Após o final destruidor para os brasileiros em Fiji, chegou a hora de pensar na decisão do título mundial da temporada no último WSL Finals em Trestles.

O Brasil conta com dois representantes na busca pelo título mundial, Italo Ferreira na categoria masculina e Tatiana Weston-Webb. Dessa forma, entenda como funciona o WSL Finals.

Como funciona o WSL Finals?

O WSL Finals foi realizado pela primeira vez em 2021 em Trestles, na Califórnia. A onda será o palco da decisão pelo título mundial novamente em 2024.

A janela do campeonato ocorre entre os dias 6 e 14 de setembro. No entanto, as disputas acontecem somente em um dia. Para explicar como funciona o WSL Finals, vamos usar a categoria masculina como exemplo.

WSL Finals: entenda como funciona o evento que define os campeões mundiais do surf
Disputa da categoria masculina [WSL]
O confronto que abre as disputas será entre o quinto colocado (Italo Ferreira) e o quarto (Ethan Ewing). Quem vencer avança para a segunda bateria do dia. Vale dizer que não existe diferença entre ser quinto ou quarto no formato.

O vencedor da bateria entre Italo e Ethan enfrenta o terceiro colocado do ranking, Jack Robinson. Quem triunfar deste confronto duela contra Griffin Colapinto, segundo do ranking, no terceiro embate do dia decisivo.

O vencedor da terceira bateria enfrenta o líder do ranking John John Florence em uma melhor de três. O surfista que vencer duas vezes é o campeão mundial da temporada.

WSL Finals: entenda como funciona o evento que define os campeões mundiais do surf
Disputa da categoria feminina [WSL]
Dessa forma, Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb vão precisar passar pelo caminho mais longo de três baterias para chegar na decisão e só aí disputar o confronto pelo título mundial contra o líder do ranking.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade: