaque para a central Fabiana e a levantadora Dani Lins. O comando técnico do time que venceu o Campeonato Sul-Americano feminino ficou a cargo de Talmo Oliveira, evidenciando a qualidade e o talento presente nas equipes.

Agora que sabe mais sobre Sesi-SP, conheça mais sobre outros times de vôlei da Superliga: