Antes de mais nada, na última semana, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a tabela da Copa Brasil. Sendo assim, as oito melhores equipes do primeiro turno se enfrentam em partidas eliminatórias, a partir da próxima quarta-feira (19). Por fim, a fase final da competição acontece em Blumenau SC.
#CopaBrasil2022
Oito equipes de olho na primeira taça de 2022https://t.co/TBuEupsjY6
Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV pic.twitter.com/WUqiLToU3r— CBV (@volei) January 7, 2022
Copa Brasil – Regulamento
Em primeiro lugar, a Copa Brasil é uma maneira de começar o ano com chances de garantir mais um troféu para a equipe. Assim, por ser uma competição de “tiro curto”, a disputa ocorre de forma simultânea ao campeonato nacional.
Em síntese, os oito primeiros times na classificação da Superliga Masculina, participam do campeonato. Sendo assim, as quartas de final acontecem a partir da próxima quarta-feira (19). Dessa maneira, o chaveamento é 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Por fim, os times com a melhor campanha atuam como mandantes.
Somado a isso, a fase decisiva será disputada em sede única. Dessa maneira, o ginásio Galegão, em Blumenau SC, recebe as semifinais na quinta-feira (27) e a grande final na sexta-feira (28). Em suma, o campeão garante vaga na Supercopa 2022.
Edição 2022 – Novidades
Em suma, de acordo com Marcelo Hargreaves, diretor de Superliga e Novos Negócios da CBV, a Copa Brasil 2022 conta com uma novidade. Dessa maneira, todas as partidas contam com transmissão ao vivo, seja pelo Canal Vôlei Brasil ou pelo Sportv.
Copa Brasil – Tabela de jogos
Quartas de final
19/01 (quarta-feira) – Fiat/Gerdau/Minas x Vôlei/Funvic Natal , às 19h, na Arena Minas, em Belo Horizonte MG
19/01 (quarta-feira) – Vôlei Renata x Apan/Eleva, às 21h30, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP)
20/01 (quinta-feira) – Sesi SP x Vedacit Vôlei Guarulhos, às 19h, no Ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo SP
20/01 (quinta-feira) – Sada Cruzeiro x Farma Conde Vôlei/São José, às 20h30, no Riacho, em Contagem MG
Foto destaque: Divulgação/ CBV
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.